Atividade

96745 - Módulo "Empreendedorismo, Consumer Insights e Gestão Operacional na Era Digital"

Período da turma: 29/05/2023 a 30/10/2023

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Descrição: Empreendedorismo e Cultura Empreendedora na Era Digital
Ementa: A criação de novos negócios e o papel do indivíduo empreendedor na era digital; O intraempreendedorismo nas organizações; Como desenvolver uma cultura empreendedora no ambiente; Redefinindo a Proposta de Valor e Modelo de Negócio em resposta à Nova Competição; Economia Criativa e Colaborativa; Como trabalhar o desenvolvimento de uma visão estratégica; Pitch: O que é, Principais Tipos e Como Elaborar um Pitch.

Gestão da Mudança na Era Digital (Change Management)
Ementa: Os princípios e estratégias para a gestão da mudança organizacional; Como adaptar estruturas e processos organizacionais para aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças digitais; Fundamentos do comportamento de grupo; Metodologias e ferramentas para gestão da mudança; Administração do estresse; Desafios e papel do gestor num mundo de mudanças contínuas e disruptivas; Como executar o processo de implementação das mudanças em sua organização; Práticas e competências de uma liderança exemplar.

Business Intelligence & CRM
Ementa: Análise estratégica de dados. Sistemas de Business Intelligence; Transformação das informações em inteligência de mercado; Construção de estratégias a partir da relação entre as informações; Informações: sistemas legados, ERP, CRM e outros; O que é o Digital CRM; Estruturação/implementação de sistemas e processos de gestão de clientes (CRM); Réguas de relacionamento focadas em satisfação, geração de leads e vendas; Projetos de desenvolvimento de aplicações em BI; Cases de BI e CRM em empresas nacionais e internacionais.

Consumer Insights
Ementa: Quem é o novo consumidor: quais as principais características e comportamentos?; Como entender o consumidor antes de tudo como um ser humano, um indivíduo com várias extensões; Conceitos do comportamento do consumidor; Fatores que influenciam o comportamento do consumidor; Envolvimento e experiência no processo de decisão de compra; Segmentação de Mercado e Análise de Ambiente; Como obter insights e descobrir tendências de consumo; Principais ferramentas de consumer insights.

UX Design – Experiência do Usuário
Ementa: Experiência do Usuário (UX); Customer Experience (CX); User Interface (UI); Técnicas de User Research; Compreender, planejar e criar serviços e produtos baseados na Jornada do Consumidor; Design, usabilidade e arquitetura da informação; Planejamento das estruturas; Administração de conteúdo.

Customer Journey e Atendimento ao Cliente
Ementa: Fundamentos e introdução ao Customer Journey (CX); Criação do Mapa de Jornada do Consumidor e seus Touch Points (Behaviour Line, Perception Evaluation); Protopersona e Storytelling de Marca; Tangibilização dos Micromoments: Drivers, Clarify Needs e On Stage e Back Stage; Omnichannel na prática; Atendimento: excelência no atendimento e SAC 3.0; Fidelização de clientes; Trocas e devoluções.

Branding: gestão de marcas
Ementa: Conceito, função e importância das marcas; O processo de criação do Brand Equity; Identidade, posicionamento e elementos de marca; Arquitetura de marcas; Importância da identidade e do posicionamento na gestão de marcas; Conceitos estratégicos de design e sua aplicabilidade na gestão da marca; Decisões de portfólio e extensões de Marca; Desafios e Tendências na Construção de Marcas; Casos e exemplos de gestão de marcas no Brasil e no mundo.

Gestão de Varejo e Tendências do Mercado de Consumo
Ementa: A disrupção dos negócios do Varejo; Varejo: Conceitos e classificações; O papel do varejo na economia; Os números do varejo no Brasil e no mundo; Principais players dos diversos segmentos do varejo; Novos modelos de varejo; Formatos de varejo e suas particularidades; Varejo multicanal e multiformato; Varejo Digital, O futuro da loja física; Integração físico-digital; Tendências do varejo brasileiro e mundial; Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais - apresentação de casos.

Supply Chain e Logística
Ementa: Evolução do setor logístico para a nova Era Digital; A digitalização das atividades logísticas e de distribuição; A visão integrada da cadeia de valor da distribuição; Cadeia de abastecimento e canais: conceito, estratégias e estruturas; Funções dos canais de distribuição; Papel e importância dos elementos participantes dos canais; Os componentes da cadeia logística (principais elos e fluxos); Conceituação de nível de serviço logístico - Indicadores logísticos (tempos, custos, qualidade e flexibilidade) e trade-off logístico; A administração de conflitos internos e externos à empresa; Alianças estratégicas; Administração de ativos na cadeia logística (estoques, centros de distribuição, frota, recursos, etc); Estudo de casos no Brasil e no mundo.

Gestão do E-commerce
Ementa: A era digital e o processo de vendas; Evolução do comércio eletrônico no Brasil e mundo; Principais conceitos e práticas dos modelos de negócio do varejo na internet; Comércio Eletrônico – modelos de negócio; Os números do comércio eletrônico no Brasil e no mundo; Pilares do e-commerce; O futuro das vendas online; Ameaças e oportunidades para o varejo tradicional; Estratégias de visibilidade e ativação no comércio eletrônico; Tendências na área.

Gestão de Plataformas de Marketplace
Ementa: Marketplace – Introdução, história e definição; Análise do cenário mundial e nacional (impacto no cenário econômico); Tipos de Marketplace; Fatores a serem analisados antes de entrar em um Marketplace; Marketplaces x pequenos, médios e grandes players; Ferramentas de gerenciamento, fluxo de integração (produto, preço, estoque), fluxo de operação frete/logística e fluxo de operação contábil; Estudo de casos.

Avaliações e Atividades Complementares
Ementa: Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD; Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype; Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.

AAKER, David A. Marcas: Brand Equity: Gerenciando o valor da Marca. Editora Negócio, 1998.
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Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1950
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Armando Lourenzo Moreira Junior
Daniel Furtado Camargo
Eduardo Eugenio Spers
Evaristo Marzabal Neves
Fabio Mariano Borges
Fábio Pereira da Silva
Fernando Curi Peres
Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Ildeberto Aparecido Rodello
João Carlos Lazzarini
Marcos Roberto Luppe
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello


 
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