Atividade

96726 - MÓDULO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Período da turma: 11/05/2022 a 26/10/2022

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Descrição: Introdução ao Comportamento Organizacional
• Fundamentos do Comportamento Organizacional e sua importância para Gestão de Pessoas
• Desafios na Gestão do Comportamento Organizacional: inovação, tecnologia e interconexão, qualidade de vida, diversidade e ética.
• Níveis do comportamento: individual (personalidade, valores, emoções, motivações), de grupo (estágios de desenvolvimento dos grupos, equipes de alta performance, liderança, poder e política, confiança conflitos) e organizacional (estrutura, cultural, políticas e práticas de gestão de pessoas).

Bibliografia sugerida:
• DUTRA, J. S. Gestão De Pessoas - Modelo, Processos, Tendências E Perspectivas. 2ª Edição. Atlas, 2016.
• FLEURY, M. T. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
• ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.


Autoconhecimento e diferenças individuais I e II
• Processos psicossociais básicos (relações do indivíduo com a sociedade)
• O desenvolvimento psicológico do indivíduo
• Aspectos relacionados ao autoconhecimento e diferenças entre os indivíduos: personalidade, valores, história de vida, motivações.

Bibliografia sugerida:
• CASADO, T. Tipos psicológicos: uma proposta de instrumento para diagnóstico do potencial humano nas organizações. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 1998.
• ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.


Inteligência Emocional I e II
• Emoções e evolução do cérebro
• Sequestro emocional e gestão das emoções
• O desenvolvimento da inteligência emocional
• Inteligência emocional nas organizações e impacto para a liderança

Bibliografia sugerida:
• DWECK, C. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.
• GOLEMAN, D. Inteligência emocional – A Teoria Revolucionária que redefine o que é ser líder Inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
• HARVARD BUSINESS REVIEW. Inteligência emocional. Sextante, 2019.


Comunicação
• O processo de comunicação: participantes, meios, feedback e barreiras
• Diferentes linguagens: escrita, oral, corporal
• A fala, a escuta e o ambiente: facilitadores e obstáculos para a comunicação eficaz
• Boas práticas para comunicação em público
• O papel do líder na comunicação

Bibliografia sugerida:
• CARNEGIE, D. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2019.
• COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.
• ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.


Técnicas de apresentação
• Apresentação como forma de influência
• Aspectos estruturais (storytelling) e visuais necessários para uma apresentação
• Orientações práticas para preparar uma boa apresentação

Bibliografia sugerida:
• CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. Rio de janeiro: Record, 2018.
• PALACIOS, F.; TERENZZO, M. O Guia Completo do Storytelling. Alta Books, 2018.


Negociação
• Importância da negociação para gerenciar pessoas e negócios
• Estilos de negociação
• Estratégias e técnicas de negociação
• Casos práticos para exercitar a capacidade de negociar

Bibliografia sugerida:
• CIALDINI, R. B. As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar. Editora Sextante, 2013.
• FISCHER, R.; URY, W.; PATTON, B. Como chegar ao sim: Como negociar acordos sem fazer concessões. Editora Sextante, 2018.

Gestão de Conflitos
• Conceito de conflito
• Tipos de conflito
• Técnicas para gerenciar e mediar conflitos
• Posturas diante do conflito

Bibliografia sugerida:
• GLASL, F. Autoajuda Em Conflitos. Editora Antroposófica, 1999.
• KOUZES, J. M.; POSNER, B. O Desafio da Liderança: Como Fazer Acontecer em sua Empresa. Alta Books, 2018.
• MARON JR, J. C. Administração de conflitos na empresa: As características e habilidades indispensáveis para uma liderança competente e eficaz. Amazon, e-book.

Mindfulness
• A prática do mindfulness: benefícios apontados por pesquisas científicas
• Diferenciação: meditação e mindfulness
• Mindfulness no trabalho
• Práticas de atenção plena

Bibliografia sugerida:
• FARAH, E. E. Mindfulness para uma vida melhor. Sextante, 2018.
• LANGER, E. Atenção Plena. Benvirá, 2018.
• WILLIAMS, M.; PENMAN, D. Atenção Plena: Mindfulness. Editora Sextante, 2015.

Motivação e liderança I e II
• Teorias de motivação
• Motivação extrínseca e intrínseca
• Estilos de liderança
• Liderança situacional
• O pipeline da liderança

Bibliografia sugerida:
• BLANCHARD, K. Liderança de Alto Nível: Como Criar e Liderar Organizações de Alto Desempenho. Bookman, 2019.
• CHARAM, R.; DROTTER, S.; NOEL, J. Pipeline de Liderança. Sextante, 2018.
• PINK, D. Motivação 3.0: os novos fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional. Alta Books, 2010.

Poder e Influência
• Diferença entre poder e influência.
• Níveis de influência: pessoal, grupo e organizacional

Bibliografia sugerida:
• ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.
• GRENNY, J.; MAXFIELD, D.; SHIMBERG, A. How to have influence. Sloan Review, October 1, 2008. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/article/how-to-have-influence/
• DELLAERT, M.; DAVYDOV, S. Influencing: The Skill of Persuasion. Center of Creative Leadership, 2017. Disponível: https://www.ccl.org/wp-content/uploads/2017/01/Influencing-the-skill-of-persuasion.pdf
• CARNEGIE, D. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2019.

Diversidade
• Conceito de diversidade e níveis superficial e profundo
• Diversidade e discriminação
• Mudanças sociais
• Práticas de diversidade organizacionais

Bibliografia sugerida:
• ALVES, M. A.; FALEÃO-SILVA, L. G. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. RAE – Revista de Administração de Empresas, vol. 44, n; 3. 2004.
• MARTNEZ, V. P. Mais vale parecê-lo que sê-lo? a impressão, o diálogo e a diversidade para gestores de inovação. Gestão & Regionalidade, v. 32, n. 96, 2016.
• ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.


Cultura Organizacional I e II
• Conceito de cultura organizacional
• Dimensões da Cultura Organizacional
• Cultura organizacional, Estratégia e Resultados
• Papel da Liderança na cultura
• Casos de organizações exemplificando diferentes tipos de culturas

Bibliografia sugerida:
• FLEURY, M. T. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
• SCHEIN, E. H. Cultura Organizacional e Liderança. Editora Atlas, 2009.
• TAYLOR, C. Walking The Talk - A Cultura através do Exemplo. Publit, 2014.


Gestão da Mudança I e II
• Evolução da Gestão da Mudança e contexto da indústria 4.0
• Etapas para a gestão da mudança
• Reações à mudança
• Gestão da Mudança e Cultura Organizacional
• Competências de liderança para promover a gestão da mudança

Bibliografia sugerida:
• KOTTER, J. P. Liderando Mudanças: Transformando Empresas com a força das emoções. Elsevier, 2013.
• LALOUX, F. Reinventando as Organizações: um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana. Editora Voo, 2017.
• QUINN, R. E. The Positive Organization: Breaking Free from Conventional Cultures, Constraints, and Beliefs. Berrett-Koehler Publishers, 2015.


Qualidade de Vida
• Conceito de Qualidade de Vida
• Influenciadores da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
• Tipos de indicadores de QVT
• Boas práticas de qualidade de vida na organização

Bibliografia sugerida:
• FLEURY, M. T. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
• FRANÇA-LIMONGI, A. C. Qualidade De Vida No Trabalho - Qvt: Conceitos E Práticas Nas Empresas Da Sociedade Pós-Industrial. Editora Atlas, 2004.


Propósito de Vida
• Conceito e dimensões do propósito
• Categorias de propósito
• Atividades de autoconhecimento para identificar o propósito

Bibliografia sugerida:
• DAMON, W. The Path to Purpose. New York: Free Press, 2008.
• FRANKL, V. Em busca do sentido: um psicólogo no campo de concentração. 35a ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
• GARCIA, H., & MIRALLES, F. Ikigai: the japanese secret to a long and happy life. New York: Penguin Books, 2016.

Gestão do tempo
• Dimensões do tempo
• Matriz urgente x importante
• Ferramentas práticas para fazer uma boa gestão do tempo

Bibliografia sugerida:
• BARBOSA, C. A tríade do tempo. Buzz Editora, 2018.
• COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.


Comunicação não-violenta
• A origem da Comunicação não-violenta (CNV)
• Princípios básicos da CNV: fatos, necessidades, sentimentos, pedidos
• Exercícios vivenciais da CNV

Bibliografia sugerida:
• ROSENBERG, M. B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Ágora, 2006.
• ROSENBERG, M. B. Vivendo a comunicação não violenta. Editora Sextante, 2019.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 2420
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Adriana Cury Sonnewend
Ana Carolina de Aguiar Rodrigues
Ana Carolina Messias Shinoda
André Ehrmann Brasiliense Fusco
Angela Halat Portugal
Denise de Moura
Evaristo Marzabal Neves
Helena Talita Dante Cordeiro
Heliani Berlato dos Santos
Jose Eurico Possebon Cyrino
Marcelo Afonso Ribeiro
Marcos Milan
Marly Teresinha Pereira
Mateus Cecilio Gerolamo
Raylla Pereira de Andrade
Roberto Jerger Fialkovits
Rogerio Ceravolo Calia
Sigmar Malvezzi
Sirley Pereira de Almeida


 
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