Atividade

97380 - Comportamento Mecânico dos Materiais

Período:
Sábado 08:00 às 18:00
 
Descrição: Carga Horária: 60 h
Teórica: 40 h
Prática: 20 h

Objetivos:
Fornecer ao aluno conhecimentos teóricos e experimentais do comportamento mecânico dos materiais, com ênfase nas abordagens das metodologias da Mecânica da Fratura e da Vida em Fadiga. Estas serão desenvolvidas do ponto de vista da engenharia mecânica e da resistência dos materiais e a ocorrência da falha será quantificada por propriedades tais como os parâmetros de resistência mecânica (tensão limite de escoamento, tensão de resistência, etc...), da tenacidade à fratura (parâmetros K, J e CTOD) e no caso da vida em fadiga em termos das curvas de tensão-vida (S-N), deformação-vida (ε-N) e da resistência à propagação de trincas (da/dN x ΔK).

Justificativa:
Este curso tem como característica principal fornecer a oportunidade de verificar, na teoria e na prática, as metodologias e os princípios fundamentais para avaliação, segundo normas técnicas internacionais, do comportamento mecânico dos materiais, tendo em vista as diferentes aplicações em projetos mecânicos e estruturais de engenharia.

Conteúdo:
Teoria: Ensaios mecânicos básicos (tração, impacto, flexão e torção). Fratura de corpos trincados. Fadiga dos Materiais: Introdução as metodologias Tensão-Vida, S-N e Deformação – Vida, -N. Efeito de entalhes e amplitudes variáveis. Fadiga dos Materiais: Propagação de trinca por fadiga, da/dN; amplitudes variáveis.

Prática: Práticas laboratoriais sobre ensaios de tração e Impacto Charpy, Tenacidade à fratura (Determinação de KIC e da curva J-R) e Fadiga (obtenção da/dN x ΔK)

Forma de Avaliação:
Média ponderada de duas provas, dos relatórios das práticas, com avaliação individual e coletiva das práticas conduzidas em equipe.

Bibliografia:
1. Mechanical Behavior of Materials: Engineering Methods for Deformation, Fracture and Fatigue. Norman E. Dowling.
2. Fracture Mechanics: Fudamentals and Applications. T. L. Anderson
3. Mechanical Behavior of Engineering Materials . Metals, Ceramics, Polymers and Composites. Joachin Roesler, Harald Harders e Martin Baeker.
4. Metalurgia Mecânica, George E. Dieter.
5. Deformation and Fracture Mechanics of Engineering Materials, Richard W. Hertzberg.
6. Normas Específicas de Ensaios Mecânicos da ASTM (E8M; E647; E1820; E466, etc...)
7. Fatigue of Materials. S. Suresh

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Waldek Wladimir Bose Filho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP