Atividade

98354 - Módulo Gestão dos Negócios do Varejo

Período:
Terça 19:00 às 23:00
 
Descrição: 1. Gestão Varejista: cenários, insights e tendências
Ementa: Varejo: Conceitos e classificações. O papel do varejo na economia. Os números do varejo no Brasil e no mundo. Principais players dos diversos segmentos do varejo. Novos modelos de varejo. Mobilidade e a jornada de compra do consumidor. Evolução do varejo digital no Brasil. O Futuro das lojas físicas. Integração físico-digital. Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais - apresentação de casos. Tendências do varejo brasileiro e mundial.

2. Economia, Cenários Econômicos e Consumo
Ementa: Visão geral das principais teorias do pensamento macroeconômico; Economia e seus principais conceitos e aplicações. Políticas macroeconômicas. Política Monetária, Fiscal e Cambial. Funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Mercado monetário. Mercado de crédito. Cenários e Consumo: demanda e elasticidades. Evolução e tendências das variáveis que impactam a propensão ao consumo: renda, crédito, emprego e confiança do consumidor.

3. Estratégia e Análise Competitiva no Varejo
Ementa: O processo de gestão estratégica na prática. O que é estratégia. Natureza das decisões estratégicas. Análise do macroambiente. Análise do ambiente competitivo. Análise interna. Análise do modelo de negócio. Questões críticas. Recursos e competências. Investigação dos concorrentes e análise de tendências. Estratégias competitivas genéricas. Hierarquia dos planos organizacionais. Barreiras para a implementação da estratégia. O impacto do ambiente online nas estratégias das empresas varejistas. Cases de sucesso e insucesso de estratégias de empresas do varejo

4. Gestão da Inovação e Novos Modelos de Negócios
Ementa: Desmistificação a Inovação. Tipos de Inovação. Ruptura-vetores de inovação. Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócio. Processo de Inovação. Metodologias dos modelos open source, da. cocriação, do design de serviços e outras metodologias que auxiliem as análises dos modelos de negócios das empresas. Cases de inovação no varejo.

5. Business Intelligence & CRM
Ementa: Análise estratégica de dados. Sistemas de Business Intelligence. Transformação das informações em inteligência de mercado. Construção de estratégias a partir da relação entre as informações. Informações: sistemas legados, ERP, CRM e outros. Data Mining. O que é o Digital CRM? Estruturação/implementação de sistemas e processos de gestão de clientes (CRM). Réguas de relacionamento focadas em satisfação, geração de leads e vendas. Indicadores de LTV, Roas e Churn. Projetos de desenvolvimento de aplicações em BI. Cases de BI e CRM em empresas do varejo.

6. Consumer Insights
Ementa: Entender o consumidor antes de tudo como um ser humano, um indivíduo com várias extensões. Abordagem contemporânea sobre o comportamento do consumidor. Promover pensamento analítico crítico sobre o comportamento do consumidor. Discutir principais tendências a partir do comportamento do consumidor. Conhecer os processos para geração de insights e análise de consumidor. Capacitar e conhecer as ferramentas de consumer insights e tendências de comportamento e consumo.

7. Pesquisa de Mercado Aplicado ao Varejo
Ementa: O papel da pesquisa de mercado. Tipos de pesquisa de mercado. Pesquisa exploratória, descritiva e causal. Ferramentas essenciais de pesquisa de mercado: parametrização, tipos de pesquisa, amostragem, dimensionamento, caracterização de demanda de mercado. Exemplos de pesquisas usuais que podem ser utilizadas pelas empresas que atuam no varejo. Apresentação de inovações na área de pesquisa de mercado. Cases aplicáveis à área de varejo.

8. Franquias: mercado, gestão e tendências
Ementa: Desenvolvimento da franquia empresarial no Brasil. O franchising brasileiro em números. Características do franchising. Os principais desafios do franchising. Avaliação da estratégia de canal de distribuição: custo, cobertura e controle. A essência do Franchising e o papel das partes (franqueador e franqueado). Avaliação de franqueabilidade – critérios de estruturação. Motivos para não franquear um negócio. Cases de sucesso do franchising; Tendências do franchising no Brasil e no mundo.

9. Tópicos Especiais de Varejo
Ementa: Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos em gestão de varejo como: Empreendedorismo, Storytelling e branded content, Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Varejo, Prevenção de Perdas no Varejo, Analytics no Marketing Digital, Customer Experience (CX), Governança Corporativa, dentre outras.

10. Tópicos Especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.


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Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 400
 
Ministrantes: Adir Ribeiro
Alexandre Assaf Neto
Eduardo Eugenio Spers
Elisabete Furtado Bronholo
Evaristo Marzabal Neves
Fabio Mariano Borges
Fernando Curi Peres
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Jose Mauro da Costa Hernandez
Kavita Miadaira Hamza
Marcos Roberto Luppe
Marly Teresinha Pereira
Mauricio Godoi Amaral Lima
Murillo Feitosa Boccia
Pedro Carvalho de Mello


 
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