Atividade

98779 - NC-Avaliação e diagnóstico dos problemas auditivos

Período da turma: 01/03/2021 a 28/02/2022

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Descrição: Objetivo: Dar subsídios aos residentes para que possam determinar as diversas formas de apresentação/manifestação das deficiências auditivas para subsidiar as condutas terapêuticas junto ao processo de reabilitação; para avaliar o sistema auditivo em neonatos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, envolvendo avaliação comportamental, eletrofisiológica e eletroacústica; avaliar o sistema vestibular em crianças, adolescentes, adultos e idosos, por métodos subjetivos e objetivos.

Metodologia: Aulas Expositivas. Estudo e discussão de Casos Clínicos. Atividades de busca de informações em base de dados. Seminários. Elaboração de relatórios.

Programa de atividades: Triagem auditiva. Avaliação audiológica comportamental: Anamnese, Audiometria tonal liminar, Audiometria de reforço visual, Testes acumétricos e supralimiares, Logoaudiometria, Medidas da imitancia acústica. Avaliação eletrofisiológica e eletroacústica: Potenciais evocados auditivos de curta, média e longa latência, Emissões otoacústicas. Avaliação do sistema vestibular. Reabilitação vestibular. Noções teóricas da atuação do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador.

Sistema de Avaliação: Assiduidade, participação nas aulas e colaboração nas discussões, apresentações em seminários, entrega das resenhas.

Bibliografia:
Alvarenga, K.F.; Corteletti, L.C.B.J. O Mascaramento na Avaliação Audiológica: Um Guia Prático. Ed. Pulso, 2006.
Balen, S.A. et al. Saúde Auditiva: da Teoria à Prática. Ed. Santos. 2010.
Balieiro, C.R., Ficker L.B. Reabilitação Aural: a clínica fonoaudiológica e o deficiente auditivo. In: Lopes Filho, O.C. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca,1997.
Bevilacqua, M.C. et al. Tratado de Audiologia. Ed. Santos, 2011.
Bevilacqua, M.C., Moret, A.L.M. Deficiência Auditiva: Conversando com Familiares e Profissionais de Saúde. Ed Pulso, 2005.
Bevilacqua, M.C.; Formigoni, G.M.P. Audiologia Educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1997.
Campos, C.A.H., Costa, H.O.O. Tratado de Otorrinolaringologia. 1ª Edição. Ed. Roca, 2003, v. 2, p. 268-277
Caovilla, H.H. et al. Equilibriometria clínica. Ed. Atheneu, 2000.
Costa, S.S et.al. Otorrinolaringologia: Princípios e Prática. 2ª Edição. Ed. Artmed, 2006.
Fernandes, F.D.M., Mendes, B.C.A., Navas, A.L.P.G. Tratado de Fonoaudiologia. 2ª Edição. Ed. Roca, 2010.
Figueiredo, M.S. Emissões Otoacústicas e BERA. Ed. Pulso; 2003.
Frota, S. Fundamentos em Fonoaudiologia: Audiologia. 2 ª Edição. Ed. Guanabara Koogan, 2003.
Ganança, M.M. et al. Estratégias Terapêuticas em Otoneurologia. Ed. Atheneu, 2000.
Ganança, M.M, Vieira, R.M., Caovilla, H.H. Princípios de Otoneurologia. Ed. Atheneu, 1998.
Herdman, S.J. Reabilitação Vestibular. Ed. Manole, 2012.
Jerger, S., Jerger, J. Alterações Auditivas- Um manual para avaliação Clínica. Ed. Atheneu; 1989.
Katz, J. Tratado de Audiologia Clinica. 4ª Edição. Ed. Manole, 1999.
Luterman, D.M. Counseling parents of hearing-impaired children. USA, Little&Brown, 1979.
Northern, J.L.; Downs, M.P. Audição na Infância. 5ª ed. Ed. Guanabara Koogan S.A., 2005.
Portarias de saúde auditiva (Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/sas/mac/area.cfm?id_area=848): § GM 2.073/04 de 28 de setembro de 2004. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2004/GM/GM-2073.htm § SAS 587 de 07 de outubro de 2004. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2004/PT-587.htm
Russo, I.C.P.; Santos, T.M.M. Audiologia Infantil. 4ª Edição. Ed. Cortez, 2001.
Sousa, L.C.A. et al. Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. 1ª ed. Ed. São Paulo: Novo conceito Saúde, 2008.

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Juliana Nogueira Chaves
Marisa Paranhos Netto de Martino
Tyuana Sandim da Silveira Sassi


 
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