Atividade

96750 - Módulo Gestão de Operações e Recursos Humanos no Varejo

Período da turma: 25/10/2022 a 16/05/2023

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Descrição: 1. Supply Chain e Logística no Varejo
Ementa: Cadeia de abastecimento e canais: conceito, estratégias e estruturas. Funções dos canais de distribuição. Papel e importância dos elementos participantes dos canais. Aspectos da relação varejo e indústria. Os componentes da cadeia logística (principais elos e fluxos); Conceituação de nível de serviço logístico - Indicadores logísticos (tempos, custos, qualidade e flexibilidade) e trade-off logístico. A administração de conflitos internos e externos à empresa. Alianças estratégicas. Administração de ativos na cadeia logística (estoques, centros de distribuição, frota, recursos etc.). Cases de sucesso no Brasil e no mundo.

2. Gestão de compras e estoques
Ementa: Conceitos da disciplina de gestão de suprimentos – sourcing, procurement, compras e estoques e o impacto nas estratégias de organizações varejistas. Conceito de estoques e gestão de estoques. Estoque de segurança. Estoque objetivo e como calcular. Erro nos estoques ao longo da cadeia. Estoques x vendas perdidas, Giro estoques x nível de serviço. Coordenação contratual de sistemas produtivos. Alianças e parcerias estratégicas. Governança aplicada ao varejo de mercados de bens e serviços. Cases de sucesso no Brasil e no mundo.

3. Operação Logística no Ambiente Online
Ementa: Apresentar os principais conceitos de Gestão de Logística para o ambiente digital, entender o que é logística reversa no E-commerce e sua importância para Loja. Operações de Multicanais – Omnichannel como entregar vendendo através de vários canais, Transportadoras para E-commerce e seus KPIs (Indicadores de desempenho). O futuro da Gestão de Estoques, Gestão Estratégica de Demanda, Gestão de Tecnologia e Inovação na Logística, Sistemas Integrados (ERP, WMS), Logística Fracionada do Varejo.

4. Mobile e Social Commerce no Varejo
Ementa: Mcommerce (vendas em dispositivos móveis). Scommerce (vendas em redes sociais). Mcommerce no Brasil e no mundo. Integração de canais por meio do Mcommerce. Produtos e segmentos de maior aderência ao Mcommerce. A lógica dos aplicativos. Indicadores e Métricas do Mcommerce. Desafios e oportunidades. Casos de sucesso e insucesso do Mcommerce no Brasil e no mundo.

5. Novas Tecnologias Aplicadas ao Varejo
Ementa: Tecnologia da informação aplicada ao varejo. Sistemas de informação para vantagens estratégicas. Noções de ERP, CRM, SCM, BI. Integração de múltiplos canais de vendas. Tecnologias emergentes: assistentes móveis de compras, sensores, controladores de tráfego, equipamentos para pagamentos, realidade aumentada, realidade virtual, RFID, IoT. Aplicações no varejo. Cases e exemplos de como a convergência digital, a mobilidade e o mobile têm afetado a jornada de compra dos consumidores e consequentemente a gestão das empresas. Labs de varejo. Tendências na área.

6. Design Thinking e Novos Modelos de Negócios no Varejo
Ementa: Conceitos e definições do Design Thinking; Modelo Canvas como ferramenta de Inovação; Modelos Ágeis para gestão de projetos de inovação; O papel da Inovação em um mundo conectado; Marketing no contexto organizacional; Ecossistema de startups ligadas ao consumo do mercado de varejo; Comportamento de compra do mercado consumidor e mercado organizacional; Novos Modelos de negócios para atender o universo online e off line.de varejo; Posicionamento das empresas de varejo em um cenário digital.

7. Geomarketing aplicado ao varejo
Ementa: Geomarketing como apoio de estratégias de expansão de redes varejistas. Visão sobre os dados, ferramentas, análises e premissas consideradas em análises de inteligência geográfica para o varejo. Apresentação de métodos e ferramentas de geomarketing. Casos aplicados do geomarketing no mercado varejista brasileiro.

8. Gestão Estratégica de Pessoas no Varejo
Ementa: Visão geral da gestão estratégica de pessoas. O indivíduo e a organização. Os desafios da gestão de pessoas no varejo. Fatores críticos de sucesso na gestão de pessoas no varejo. Rotatividade e retenção. Recrutamento e seleção. Gestão de competências. Seleção de pessoas. Treinamento e desenvolvimento. Avaliação de desempenho. Gestão de carreira. Comunicação interna. Cases para discussão.

9. Liderança e Motivação de Equipes
Ementa: Liderança e suas principais aplicações no contexto organizacional. Liderança e motivação de equipes em empresas do varejo. Inteligência emocional para fortalecer e influenciar as equipes. Melhores práticas de liderança. Os meios para atingir resultados. Construção do perfil do líder adequado para o negócio. Desafios do líder no varejo. Cases para discussão.

10. Cultura Digital: novos mindsets para a transformação digital
Ementa: Impacto da transformação digital na sociedade e nas organizações. Mudança de cultura organizacional. Cultura digital x Cultura Tradicional. Construção de uma cultura digital. Liderança Digital. Cultura Digital na prática. Redes vs Hierarquias. Colaboração vs Competição. Abordagens, técnicas e ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças para a transformação digital das organizações varejistas. Cases aplicados no contexto brasileiro e internacional.

11. Gestão de Equipes de Vendas e Negociação
Ementa: Evolução do conceito de vendas. Profissionalização do ambiente de vendas. Planejamento de uma venda. O processo de gerenciamento de vendas. Integração da estrutura de vendas nas organizações. Construção e desenvolvimento da equipe de vendas. Estrutura e organização da equipe de vendas. A importância da negociação como diferencial competitivo. As diferenças da negociação por mercados. Os elementos e as variáveis básicas da negociação. Habilidades do negociador. Perfis dos negociadores e a solução de conflitos.
12. Avaliações e Atividades Complementares:
- Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD;
- Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype;
- Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco;
- Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.

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Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 480
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Alberto Serrentino
Alexandre Assaf Neto
Andrea dos Santos Piscitelli
Fabrizzio Amabile Topper
Fernando Godoy
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Gino Terentim Junior
Heliani Berlato dos Santos
Jean Makdissi
João Eduardo Vaz Caetano
Jose Eurico Possebon Cyrino
Lecticia Santos Chaves
Marcelo Severo Pimenta
Marcos Milan
Marly Teresinha Pereira
Mayara Lopes Berlanga
Ricardo da Silva Sales


 
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