Atividade

96914 - Bioética

Período da turma: 04/05/2021 a 18/05/2021

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Descrição: Ementa:
Aspectos humanos, filosóficos e éticos do exercício profissional. Divergências e convergências entre os valores éticos e morais em relação à tecnologia moderna no cuidado em Saúde.
Objetivos:
-Compreender os princípios fundamentais da Ética e Bioética;
-Capacitar a uma visão de práticas de Saúde que tenham como parâmetros valores socialmente éticos;
-Compreender os dilemas envolvidos nas
novas realidades culturais e tecnológicas;
-Discutir os dilemas éticos frequentes no campo da Saúde Mental.
Metodologia de Ensino:
-Aulas expositivas dialogadas;
-Discussão de resenhas de textos e livros relacionados aos temas abordados.
Metodologia de avaliação:
Participação nas aulas e qualidade das resenhas.
Bibliografia:
Básica:
BARCHIFONTAINE, C. DE PAUL; PESSINI, L. (orgs.) Bioética: Alguns desafios. São Paulo: Loyola, 2001.
FORTES, P. A. C. Ética e Saúde: questões éticas, deontológicas e legais, tomada de decisões, autonomia e direitos do paciente, estudo de casos. São Paulo: EPU, 1998.
GARRAFA, V.; COSTA, S. I. A Bioética no século XXI. Brasília: UnB, 2000.
Bibliografia complementar:
PESSINI, L.; BARCHIFONTAINE, C. DE PAUL. Fundamentos de Bioética. São Paulo: Paulus, 1996.
ANGERAMI-CAMON, V. A. (org.) A Ética na Saúde. São Paulo: Pioneira, 1997.
OLIVEIRA, F. Bioética: uma face da cidadania. São Paulo: Moderna, 1997.
PESSINI, L. Distanásia: até quando prolongar a vida? São Paulo: Centro Universitário São Camilo/Loyola, 2001.
KÓVACKS, M. J.. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
STENDEFORD, A. Encarando a morte. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986
PSICOPATOLOGIA GERAL
Ementa:
Histórico e semiologia das grandes síndromes psicopatológicas no adulto e na criança, desde os autores clássicos aos modernos sistemas classificatórios. O exame das funções psíquicas mentais e suas alterações. Compreensão psicodinâmica do relacionamento das equipes de saúde com a singularidade de cada paciente.
Objetivos:
-Conhecer as concepções e organização dos sistemas de classificação americana e internacional acerca das doenças mentais, o DSM e a CID.
-Compreender as características dos principais quadros da nosografia psiquiátrica.
- Refletir sobre a funcionabilidade e os limites no uso destes sistemas classificatórios.
- Discutir o sentido subjetivo e particularidades do manejo dos pacientes psiquiátricos, em uma visão psicanalítica.
Metodologia de Ensino:
Aulas teóricas
Seminários elaborados por grupos de alunos.
Metodologia de avaliação:
Participação nas aulas e desempenho nos seminários.
Bibliografia Básica:
MIGUEL,E.C.; GENTIL,V.; GATTAZ,W.F. Clínica Psiquiátrica - 2 volumes São Paulo: Manole, 2011
GABBARD,G.O. Psiquiatria Psicodinâmica. P.Alegre: Artmed, 1998
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. Complementar:
DSM-IV. Porto Alegre: Artmed, 1995
LOUZÃ-NETO, E.M.R. outros. Psiquiatria Básica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BERLINK, M.T. Psicopatologia Fundamental. São Paulo: Escuta, 2000.
FIRST, M.B. et al. Manual de Diagnóstico diferencial do DSM-IV-TR. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SIMS, A. Sintomas da Mente. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 11
 
Ministrantes:


 
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