Atividade

97378 - Análise térmica de materiais inorgânicos

Período:
Sábado 08:00 às 18:00
 
Descrição: Carga Horária: 60 h
Teórica: 44 h
Prática: 16 h

Objetivos:
Propiciar o aprofundamento de conhecimentos nos diferentes métodos de análise térmica de materiais cerâmicos e metálicos empregados na avaliação de propriedades desses materiais e planejamento do processo de fabricação de peças compostas por esses materiais, de modo a possibilitar ao aluno a execução experimental e a aplicação dos métodos de análise de maneira autônoma. Os alunos serão incentivados a trazer suas próprias amostras para análise e discussão em sala de aula.


Justificativa:
Este curso tem como característica principal fornecer a oportunidade de verificar, na teoria e na prática, as metodologias e os princípios fundamentais para avaliação microestrutural, segundo normas técnicas internacionais e a relação entre microestrutura e propriedades dos materiais, tendo em vista as diferentes aplicações em projetos mecânicos e estruturais de engenharia.

Conteúdo:
Teoria: Princípios de análise térmica; Dilatometria; Termogravimetria, Calorimetria de varredura diferencial.

Prática: Práticas laboratoriais sobre ensaio de dilatometria e aplicação do mesmo sobre determinação de parâmetros de sinterização e energia de ativação de densificação. Prática de calorimetria diferencial exploratória. Análise de resultados. Preparação de amostras.

Forma de Avaliação:
Média ponderada de duas provas, dos relatórios das práticas, com avaliação individual e coletiva das práticas conduzidas em equipe.

Bibliografia:
1. Cahn, R. W. Cahn, Haasen, P., Kramer E. J. (Eds), “Materials science and technology A comprehensive treatment. Volume 2A: Characterization of Materials (Part II)” Volume Editor: E. Lifshin. VCH Weinheim; New York; Basel; Cambridge; Tokyo 1994, 775 pages.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Vera Lúcia Arantes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP