Atividade

98353 - Módulo Gestão de Operações e Recursos Humanos no Varejo

Período:
Terça 19:00 às 23:00
 
Descrição: 1. Supply Chain e Logística no Varejo
Ementa: Cadeia de abastecimento e canais: conceito, estratégias e estruturas. Funções dos canais de distribuição. Papel e importância dos elementos participantes dos canais. Aspectos da relação varejo e indústria. Os componentes da cadeia logística (principais elos e fluxos). Gestão de performance e indicadores logísticos (SLA, KPI’s de qualidade, prazo, custo e entrega). Make or buy? Alianças estratégicas. Aplicações de soluções omnichannel. Fullfilment: a importância da operação integrada. Cases de sucesso no Brasil e no mundo.

2. Gestão de compras e estoques
Ementa: Conceitos da disciplina de gestão de suprimentos – sourcing, procurement, compras e estoques e o impacto nas estratégias de organizações varejistas. Conceito de estoques e gestão de estoques. Estoque de segurança. Estoque objetivo e como calcular. Erro nos estoques ao longo da cadeia. Estoques x vendas perdidas, Giro estoques x nível de serviço. Coordenação contratual de sistemas produtivos. Alianças e parcerias estratégicas. Governança aplicada ao varejo de mercados de bens e serviços. Cases de sucesso no Brasil e no mundo.

3. Operação Logística no Ambiente Online
Ementa: Apresentar os principais conceitos de Gestão de Logística para o ambiente digital, entender o que é logística reversa no E-commerce e sua importância para Loja. Operações de Multicanais – Omnichannel como entregar vendendo através de vários canais, Transportadoras para E-commerce e seus KPIs (Indicadores de desempenho). O futuro da Gestão de Estoques, Gestão Estratégica de Demanda, Gestão de Tecnologia e Inovação na Logística, Sistemas Integrados (ERP, WMS), Logística Fracionada do Varejo.

4. Mobile e Social Commerce no Varejo
Ementa: Mcommerce (vendas em dispositivos móveis). Scommerce (vendas em redes sociais). Mcommerce no Brasil e no mundo. Integração de canais por meio do Mcommerce. Produtos e segmentos de maior aderência ao Mcommerce. A lógica dos aplicativos. Indicadores e Métricas do Mcommerce. Desafios e oportunidades. Casos de sucesso e insucesso do Mcommerce no Brasil e no mundo.

5. Novas Tecnologias Aplicadas ao Varejo
Ementa: Tecnologia da informação aplicada ao varejo. Sistemas de informação para vantagens estratégicas. Noções de ERP, CRM, SCM, BI. Apresentação e discussão das principais tecnologias emergentes: assistentes móveis de compras, sensores, controladores de tráfego, equipamentos para pagamentos, realidade aumentada, realidade virtual, RFID, IoT, dentre outros. Aplicações no varejo. Cases e exemplos de como a convergência digital, a mobilidade e o mobile têm afetado a jornada de compra dos consumidores e consequentemente a gestão das empresas. Labs de varejo. Tendências na área.

6. Design Thinking e Novos Modelos de Negócios no Varejo
Ementa: Conceitos e definições do Design Thinking; Modelo Canvas como ferramenta de Inovação; Modelos Ágeis para gestão de projetos de inovação; O papel da Inovação em um mundo conectado; Marketing no contexto organizacional; Ecossistema de startups ligadas ao consumo do mercado de varejo; Comportamento de compra do mercado consumidor e mercado organizacional; Novos Modelos de negócios para atender o universo online e off line.de varejo; Posicionamento das empresas de varejo em um cenário digital.

7. Geomarketing aplicado ao varejo
Ementa: Geomarketing como apoio de estratégias de expansão de redes varejistas. Visão sobre os dados, ferramentas, análises e premissas consideradas em análises de inteligência geográfica para o varejo. Apresentação de métodos e ferramentas de geomarketing. Casos aplicados do geomarketing no mercado varejista brasileiro.

8. Gestão Estratégica de Pessoas no Varejo
Ementa: Visão geral da gestão estratégica de pessoas. Discutir os novos papéis da capital humano em empresas varejistas. Os desafios da gestão de pessoas no varejo. Fatores críticos de sucesso na gestão de pessoas no varejo. Rotatividade e retenção. Recrutamento e seleção. Gestão de competências. Seleção de pessoas. Treinamento e desenvolvimento. Avaliação de desempenho. Gestão de carreira. Comunicação interna. Cases para discussão.

9. Liderança e Gestão de Equipes
Ementa: Liderança e suas principais aplicações no contexto organizacional. Inteligência emocional para fortalecer e influenciar as equipes. Como utilizar o modelo de liderança situacional para otimizar o processo de delegação. Melhores práticas de liderança. Construção do perfil do líder adequado para o negócio. Desafios do líder no varejo. Fatores motivacionais e organizacionais que afetam as equipes. Gestão de feedback. Cases para discussão.

10. Cultura Digital: novos mindsets para a transformação digital
Ementa: Impacto da transformação digital na sociedade e nas organizações. Mudança de cultura organizacional. Cultura digital x Cultura Tradicional. Construção de uma cultura digital. Liderança Digital. Cultura Digital na prática. Redes vs Hierarquias. Colaboração vs Competição. Abordagens, técnicas e ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças para a transformação digital das organizações varejistas. Cases aplicados no contexto brasileiro e internacional.

11. Gestão de Equipes de Vendas e Negociação
Ementa: Evolução do conceito de vendas. Profissionalização do ambiente de vendas. Planejamento de uma venda. O processo de gerenciamento de vendas. Integração da estrutura de vendas nas organizações. Construção e desenvolvimento da equipe de vendas. Estrutura e organização da equipe de vendas. A importância da negociação como diferencial competitivo. As diferenças da negociação por mercados. Os elementos e as variáveis básicas da negociação. Habilidades do negociador. Perfis dos negociadores e a solução de conflitos.

12. Tópicos Especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.

BIBLIOGRAFIA GERAL DO MÓDULO:
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Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 400
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Andrea dos Santos Piscitelli
Edson José Machado Filho
Eduardo Eugenio Spers
Evaristo Marzabal Neves
Fabio Fialho Bardauil
Fabíola Paes
Fernando Curi Peres
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
José Glimovaldo Lupoli Junior
Kavita Miadaira Hamza
Leonardo Tadeu Salgado Xavier
Luiz Augusto Gomes de Mattos Campos Vergueiro
Marcos Roberto Luppe
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello
Susana Julia Figoli Ravecca


 
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