Atividade

96746 - Módulo "Novos Modelos de Negócios, Transformação Digital e Cultura Ágil"

Período:
Segunda 19:00 às 23:00
 
Descrição: Disrupção Digital - Novos Mindsets para a Transformação Digital
Ementa: O que é Disrupção Digital? Qual o impacto na sociedade e nas organizações?; Entendendo a importância da disrupção digital para o futuro dos negócios; Fundamentos e consequências da Digital Age; Como ativar o mindset digital para alcançar os objetivos da empresa?; Os desafios de elaborar uma estratégia digital alinhada aos valores, atividades e recursos disponíveis; Pontos a se considerar na execução da estratégia digital.

Organizações Digitais e Modelagem de Negócios Exponenciais
Ementa: Organização exponencial x empresa tradicional; O que são organizações exponenciais, suas principais características e modus operandi; Como transformar-se em uma organização exponencial: entendendo os novos modelos de negócios, posicionamentos e valores; Conhecendo os novos ecossistemas digitais e suas plataformas; Como ser disruptivo mesmo sem atuar com tecnologia diretamente; Governança digital: definição, estratégias e valores.

Análise da Conjuntura Econômica
Ementa: Fundamentos de política econômica e seus instrumentos; Agregados macroeconômicos; Principais variáveis macroeconômicas e suas relações; PIB - Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos; Sistema financeiro nacional; Mercado de capitais; Mercado de câmbio e IPO-Abertura do Capital de Empresas; Impactos do cenário mundial na economia brasileira; Variáveis que impactam o consumo: renda, crédito, emprego e confiança do consumidor; Avaliação de cenário econômico e de tendências.

Planejamento Estratégico dos Negócios
Ementa: Definição de estratégias na era da revolução digital; A mudança de parâmetros de análise em um negócio devido à dificuldade em prever os mais variados contextos que envolvem uma empresa; As questões fundamentais do planejamento estratégico e benefícios; Planejamento estratégico X Plano de negócios; Elaboração de diagnóstico - análise do ambiente externo: identificação de ameaças, oportunidades e fatores críticos; Análise dos pontos fortes e fracos das funções empresariais e análise das vantagens competitivas; Os desafios da execução da estratégia.

Gestão da Inovação na Era Digital
Ementa: Inovação e seus diversos significados. Inovação: colocando a teoria em prática; O valor da Inovação: inovação, produtividade e competitividade; Adequação da inovação com a estratégia de negócio; Plataformas estratégicas para inovar: produto/marca/posicionamento/modelo de negócio, serviços, solução; Ferramentas para inovação; Cultura da inovação; O perfil da empresa inovadora e o profissional inovador. Ciclo de vida da inovação; O processo de inovação passo a passo; Estratégias quanto à operacionalização da gestão da inovação; Fatores críticos de sucesso na gestão da inovação; Os agentes favorecedores e impeditivos à inovação empresarial; Cases e exemplos práticos.

Cultura Digital - novos mindsets para a transformação digital
Ementa: Mudança de cultura organizacional e construção de uma cultura digital; Conhecendo os Programas de Aceleração Digital; Redes vs Hierarquias; Colaboração vs Competição; O papel da Liderança na Transformação Digital; Abordagens, técnicas e ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças para a transformação digital das organizações; Geração e acompanhamento dos principais indicadores da transformação digital: a importância dos KPIs e da análise de métricas, Cases e exemplos práticos.

Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis
Ementa: Fundamentos da Gestão de Projetos; O que são metodologias ágeis?; Conhecendo as principais metodologias ágeis e onde aplicá-las; conceitos e principais diferenças: Scrum, Kanban, Lean, Agile Development, DevOps e Design Thinking; Design Thinking: tópico especial com estudo de casos e práticas para design centrado no usuário; Conceitos e definições, principais ferramentas usadas: matriz CSD, painel colaborativo, mapa da empatia, jornada do usuário, SCAMPER, entre outras.

Legislação no Ambiente Digital
Ementa: Direito Digital – definição, características e aplicações; Direito Digital Brasil x Mundo; Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018); Compliance Digital; Transparência x privacidade; Segurança da informação; Direito Digital nas estratégias jurídicas das empresas; Tendências da transformação digital para as atividades jurídicas e de conformidade; Cenários de usos e aplicações de tecnologias digitais.

Sustentabilidade e Ética nas Organizações
Ementa: Origens e definição de desenvolvimento sustentável – visão filosófica e visão econômica; Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas; A evolução da responsabilidade socioambiental; Economia Colaborativa; Economia Circular; Consumo Sustentável, Certificações sustentáveis; Conflitos éticos e códigos de conduta; A cidadania corporativa aplicada na prática como elemento empresarial estratégico; Cases e exemplos práticos.

Tópicos Especiais de Gestão
Ementa: Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos em gestão de empresas na era digital: Deep Learning, Cloud Computing (computação na nuvem); Segurança de Dados no Ambiente Digital, Realidade Virtual e Aumentada; Startups na Era Digital; Storytelling e Branded Content, dentre outras.

Avaliações e Atividades Complementares
Ementa: Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD; Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype; Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.

ALMEIDA, M.I.R. Manual de Planejamento Estratégico 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ALMEIDA, J. R. et al. Planejamento Ambiental. Caminho para Participação Popular e Gestão Ambiental. 23ª Edição, Rio de Janeiro, Biblioteca Estácio de Sá, 1999.
AMARAL, D. C. et al. Gerenciamento ágil de projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.
ANDERSON, C. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
ANSOFF, H.I. Estratégia empresarial. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1977.
___________, A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.
BACHA, C.J.C.; Entendendo a Economia Brasileira. 2ª ed. Campinas: Alínea, 2011.
BACHA, C. J.C. Macroeconomia: Teoria e Aplicações à Economia Brasileira. 1ª ed. Campinas: Alinea, 2006.
BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998.
BAWENS, M; KOSTAKIS, V. Network society and future scenarios for a collaborative economy. London: Polgrave Pivot, 2014
BENYON, D. Interação Humano-Computador. 1ª ed. Pearson, 2011.
BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. & SCHAEFER, S. Economics of Strategy. 4th Ed. John Wiley & Sons, 2007
BESANKO, D; BRAEUTIGAM, R. Microeconomics. 5ª ed. Wiley, 2014.
BICALHO, A. 2003. Responsabilidade Social das Empresas: Contribuição das Universidades. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003. p. 364. 2003.
BLANCHARD, Olivier Macroeconomia – Teoria e Política Econômica. 4a edição. Rio de Janeiro: Editora Pearson/Prentice Hall, 2007.
BLOK, M. Compliance e governança corporativa: atualizado de acordo com a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846) e o Decreto-Lei 8.421/2015. Rio Janeiro: Freitas Bastos, 2017.
BRITO, F; CÂMARA, J. B. Democratização e Gestão Ambiental. Em Busca do Desenvolvimento Sustentável. 3ª Edição, Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.
BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BURDEA, G.; COIFFET, P. Virtual Reality Technology. 2 ª ed. Wiley, 2003.
CAVALCANTI, C. (Org.) Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. 3ª Edição, São Paulo, Cortez, Recife. Fundação Joaquim Nabuco, 2002.
CASE, S. A Terceira Onda da Internet: Como reinventar os negócios na era digital. 1ª ed. Alta Books, 2018.
CERTO, S.C.; PETER, J.P. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. Trad. Flavio D.Steffen. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1993.
CHRISTENSEN, C. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam as empresas ao fracasso. 1ª ed. Makron Books, 2011.
COLEMAN, D. C. Ecology Revisited: Reflecting on Concepts, Advancing Science. University of California Press, 2010.
DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012.
DAMODARAN, A. Gestão Estratégica do Risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Felix Nonnenmacher. São Paulo: Artmed Editora, 2009.
DIXIT, A.K.; NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W. Norton & Company, 2008.
DORNBUSCH, R.; FISCHER, S.; STARTZ, R. Macroeconomia. 10a edição São Paulo: McGrawhill, 2009.
DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012.
FERRAZ JR, T. S. Argumentação jurídica. São Paulo: São Paulo: Manole, 2016.
FISCHMANN, A.A.; ALMEIDA, M.I.R. Planejamento Estratégico na Prática. São Paulo: ATLAS, 1996
FRIEDMAN, T. O Mundo é Plano. São Paulo: editora Objetiva, 2009.
GARCIA, J. O negócio do social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
GEEST, Y. V. et al. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: HSM Editora, 2015. GIDO, J.; CLEMENTIS, J. P. Gestão de projetos. Cengage: São Paulo, 2007.
GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
GUERRA, A. J.; CUNHA, S. B. Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. São Paulo, Bertrand Brasil, 2001.
HARGROVES, K. & SMITH, M. (Editors). The Natural Advantage of Nations: Business Opportunities, Innovation and Governance in the 21st Century. Hardback: Earthscan/James&James, 2005.
HUMBLE, J.; MOLESKY, J.; O’REILLY, B. Lean Enterprise. 1ª ed. O'Reilly Media, 2015.
ISMAIL, S; MALONE, M; VAN GEEST, Y. Organizações Exponenciais, Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: Editora HSM, 2015.
JANUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil. São Paulo, Ed. Alínea, 5a edição, 2012.
JOHNSON, M. W. et al. HBR’s 10 must read on business model innovation. São Paulo: Harvard Business Review Brasil, 2019.
KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P.A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
KERZNER, H. Gerenciamento de Projetos: Uma Abordagem Sistêmica para Planejamento, Programação e Controle. 10ª ed. São Paulo: Blucher, 2011.
KELLEY, T. As 10 faces da inovação estratégias para turbinar a criatividade; Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007.
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos - 3ed: As Melhores Práticas. Bookman Editora, 2016.
MAGALDI, S.; Neto, J.S. O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial. 1ª ed. Gente, 2019.
MAIA, N. B.; MATOS, L.; BARELLA, N. Indicadores ambientais: Conceitos e aplicações. São Paulo, Educ/Coped/INEP, 2001.
MANKIW, N.G. Introdução à economia. São Paulo: Editora Pioneira/Thomson, 3ª edição, 2005.
MATHIAS, W.F.; WOILER, S. Projeto: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1992.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2007.
MAY, P. H. et al. Economia e Meio Ambiente. São Paulo, Atlas, 2003.
MAY, P.; MOTTA, R. Valorando a Natureza. Rio de Janeiro, Campus, 1994.
MEIRA, S. Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil. Casa da Palavra, 2013.
MELO, A; ABELHEIRA, R. Design Thinking & Thinking Design: metodologia, ferramentas e uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015.
MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas 2009.
MEREDITH, J.R., MANTEL, S. J., Jr., Administração de Projetos, Rio de Janeiro: LTC, 2003.
MILES, I. The development of technology foresight: A review. Technological Forecasting & Social Change, 77. pp. 1448–1456, 2010.
MOURA, L. A. Economia Ambiental, Gestão de Custos e Investimentos. 2ª Edição Revista e Atualizada. São Paulo, Juarez Oliveira, 2003.
MUELLER, A. C; GUIDO, S. Introduction to Machine Learning with Python a Guide for Data Scientists. New York, USA: O'Reilly Media, 2016.
OSTERWALDER, A.; PIG, Y. Business Model Generation - inovação em modelos de negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2011.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed, Rio de Janeiro: Campus, 1986.
PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK – Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 1ª ed. Saraiva Editora, 2013.
REIS, D. Gestão da Inovação Tecnológica. 2ª ed. São Paulo: Manole 2018.
RIBEIRO, L. Estudos avançados no marketing sustentável. São Paulo: Pearson Education, 2017.
RIES, E. A Startup Enxuta. 1ª ed. Leya Brasil, 2012.
RIES, E. The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Crown Business, 2010.
ROAM, D. Desenhando negócios. Rio Janeiro: Editora Campus – RJ, 2011.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A. Comportamento Organizacional. São Paulo: Editora Pearson Brasil, 14ª ed, 2014.
ROGER D. L.; SERRA, A. C. C. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Editora Autêntica Business, 2017.
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Editora Edipro, 2016.
SCHWABER, K; BEEDLE, M. Agile Software Development with Scrum. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
SCHWABER, K. Agile Project Management with Scrum. Redmond, Washington: Microsoft Press, 2004.
SIMONSEN, M.H.; CYSNE, R.P. Macroeconomia, Editora Atlas, 4ª ed.,2009.
STICKDORN, M. et al. Isto é Design Thinking de serviços: fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
SUTHERLAND, J; SCHWABER, K. The Scrum Guide. 11/2017. Disponível em: < https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf>. Acesso em: 10/06/2019. TAPPSCOT, D. A hora da geração digital. São Paulo: Editora Agir, 2010.
TEIXEIRA, T. Startups e inovação: direito no empreendedorismo (entrepreneurship law). São Paulo: Manole, 2017.
TIDD, J.; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2008.
TIGRE, P. B. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
VALERIANO, Dalton L. Moderno gerenciamento de projetos. Pearson Prentice Hall, 2007.
VARGAS, R.V. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
VARIAN, H. R. Microeconomic Analysis. 3a. ed. New York: W.W. Norton & Cia, 1992.
VIDAL, A. Agile Think Canvas. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2017.
WERKEMA, C. Criando a Cultura Lean Seis Sigma. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 630
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Antonio Cesar Amaru Maximiano
Carlos Jose Caetano Bacha
Denise de Moura
Edson Ricardo Barbero
Elias Frederico
Evaristo Marzabal Neves
Fabiano Castello de Campos Pereira
Fernando Curi Peres
Kavita Miadaira Hamza
Marcelo Victor Teixeira
Marcos Roberto Luppe
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP