Atividade

96783 - Módulo Planejamento, Prática da Gestão Escolar e Liderança

Período:
Sexta 19:00 às 23:00
 
Descrição: A qualidade da educação escolar
Discutir sobre a qualidade da educação nos aspectos social, cultural e ambiental. Analisar as condições de oferta do ensino; ambiente educativo e espaço físico escolar, formação continuada e condições de trabalho dos profissionais da escola. Refletir sobre o acesso e permanência dos estudantes na escola.

Avaliação da aprendizagem
Fazer a abordagem teórico-metodológicas sobre a avaliação da aprendizagem. Explicar os três tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Estabelecer as relações entre avaliação e aprendizagem.

Avaliação institucional
Realizar abordagens teórico-metodológicas sobre a avaliação institucional como mecanismo de construção e implementação do projeto político pedagógico na escola. Discutir a relevância dos indicadores educacionais, contribuição e fortalecimento da gestão escolar.

Conselhos escolares e gestão democrática
Oferecer aos alunos subsídios para a compreensão do significado dos conselhos escolares na gestão da Educação. Refletir e discutir sobre o funcionamento dos conselhos escolares, seus objetivos principais, ações e deveres.

Ética
Desenvolver no aluno a prática da reflexão sobre o senso de responsabilidade e sobre os fundamentos e a natureza da ética profissional; discutir a ética nas perspectivas histórica, filosófica e política.

Gestão de Projetos
Compreender os conceitos inerentes à gestão de projetos; identificar estratégias e metodologias de planejamento e monitoramento de projetos; Desenvolver habilidades de planejamento e execução de projetos aplicados e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.

Marketing e empreendedorismo no contexto da educação escolar
Conscientizar o aluno da importância da visão empresarial nas escolas, incentivando o espírito empreendedor e demonstrando ações de marketing escolar que podem ser trabalhadas.

Motivação e criatividade no espaço escolar
Discutir a criatividade como competência para a resolução de problemas e implementação de novas formas de aprendizagem; apresentar características que propiciam um ambiente de trabalho motivador para toda a comunidade escolar.


O projeto político-pedagógico da escola: dimensões conceituais
Oferecer conhecimento dos instrumentos que reflete a proposta educacional da escola para que a comunidade escolar tenha condições de desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas sejam assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.

O projeto político-pedagógico da escola: elaboração
Refletir os processos de elaboração do Projeto Político-Pedagógico, levando em consideração o proposto pela LDB/1996 de uma construção coletiva pela comunidade escolar.

O projeto político-pedagógico da escola: implantação e avaliação
Pensar o Projeto Político-Pedagógico para a melhoria contínua da qualidade de ensino das escolas, refletindo sobre mecanismos de avaliação da implementação do projeto, reavaliação as estratégias estabelecidas e reelaboração de metas e ideais. O projeto político-pedagógico da escola

Gestão da qualidade
Conhecer os fundamentos e as ferramentas da gestão da qualidade em ambientes escolares e não escolares que atendam aos desafios da contemporaneidade. Abordar os conceitos básicos de qualidade; fundamentos da qualidade; sistemas de gestão da qualidade; ferramentas e técnicas para ao controle e melhoria da qualidade, métodos de prevenção e solução de problemas; sistemas de medição e desempenho e novas tendências.

Planejamento Estratégico
Desenvolver a compreensão sobre os conhecimentos fundamentais, abordagens e desdobramentos no desenvolvimento no ambiente escolar dentro do processo do Planejamento Estratégico Institucional. Abordar conceitos de planejamento; diagnóstico estratégico; missão, visão e valores; tipos, formulações, implementação e avaliação das estratégias; projeto e planos de ação; controle e avaliação do planejamento estratégico.

Planejamento: trabalho pedagógico e o cotidiano escolar
I – Discutir o sentido de planejamento no ambiente escolar. Oferecer condições para o entendimento do cotidiano escolar, considerando os diversos atores envolvidos, na perspectiva da educação democrática da escola.
II - Pensar a definição de “trabalho pedagógico”; Pensar a definição de “cotidiano escolar”; Desvelar a complexidade do trabalho pedagógico; Lançar apostas para o enfrentamento da complexidade.

Relações interpessoais e liderança
I - Identificar a relevância das relações interpessoais no ambiente escolar; discutir o direcionamento dessas relações e como elas se articulam; estabelecer meios de comunicação adequados nas diferentes situações sociais que os atores das escolas estão envolvidos.
II - Proporcionar aos alunos uma visão sobre a liderança nas organizações, identificar a relevância das relações interpessoais para o desenvolvimento das relações humanas; Desenvolvimento histórico e Conceitos; Gestão versus Liderança, avaliação dos Estilos de Liderança, mapas mentais, tipos de liderança, Inteligência Emocional (IE), Teorias comportamentais e contingenciais, Liderança Carismática e Liderança Transformacional, A Ética e a Confiança como Fundamentos.

Resolução de conflitos na escola
Conhecer ferramentas, estratégias e habilidades que possibilitem o gerenciamento de soluções de conflitos e o desenvolvimento de boas relações e bem-estar da comunidade escolar.

Avaliações e Atividades Complementares:
- Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD;
- Apoio acadêmico aos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype;
- Acompanhamento ao vivo via Chat (ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico) onde as perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco;
- Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.



BIBLIOGRAFIA

BORUCHOVITCH, E., BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. (Orgs.) Motivação para aprender: aplicações no contexto. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96.
CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7ª ed. Barueri: Manole. 208, 308 p.
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo:Pioneira Thomson Learning, 2004.
FÉLIX, M. F. C. Administração escolar: Um problema educativo ou empresarial. 3 ed., São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986.
FERREIRA, N.S.C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.
FORQUIM, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 13 ed. São Paulo: Cortez, 1986.
GIMENO SACRISTÁN, J. Âmbitos do plano. In: GIMENO SACRISTÁN, J. ; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
KOTLER, PHILIP. Administração de Marketing (12ª ed.). São Paulo. Prentice Hall. 2000.
LOPES, A. O. Planejamento de ensino numa perspectiva crítica de educação. In: CANDAU, V. Repensando a didática. São Paulo: Cortez, 1992.
PAGLIUSO, A.T.; CARDOSO, R.; SPIEGEL, R. Gestão Organizacional: O desafio da construção do modelo de gestão. São Paulo: Saraiva. 2010. 115 p.
ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8a. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.VASCONCELLOS, C.S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
VASCONCELLOS, E.; HAMSLEY, J.: Estrutura das Organizações. São Paulo: EDUSP/Pioneira, 1986.
VEIGA, I.P.A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 800
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Ana Carolina Messias Shinoda
Denise de Moura
Evaristo Marzabal Neves
Fernando Curi Peres
Marcos Milan
Maria Antonia Ramos de Azevedo
Maria Suzana de Stefano Menin
Marly Teresinha Pereira
Mitsuru Higuchi Yanaze
Pedro Carvalho de Mello
Rosebelly Nunes Marques
Sonia Teresinha de Sousa Penin
Valeria Virginia Lopes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP