Atividade

96747 - Módulo "Tecnologias Emergentes, Data Science e Analytics"

Período da turma: 31/10/2022 a 22/05/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Tecnologia da Informação (TI) e a Transformação Digital
Ementa: Escopo da inovação tecnológica, cenários futuros e novos modelos de negócio; Como obter ganhos de a partir da adoção das novas tecnologias digitais?; O papel da Tecnologia da Informação (TI) na transformação digital; Reengenharia de processos de negócios; O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios; O relacionamento do líder digital x CIO; Shadow IT; A mudança no ambiente de negócios: a Sociedade da Informação; Alinhamento estratégico de TI; Governança de TI e Planejamento Estratégico. Estruturação da área de T.I

Data Science e Big Data
Ementa: O que é Big Data; Por que Big Data é importante; Os dados que integram o Big Data; Relação entre a ciência de dados e Big Data; Ferramentas Big Data; Big Data Analytics; Machine Learning e Graph Analytic com Big Data; Data-driven Marketing; Principais tecnologias associadas a Big Data, suas funções e diferenças em relação às empregadas em BI; Privacidade e Proteção de dados.

Data Mining
Ementa: Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio; Entendimento sobre o processo de KDD e, em especial, sobre preparação de dados; Estudo sobre as principais tarefas de mineração de dados e suas três etapas: exploração, definição de modelo e verificação; A mineração de dados e suas utilizações em estudos de casos reais.

Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT)
Ementa: Principais conceitos sobre inteligência artificial (IA) e ferramentas disponíveis para identificação de diferenciais competitivos e disrupção no mercado; Machine Learning no contexto de negócios e implicações na estratégia competitiva; Estratégias em Internet of Things (IoT): princípios fundamentais e possibilidades desta tecnologia emergente; Conceitos elementares, aplicações possíveis, redes e protocolos de comunicação, sensores, computação em nuvem - Cloud - redes definidas por software - SDN, ambientes de implementação e desenvolvimento reais à análise de dados; Implementação de IOT no contexto de negócios.

Blockchain e Digital Money
Ementa: Conceituando Blockchain; Definindo organizações baseadas na lógica do Blockchain; Modelos de governança autônoma; Aplicativos descentralizados (dapps); Contratos inteligentes; Modelos de negócios e oportunidades de inovação no mercado P2P; O que são criptomoedas e como funcionam; Aplicações das criptomoedas na economia; Aspectos de segurança digital envolvendo criptomoedas e suas principais vulnerabilidades.

Fintechs – Inovação e Disrupção no Mercado Financeiro
Ementa: O que são Fintechs; Como a tecnologia está sendo usada na oferta de novos produtos e serviços nos mercados financeiros; Classificação e modelos de Fintechs; Fintechs e o desenvolvimento do mercado de crédito no mundo; Principais áreas de inovação no setor financeiro do Brasil e mundo; Desafios do mercado (evolução tecnológica, regulamentação financeira e governo) e estudos de caso.

Marketing Digital
Ementa: Mudanças do marketing tradicional para o digital, impacto dessas mudanças, o que trazer e o que não trazer do marketing tradicional, bases e conceitos do marketing digital; Funil de Conversão; Inbound Marketing: Gestão de Mídia Própria; Análise e atuação nas principais mídias sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Pinterest, Twitter, dentre outros (p.ex. TikTok); Scommerce (vendas em redes sociais); Convergência: Transmídia, Cross Media e Storytelling; Branded Content; Gestão de crise na internet. Comunicação Transmídia: uma marca, todos os canais.

SEO & SEM
Ementa: Marketing de busca e marketing de conteúdo; Como otimizar motores de busca: Google, SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing) e SMO (Social Media Optimization); Mídia Programática; Tipos de campanha (search, display, remarketing, shopping, Youtube); Modelos de segmentação e relatórios, Casos e exemplos práticos.

Google Analytics, KPI’s e Métricas
Ementa: Digital Analytics e Google Analytics; Uso de Analytics para modelagem de dados, identificação/resolução de problemas e aplicações na gestão; O uso da modelagem preditiva no processo decisório; Como implementar uma ferramenta de Analytics; Pontos cruciais para coletar insights relevantes; Analytics das principais redes sociais; Data Wrangling (análise otimizada dos dados); Casos e exemplos práticos.

Mobile Marketing
Ementa: O que é Mobile Marketing?; Importância e evolução do Mobile Marketing; Mobile First, Google Voice e Visual Search; Estratégias de Mobile Marketing; Mobile SEO: otimizando sites para dispositivos móveis; SMS & WhatsApp Marketing; Push Notification; QR Code Marketing & Payment; Casos de sucesso e insucesso do Mobile Marketing no Brasil e no mundo.

Análise de Investimentos e Valuation de Empresas
Ementa: Gestão baseada no valor da empresa; Valor de mercado e valor justo de uma empresa; Técnicas de avaliação de empresas; Avaliação de empresas pelo método do fluxo de caixa descontado; Seleção de premissas para a avaliação de empresas varejistas; Apuração do custo de capital próprio (CAPM), de terceiros e o custo médio ponderado de capital (WACC); A relação entre a estrutura de capital e o custo de capital; Apuração do valor residual e da perpetuidade; Avaliação de empresas pelo método dos múltiplos; Modelos de avaliação de startups; Exemplos de avaliação de empresas “tradicionais” e “nativas digitais”.

Avaliações e Atividades Complementares
Ementa: Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD; Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype; Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.

ALCANTARA, L. K. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017.
ALBACH, J. Designing web navigation. O’Reilly Media, 2007.
AMARAL, F.C.N. Data Mining: Técnicas e Aplicações para o Marketing Direto. São Paulo: Editora Berkeley, 2001.
ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 12ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BARABÁSI, A. Linked: how everything is connected to everything else and what it means for business, science, and everyday life. New York: Plume, 2003
BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques for Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
BESANKO, D; BRAEUTIGAM, R. Microeconomics. 5ª ed. Wiley, 2014.
BORINELLI, M. L.; PIMENTEL, R. C. Curso de Contabilidade para Gestores Analistas e outros profissionais. São Paulo: Atlas. 2004.
BRIGGS, A. Uma História Social da Mídia: De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2004.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. A contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas. 2006.
CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CHEN, H., CHIANG, R. H. L.; STOREY, V. C. Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. Journal MIS Quarterly, vol. 36, no. 4. p. 1165-1188, 2012.
CHEN, Y. et al. Big data analytics and big data science: a survey. Journal of Management Analytics, v. 3, n. 1, p. 1-42. fev. 2016.
CHISHTI, S. The FINTECH Book: The Financial Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and Visionaries. New York, USA: Wiley, 2016.
CIALDINI, R. As Armas da Persuasão. Sextante, 2012.
COSTA, L. G. T. A.; COSTA, L. R. T. A.; ALVIM, M. A. Valuation. 2ª ed. Atlas, 2011.
DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. Rio: Qualitymark, 1997.
DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G.; MORISON, R. Analytics at work: smarter decisions, better results. Boston, MA: Harward Business Press, 2010.
DE FARO, C. Fundamentos de Matemática Financeira. Saraiva, 2006.
ENGE, E. Arte de SEO – Dominando a Otimização dos Mecanismos. Novatec, 2012.
FAWCETT, T.; PROVOST, F. Data Science para negócios. 1ª ed. Alta Books: 2016.
FERNADEZ, G. Data Mining Using SAS Applications. New York: Chapman & Hall/CRC, 2003.
FLATSCHART, Fábio. HTML5 – Embarque Imediato. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2011.
FLEMING, S. Blockchain technology and microservices architecture. USA: eBook Kindle, 2018.
GABRIEL, M. Você, Eu e os Robôs. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
GABRIEL, M. SEM & SEO: Dominando o marketing de busca. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
GOERTZEL, B. e PENNACHIN, C. Artificial general intelligence. USA: Springer, 2010.
GRACIOSO, F. Marketing Estratégico. Editora Atlas, 2007.
GRANER, E.A. Como Aprender Estatística. Edições Melhoramentos, 1952.
GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
GUBBI, J.; BUYYA, R.; MARUSIC, S.; PALANISWAMI, M. Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future directions, Future Generation Computer Systems, vol. 29, i. 7, p. 1645-1660, September 2013.
HAN, J., KAMBER, M. Data Mining: Concepts and Techniques. New York: Morgan Kaufmann Publisher, 2001.
HOFFMANN, R. Estatística para Economistas. 4ª. Edição. Thomson Pioneira, 1980.
HOFFMANN, R.; VIEIRA, S. Análise de Regressão. São Paulo: Atual, 2a. ed., 1977.
HOJI, M; DA LUZ, A. E. Gestão Financeira e Econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
HUA, H. Mobile marketing management: case studies from successful practices. USA: Productivity Press, 2019.
IEMMA, A.F. Estatística Descritiva. Piracicaba: Fi Sigma Rô Publicações, 1992.
ISMAIL, S.; MALONE, M. S.; Yuri, V. G. Organizações Exponenciais. São Paulo: Alta Books, 2015.
JENKIS, H. Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2008.
JERKOVIC, J.I. Guerreiro SEO. Novatec, 2010.
JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar, 2001.
KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 technological forces that will shape our future. New York, USA: Penguin, 2016.
KING, B. Bank 4.0: Banking Everywhere, Never at a Bank. 1ª ed. John Wiley & Sons: 2019.
KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis – RJ, Livro do Pré-Simpósio, IX Symposium on Virtual Reality. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2007.
KLEIN, N. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002.
KINGSNORTH, S. Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. USA: Kogan Page, 2019.
KRUG, S. Don’t make me Think. Pearson Educational. 2010.
LAUDON, K C, LAUNDON, J.P. Sistemas de Informação – com internet. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
LAUDON, K. C. Management Information Systems. 9ª ed. Pearson, 2011.
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. (orgs.) Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
LOUCKS, J.; MACAULAY, J.; NORONHA, A.; WADE, M. Digital Vortex: How Today's Market Leaders Can Beat Disruptive Competitors at Their Own Game. 1ª ed. DBT Center Press: 2016.
LUCCI, S. e KOPEC, D. Artificial intelligence in the 21st century. USA: Mercury Learning & Information, 2019.
LUGER, G. Inteligência artificial. São Paulo: Pearson, 2013.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
MAGNANI, E. A internet das coisas. Rio Janeiro: Editora FGV, 2018.
MAHESHWARI, A. Data analytics made accessible. USA: eBook Kindle edition, 2019.
MANSUR, R. Governança da Nova TI: A Revolução. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013.
MARQUESONE, R. Big Data/Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do Código, 2017.
MARTELANC, R.; PASIN, R.; CAVALCANTE, F. Avaliação de Empresas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MARTINS, E. (Org.). Avaliação de Empresas: Da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
MCCARTHY, J.; WRIGHT, P. Technology as Experience. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2004.
MEDEIROS, L. F. de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória. Curitiba: Editora InterSaberes, 2018.
MEGLIORINI, E.; VALLIN, M. A. Administração Financeira. São Paulo: Pearson 2018.
MENEGHETTI NETO, A. Educação Financeira. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
MOUGAYAR, W. Blockchain para negócios: Promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da Internet. 2017.
NESELLO, P; FACHINELLI, A. C. Big Data: O novo desafio para a gestão. Revista Inteligência Competitiva, v. 4, p. 18-38, 2014.
NIELSEN, J. Usabilidade Móvel. 2ª ed. Elsevier, 2013.
O’BRIEN, J. A. Sistemas da informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
OLIVEIRA, E. Contabilidade digital. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
PALFREY, J.; GASSER, U. Born Digital: Understanding the First Generation of Digital Natives. Basic Books, 2008.
PHAAL, R., FARRUKH, C. PROBERT, D. Technology roadmapping - A planning framework for evolution and revolution. Technological Forecasting and Social Change, v. 71, p. 5-26, 2004.
PROVOST, F; FAWCETT, T. Data Science para Negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2016.
ROMANO, R. R. Tecnologia: O futuro do seu negócio passa por aqui. 3ª. Edição. São Paulo: Posigraf, 2012.
SAFKO, L. A Bíblia da Mídia Social. Blucher, 2010.
SALEH, K.; SHUKAIRY, A. Otimização de conversão – A Arte e a Ciência de converter prospects em clientes. Novatec, 2019.
SAMANEZ, C. P. Matemática Financeira: uma aplicação à análise de investimentos. Editora Pearson/Prentice Hall, 2008.
SAYLOR, M.J. The Mobile Wave: How Mobile Intelligence Will Change Everything. Perseus Books/Vanguard Press, 2012.
SCHAHRAM, D. Smart Cities: The Internet of Things, People and Systems New York, USA: Springer, 2017.
SCHWAB, K. A. Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. Edipro: 2015
SCOTT, D. Marketing e comunicação na era digital. São Paulo: Évora, 2015.
SIEGEL, E. Análise preditiva. 1ª ed. Alta Books: 2017
SINCLAIR, B. IoT Inc: How your company can use the IoT to win in the outcome economy. New York, USA: McGraw-Hill Education, 2017.
SMASHING, Magazine. The Mobile Book. Smashing Media GmbH,2012.
STONE, B. A Loja de Tudo - Jeff Bezos e A Era da Amazon. Intrínseca, 2014.
SWAN, M. Blockchain: blueprint for a new economy. USA: O’Reilly Media, 2015.
TAPSCOTT, D.; TAPSCOTT, A. Blockchain Revolution. 1ª ed. SENAI-SP: 2017.
TAPSCOTT, D. Economia digital: promessa e perigo na era da inteligência em rede São Paulo: Makron, 2007.
_____________WILLIAMS, A.D. Wikinomics. Como a colaboração de massa pode mudar o seu negócio. São Paulo: Nova Fronteira, 2007.
_____________ Macrowikinomics: reiniciando os negócios e o mundo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
TAURION, C. Big Data. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais. M.Books, 2011.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital. Novatec, 2018.
TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.
TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.
TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018.
ULRICH, F. Bitcoin: A moeda na era digital. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2014.
VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. 1ª ed. Novatec, 2011.
WEIL, R. L, SCHIPPER, K, FRANCIS J. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods and Uses. 14ª ed, 2013.
WILLIAMS, A.D., TAPSCOTT, D. Radical Openness: Four Unexpected Principles for Success. TED Conferences, 2013.
WROBLEWSKI, L. Mobile First. A Book Apart LLC, 2011.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1950
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Ana Paula Sena Talavera
Bruno Eustáquio Veloso Diniz
Daniel Reed Bergmann
Eleonora Mota Diniz
Evaristo Marzabal Neves
Fabiano Castello de Campos Pereira
Fernando Curi Peres
Haroldo José Torres da Silva
Leonardo Tadeu Salgado Xavier
Marcos Roberto Luppe
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP