Atividade

96745 - Módulo "Empreendedorismo, Consumer Insights e Gestão Operacional na Era Digital"

Período:
Segunda 19:00 às 23:00
 
Descrição: Empreendedorismo e Cultura Empreendedora na Era Digital
Ementa: A criação de novos negócios e o papel do indivíduo empreendedor na era digital; O intraempreendedorismo nas organizações; Como desenvolver uma cultura empreendedora no ambiente; Redefinindo a Proposta de Valor e Modelo de Negócio em resposta à Nova Competição; Economia Criativa e Colaborativa; Como trabalhar o desenvolvimento de uma visão estratégica; Pitch: O que é, Principais Tipos e Como Elaborar um Pitch.

Gestão da Mudança na Era Digital (Change Management)
Ementa: Os princípios e estratégias para a gestão da mudança organizacional; Como adaptar estruturas e processos organizacionais para aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças digitais; Fundamentos do comportamento de grupo; Metodologias e ferramentas para gestão da mudança; Administração do estresse; Desafios e papel do gestor num mundo de mudanças contínuas e disruptivas; Como executar o processo de implementação das mudanças em sua organização; Práticas e competências de uma liderança exemplar.

Business Intelligence & CRM
Ementa: Análise estratégica de dados. Sistemas de Business Intelligence; Transformação das informações em inteligência de mercado; Construção de estratégias a partir da relação entre as informações; Informações: sistemas legados, ERP, CRM e outros; O que é o Digital CRM; Estruturação/implementação de sistemas e processos de gestão de clientes (CRM); Réguas de relacionamento focadas em satisfação, geração de leads e vendas; Projetos de desenvolvimento de aplicações em BI; Cases de BI e CRM em empresas nacionais e internacionais.

Consumer Insights
Ementa: Quem é o novo consumidor: quais as principais características e comportamentos?; Como entender o consumidor antes de tudo como um ser humano, um indivíduo com várias extensões; Conceitos do comportamento do consumidor; Fatores que influenciam o comportamento do consumidor; Envolvimento e experiência no processo de decisão de compra; Segmentação de Mercado e Análise de Ambiente; Como obter insights e descobrir tendências de consumo; Principais ferramentas de consumer insights.

UX Design – Experiência do Usuário
Ementa: Experiência do Usuário (UX); Customer Experience (CX); User Interface (UI); Técnicas de User Research; Compreender, planejar e criar serviços e produtos baseados na Jornada do Consumidor; Design, usabilidade e arquitetura da informação; Planejamento das estruturas; Administração de conteúdo.

Customer Journey e Atendimento ao Cliente
Ementa: Fundamentos e introdução ao Customer Journey (CX); Criação do Mapa de Jornada do Consumidor e seus Touch Points (Behaviour Line, Perception Evaluation); Protopersona e Storytelling de Marca; Tangibilização dos Micromoments: Drivers, Clarify Needs e On Stage e Back Stage; Omnichannel na prática; Atendimento: excelência no atendimento e SAC 3.0; Fidelização de clientes; Trocas e devoluções.

Branding: gestão de marcas
Ementa: Conceito, função e importância das marcas; O processo de criação do Brand Equity; Identidade, posicionamento e elementos de marca; Arquitetura de marcas; Importância da identidade e do posicionamento na gestão de marcas; Conceitos estratégicos de design e sua aplicabilidade na gestão da marca; Decisões de portfólio e extensões de Marca; Desafios e Tendências na Construção de Marcas; Casos e exemplos de gestão de marcas no Brasil e no mundo.

Gestão de Varejo e Tendências do Mercado de Consumo
Ementa: A disrupção dos negócios do Varejo; Varejo: Conceitos e classificações; O papel do varejo na economia; Os números do varejo no Brasil e no mundo; Principais players dos diversos segmentos do varejo; Novos modelos de varejo; Formatos de varejo e suas particularidades; Varejo multicanal e multiformato; Varejo Digital, O futuro da loja física; Integração físico-digital; Tendências do varejo brasileiro e mundial; Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais - apresentação de casos.

Supply Chain e Logística
Ementa: Evolução do setor logístico para a nova Era Digital; A digitalização das atividades logísticas e de distribuição; A visão integrada da cadeia de valor da distribuição; Cadeia de abastecimento e canais: conceito, estratégias e estruturas; Funções dos canais de distribuição; Papel e importância dos elementos participantes dos canais; Os componentes da cadeia logística (principais elos e fluxos); Conceituação de nível de serviço logístico - Indicadores logísticos (tempos, custos, qualidade e flexibilidade) e trade-off logístico; A administração de conflitos internos e externos à empresa; Alianças estratégicas; Administração de ativos na cadeia logística (estoques, centros de distribuição, frota, recursos, etc); Estudo de casos no Brasil e no mundo.

Gestão do E-commerce
Ementa: A era digital e o processo de vendas; Evolução do comércio eletrônico no Brasil e mundo; Principais conceitos e práticas dos modelos de negócio do varejo na internet; Comércio Eletrônico – modelos de negócio; Os números do comércio eletrônico no Brasil e no mundo; Pilares do e-commerce; O futuro das vendas online; Ameaças e oportunidades para o varejo tradicional; Estratégias de visibilidade e ativação no comércio eletrônico; Tendências na área.

Gestão de Plataformas de Marketplace
Ementa: Marketplace – Introdução, história e definição; Análise do cenário mundial e nacional (impacto no cenário econômico); Tipos de Marketplace; Fatores a serem analisados antes de entrar em um Marketplace; Marketplaces x pequenos, médios e grandes players; Ferramentas de gerenciamento, fluxo de integração (produto, preço, estoque), fluxo de operação frete/logística e fluxo de operação contábil; Estudo de casos.

Avaliações e Atividades Complementares
Ementa: Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD; Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype; Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.

AAKER, David A. Marcas: Brand Equity: Gerenciando o valor da Marca. Editora Negócio, 1998.
AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura. 2001.
AGILE PROCESS. Guia da Logística para o E-commerce. Disponível em:< http://agileprocess.com.br/guia-logistica-para-e-commerce/>. Acesso em: 10/03/2019.
ANDERSON, K.; KERR, C. Customer Relationship Management. 1ª ed. McGraw-Hill, 2001.
ANGELO, C. F.; GIANGRANDE, V. Marketing de Relacionamento no Varejo. 1ª ed. São Paulo: Saint Paul Editora, 2007.
ANGELO, C.F., NIELSEN, F.A.G., & FOUTO, N.M.M.D. Manual de Varejo no Brasil. São Paulo: Saint Paul Editora, 2012.
ALBERTIN, A. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2004.
ALMEIDA, J.B. Manual de Direito do Consumidor. 5ª Edição. Editora Saraiva (Livro Digital), 2015.
ALVARENGA, A. C.; NOVAES, A. G. N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1994.
AMOR, D. E-Business (r)evolution. 2nd Edition, USA: Prentice Hall PTR, 2008.
ANDERSON, C. A Cauda Longa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
ARNOLD, J.R.T. Introduction to materials management, 3rd ed. USA: Prentice-Hall, 1998.
BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BANZATO, E. WMS. Warehousing management system. São Paulo: IMAM, 1998.
BARBIERI, C. BI – Business Intelligence – Modelagem & Tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2001.
BARON; S. Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP). Thomson, 2006.
BARRETO, I. F.; CRESCITELLI, E. Marketing de relacionamento; como implantar e avaliar resultados. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2015.
BATEY, M. O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business, 2010.
BERMAN, B.; EVANS, J.R. Retail management: a strategic approach, 12th ed. New Jersey: Prentice Hall, 2012.
BLACKWELL, R.D., MINIARD, P.W., ENGEL, J.F. Comportamento do consumidor, 9ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
BLANK, Steven Gary. Do sonho à realização em quatro passos: estratégias para criação de empresas de sucesso. São Paulo: Editora Évora, 2012.
BOOG, G. Faça a diferença: como construir sua competência pessoal e transformar seus potenciais em realidade. São Paulo: Ed. Infinito, 2000.
BOVEY, W. H. Resistance to organizational change: the role of cognitive and affective processes. Leadership & Organizational Development Journal, v.22, n. 7, 2001.
BOWERSOX, D.L. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
BRINCK, T.; GERGLE, D.; WOOD, S. Usability for the web – Designing web sites that. Morgan Kaufmann, 2001.
BROWN, S. Retail Location: A Micro-Scale Perspective. University of Ulster, 1992.
CAMM, J. D.et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CARNEIRO, J. M. T.; CAVALCANTI, M.; SILVA, J. D. Os determinantes da sustentabilidade da vantagem competitiva na visão resource-based. Encontro da ANPAD, v. 23, 1999.
CARVAJAL JÚNIOR, C. J., SANCHEZ, W. M. Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação. São Paulo, Editora Livrus, 2015.
CHAFFEY, D. Gestão de E-business e E-commerce: Estratégia, Implementação e Prática. 5ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2013.
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2011.
CHRISTENSEN, C. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam as empresas ao fracasso. Makron Books, 2001.
CHOUDARY, P. Platform Scale: How an emerging business model helps startups build large empires with minimum investment. Platform Thinking Labs, 2015
COLLINS, J.; COLLINS, J. Good to Great. 1ª ed, HarperBusiness, 2001.
COLLINS, J. Empresas feitas para vencer. São Paulo: HSM Editora, 2013.
COOK, M.; COOK, C. Competitive Intelligence: Creating an Intelligent Organization and Compete to Win, 1ª ed, Kogan Page, 2000.
COSTA, S. G.; RODRIGUES, J. N.; VIEIRA, Gestão da mudança. Atlas, 2010.
COUTINHO, A.; POYATOS, H.; e MENDES, M. Inove com Design Thinking. São Paulo: Fiap, 2016.
CHOWDHURY, S. A era do talento. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
DAVE, C. Gestão de e-business e e-commerce. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2016.
DOLABELA, F. Empreendedorismo, uma forma de ser: Saiba o que são empreendedores individuais e coletivos. 1. Ed. Brasília: Agência de Educação para o Desenvolvimento, 2003.
DORNELAS, J. Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios. 5ª ed. Campus, 2014.
DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012.
DRUCKER, P.F. - O Essencial de Drucker. 1ª ed. Actual: 2008
ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Consumer Behavior. 8ª ed. Orlando: The Dryden Press, 1995.
FADER, P. Customer centricity: focus on the right customers for strategic advantage. USA: Wharton Press, 2012.
FADER, P.; TOMS, S. E. Customer centricity playbook: implement a winning strategy driven by customer lifetime value. USA: Wharton Press, 2018.
FALCONI, V.C. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 9ª ed, INDG, 2013.
FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração de Empresas, vol. 34, n. 2, p. 5-28, abril/junho, 1999.
FISCHER, R. M.; FLEURY, M. T. L. Cultura e Poder nas Organizações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1992.
FITZSIMMONS, J. A; FITZSIMMONS, M. Administração de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2ª Ed. 2000.
FORMAGGIO, E.B. SEO – otimização de sites. Brasport, 2010.
FRANCO JR., C.F. E-Business Na Infoera. Atlas, 2006.
FURTADO, B. Desejos Contemporâneos. São Paulo; GS&MD, 2009.
GABRIEL, M. Marketing na era digital. São Paulo: Editora Novarte, 2016.
GARRET, J. J. The elements of user experience. New Riders, 2010.
GOTHELF, J. Seiden; UX, J. Lean: Applying Lean Principles to Improve User Experience. USA: O'Reilly Media, 2013.
GRAZZIOTIN, G. A Arte do Varejo: O Pulo do Gato Está na Compra. 5ª ed. São Paulo: Senac, 2002.
HANDFELD, R.; NICHOLS, E. Introduction to supply chain management. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1999.
HARTSON, R; PYLA, P. S. The UX book: process and guidelines for ensuring quality user experiente. USA: Morgan Kaufmann, 2012.
HAYES, M. The Ultimate Guide to Dropshipping Paperback – June 24, 2013
Janeiro: Elsevier/Campus, 2013.
HERSEY, P., BLANCHARD, K. Psicologia para administradores. São Paulo: EPU Editora, 1986.
IDEO. The Field Guide to Human-Centered Design, IDEO.org/Design Kit, 2015.
IDEO. Design Thinking for Educators. IDEO LLC, 2012. Disponível em: http://designthinkingforeducators.com/.
ISMAIL, S.; MALONE, M. S.; Yuri, V. G. Organizações Exponenciais. São Paulo: Alta Books, 2015.
JOHANN, S. L. Gestão da cultura corporativa. São Paulo: Saraiva, 2003.
JOY, R. Propósito. Por que Ele Engaja Colaboradores. Constrói Marcas Fortes e Empresas Poderosas. Alta Books, 2018.
KALBACH, J. Designing web navigation. O’Reilly Media, 2007.
KAPFERER, J. N. The new strategic brand management: advanced insights & strategic thinking. 5a ed. Londres: Kogan Page, 2012.
KARSAKLLAN, E. Comportamento do consumidor. 2ª ed. Editora Atlas, 2004.
KAHNEY, L, LYRA, M. H, COSTA, C. I. A cabeça de Steve Jobs. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
KAUFMAN, J. Manual do CEO: Um verdadeiro MBA para o gestor do século XXI
KING, D.; TURBAN, E. Comércio eletrônico, 5ª ed, Pearson Universidades, 2003.
KOTLER, P.; LEE, Nancy R. Marketing contra a pobreza. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2009.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H. Marketing 3.0: As Forças do Marketing Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio Janeiro: Editora Sextante, 2017.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 15ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2018.
KRUG, S. Don’t make me think! A common sense approach to web usability. 3ª ed New Riders, 2014.
LEGRAIN, M.; DANIEL, M. Estudo de Mercado. São Paulo, Atlas, 1992.
LEVY, M., WEITZ, B.A.; GREWAL, D. Retailing Management, 9th ed. New York: McGrawHill Education, 2015.
LEWIS, R., HART, M. The New Rules of Retail: competing in the world's toughest marketplace, 2nd ed. New York: Palgrave Macmillan, 2014.
LOWDERMILK, T. Design Centrado no Usuário. São Paulo, Editora Novatec, 2013.
MCCALMAN, J.; PATON, R.A. Change Management: a guide to effective implementation. 3rd ed. Sage; 2008.
MATTAR, F. N. Administração de Varejo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MAGALDI, S.; Neto, J.S. Gestão do Amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial. 1ª ed. Gente, 2018.
MAZZON, J.A.; KAMAKURA, W. A. Estratificação socioeconômica e consumo no Brasil. São Paulo, Ed. Blucher, 2013.
MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo. Revista de Administração de Empresas, v. 47, n. 1, p. 99-115, 2007.
MELLO, P. C. Potencial de consumo, recursos naturais e economia brasileira. São Paulo, Saint Paul Editorial, 2012.
MIKITANI, H. As Novas Regras do E-commerce Marketplace 3.0. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2014.
MORAIS, F. Planejamento estratégico digital, 1ª ed. Brasport, 2009.
MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal. 11 ed. São Paulo: José Olympio, 2001.
MYERSON, P. A. Lean Supply Chain and logistics management. USA: McGraw-Hill, 2012.
NOVAES, A. G. N. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. : 4ª ed. São Paulo: Editora Elsevier, 2015.
NUNES, R. Curso de Direito do Consumidor. 7ª ed. Editora Saraiva.
ORTIZ, P. Dropshipping E-commerce Business Model 2020: How to Leverage and Exponentially Grow Your Online Store Using the Latest Social Media Marketing Strategies on Facebook, Instagram, YouTube, and Twitter. Kindle E-Book, 2019.
OSTERWALDER, A; PIG, Y. Business Model Generation - inovação em modelos de negócios. Rio Janeiro: Alta Books, 2011.
PAIVA, E. L., CARVALHO JR., J. M.; FENSTERSEIFER, J. E. Estratégia de produção e de operações: conceitos, melhores práticas e visão de futuro. Porto Alegre: Bookman, 2004.
PARENTE, J.; LIMEIRA, T. V., BARKI, E. (org). Varejo para a baixa renda. São Paulo, Edt. Artmed, 2008.
PARENTE, J.; BARKI, E. Varejo no Brasil: gestão e estratégia, 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
PEREZ, F. Vantagens competitivas no e-commerce através da logística. São Paulo: Editora Lexia, 2010.
PETER, J. P.; OLSON, J. C.; GRUNERT, K. G. Consumer behavior and marketing strategy. London: McGraw-Hill, 1999.
QUEIROZ, C. S. As competências das pessoas potencializando seus talentos. São Paulo: DVS, 2008.
RASKINO, M.; WALLER, G. Digital to the Core: Remastering Leadership for Your Industry, Your Enterprise, and Yourself. 1ª ed. Bibliomotion, 2015.
RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação. São Paulo: Leya Brasil, 2012.
ROCA, R. G. et al. Gestão do Relacionamento com o cliente. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2015.
SAFFER, D. Designing for interaction. MacMillan Technical, 2009.
SALIM, I. Organizações Exponenciais, 1ª ed. Alta Books, 2018.
SALVADOR, M. Gerente de Ecommerce – Editora Ecommerce School – Mauricio Salvador, Cap. 4 – Jacob André Gomes Vicente. São Paulo: Atlas, 2001.
SAMARA, B. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SCHWARTZ, Barry. O Paradoxo da escolha: por que mais é menos. São Paulo: A Girafa Editora, 2007.
SUCUPIRA, C. Gestão de depósitos e centros de distribuição através dos softwares wms. 2002.
SERRALVO, F. A. (organizador). Gestão de Marcas no Contexto Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.
SERRENTINO, A. Varejo e Brasil: reflexões estratégicas. 2ª ed. São Paulo: [s.n.], 2016.
SINEC, S. Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action. Portfolio, 2009.
SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. J. Comportamento do Cliente: Indo Além do Comportamento do Consumidor. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SOLOMON, M. R.; Comportamento do Consumidor. 11ª. ed. Bookman, 2016.
STEEL, J. A arte do planejamento. Campus Elsevier, 2006.
SENGE, P. M. A Quinta Disciplina: Arte e Prática da Organização que Aprende. 27ª Edição. São Paulo: Best Seller, 2010.
STEPHENS, D. The Retail Revival: reimagining business for the new age of consumerism. Mississauga (Canada): Wiley, 2013.
STEPHENS, D. Reengineering Retail: the future of selling in a post-digital world. Vancouver (Canada): Figure 1 Publishing, 2017.
STRUNCK, G. - Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
SWIFT, R. O Revolucionário Marketing de Relacionamento com o Cliente. Ed. Campus, 2001.
TAPPSCOT, D. A hora da geração digital. São Paulo: Editora Agir, 2010.
TEIXEIRA, F. Introdução e boas práticas em UX Design. São Paulo: Casa do Código, 2014.
TELLES, R.; STREHLAU, V. I. Canais de Marketing e Distribuição. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
THIEL, P.; MASTERS, B.; KORYTOWSKI, I. De zero a um, 1ª ed. Objetiva, 2014.
TULLIS, T.T.; ALBERT, B. Measuring the user experience. Morgan Kaufmann, 2013.
TURBAN, E.; King, D. Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2010.
VASCONCELLOS, E. Competitividade e negócios eletrônicos – experiências de empresas brasileiras. Editora Atlas, 2005.
VASCONCELLOS, E. (coord.). E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.
VERDONK, P; LITTLE, J. Lean Change Management: Prácticas Innovadoras Para El Manejo del Cambio Organizacional. Madrid: Independently Published, 2019.
VINEESH, R. Supply Chain: management best practices. USA: Vineesh, 2018.
WEDEL, M.; KAMAKURA, W. Market Segmentation: Conceptual and Methodological Foundations. 2ª ed. Norwell: KAP, 2000.
WEILL, P.; VITALE, M. R. Place to Space: Migrating to eBusiness Models. Harvard Business School Press, 2001.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 630
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Armando Lourenzo Moreira Junior
Daniel Furtado Camargo
Eduardo Eugenio Spers
Evaristo Marzabal Neves
Fabio Mariano Borges
Fábio Pereira da Silva
Fernando Curi Peres
Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Ildeberto Aparecido Rodello
João Carlos Lazzarini
Marcos Roberto Luppe
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP