Atividade

97382 - Metodologia Científica

Período:
Sábado 08:00 às 18:00
 
Descrição: Carga Horária: 24 h
Teórica: 12 h
Prática: 12 h


Objetivos:
Introduzir as principais reflexões filosóficas contemporâneas a respeito da ciência e sua história; assim como refletir sobre os objetivos, alcance e limitações da produção científica.
O curso também irá apresentar o conceito de método e a sua aplicabilidade na pesquisa científica. Ao final do curso, o aluno deve ser capaz de identificar técnicas de estudo e interpretação de textos acadêmicos.
Como habilidades a serem desenvolvidas, os alunos deverão saber desenvolver pré-projetos, projetos, artigos acadêmicos e monografias. Neste contexto, espera-se que os alunos aprimorem a escrita para a confecção de trabalhos científicos, e exercitem a formatação e a apresentação de trabalhos acadêmicos e identifiquem possíveis referenciais teóricos para a realização de uma pesquisa.

Justificativa:
A elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa necessitam, para que seus resultados sejam satisfatórios, estar baseados em planejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes.
Este curso tem como característica principal fornecer a oportunidade de conhecer e avaliar o método científico, assim com aplicá-lo na elaboração de um projeto de pesquisa e na apresentação de artigos científicos, monografias, dissertação e/ou teses de doutorado.

Conteúdo:
Estudo e reflexão sobre os métodos na construção e na aplicação do conhecimento científico. O problema da indução, critérios de cientificidade, lógica da ciência, a noção de progresso científico, incomensurabilidade e historicidade. Tipos e processos de pesquisa nas engenharias. Leitura, interpretação e produção de textos teórico-científicos. Elaboração e apresentação de trabalhos científicos.

Forma de Avaliação:
Seminário e apresentação dos resultados de pesquisa desenvolvida durante o curso de especialização.

Bibliografia:
1. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação/Edna Lúcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. – 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005. 138p.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Vera Lúcia Arantes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP