Atividade

99004 - NETF - Prevenção e intervenção nos distúrbios da alimentação, deglutição e fala nas síndromes e anomalias craniofaciais

Período da turma: 01/03/2022 a 28/02/2023

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Descrição: EMENTA
A presença de anomalias craniofaciais e síndromes são associadas às alterações da alimentação e comunicação. O gerenciamento adequado destas condições requer que o processo de reabilitação seja realizado com uma equipe interdisciplinar. O desenvolvimento de habilidades e competências para prevenção e intervenção nas anomalias craniofaciais e síndromes é essencial tanto para profissionais atuando em instituições que oferecem serviços de alta complexidade quanto aqueles na atenção básica.

OBJETIVOS
Esta disciplina visa favorecer a aquisição de conhecimentos teórico-práticos que embasem o desenvolvimento de habilidades e competências para o gerenciamento dos processos de alimentação e comunicação nas anomalias craniofaciais e síndromes genéticas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Avaliação e intervenção precoce na alimentação de pacientes com anomalias craniofaciais e síndromes genéticas.
2. Avaliação clínica e instrumental da deglutição em pacientes com anomalias craniofaciais complexas e síndromes genéticas.
3. Discussão e interpretação diagnóstica interdisciplinar de pacientes disfágicos.
4. Definição de condutas em equipe.
5. Intervenção em pacientes disfágicos.
6. Ações preventivas com enfoque na função auditiva, no desenvolvimento da fala e linguagem em pacientes com anomalias craniofaciais e síndromes genéticas.
7. Avaliação dos distúrbios da comunicação em pacientes com anomalias craniofaciais e síndromes genéticas.
8. Discussão e interpretação diagnóstica interdisciplinar de casos de pacientes com anomalias craniofaciais complexas e síndromes genéticas.
9. Encaminhamentos, monitoramento, documentação clínica, parcerias com demais áreas.
10. Elaboração de materiais multimídia.

METODOLOGIA
1. Aulas expositivas dialogadas e/ou atividades em ambiente de apoio à aprendizagem.
2. Análise e discussão de casos clínicos.
3. Análise crítica de artigos científicos.
4. Aulas práticas e/ou simulações.

RECURSOS AUDIOVISUAIS
Multimídia e/ou ferramentas de tecnologia educacional (E-Disciplinas).

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Tanto o processo ensino-aprendizagem quanto o residente serão avaliados de forma interativa observando-se:
• Presença e participação nas aulas;
• Observação da participação nas discussões de casos clínicos;
• Observação do desempenho em seminários e/ou em atividades em ambiente de apoio à aprendizagem.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA / REFERÊNCIAS
ALEMIDA, F.C.F.; BÜHLER, K.E.B.; LIMONGI, S.C.O. Protocolo de avaliação clínica da disfagia pediátrica (PAD-PED). Barueri: Pró-Fono, 2014.
BAUTZER, A.P.; DiNINNO, C.; BARBOSA, D.; HANAYAMA, E.M.; ROCHA, I.; WEYAND, I.G.; DUTKA, J.C.R.; D'AGOSTINO, L.; ZAMBRANA, N.; WEITZBERG, R.; GUTIERREZ, R.; OLIVEIRA, R.P.; CERRUTI, V.; MARINO, V.; GUEDES, Z. Administração alimentar no recém-nascido com fissura labiopalatina. 2018. Disponível em: http://abflp.org.br/wp-content/uploads/2018/10/Administrac_a_o-alimentar-RN-FLP2.pdf. Acesso em: 04/06/2019.
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COSTA, M.M.B. Videofluoroscopia: método radiológico indispensável para a prática médica. Radiol Bras. 2010; 43(2):VII-VIII.
FURKIM, A.M.; DUARTE, S.T.; SACCO, A.F.B.; SÓRIA, F.S. O uso da ausculta cervical na inferência de aspiração traqueal em crianças com paralisia cerebral. Rev. CEFAC. 2009; 11:624-29.
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OLIVEIRA, R.P. Abordagem Fonoaudiológica das Disfagias em Malformações Craniofaciais. In: Levy, D.S.; Almeida, S.T. Disfagia Infantil. 1 ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2018, v. 1, p. 155-160.
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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NASSAR, E.; MARQUES, I.L.; TRINDADE JUNIOR, A.S.; BETTIOL, H. Feeding-facilitating techniques for nursing infant with Robin Sequence. Cleft Palate Craniofac J. 2006; 43:55-60.
SHER, A.E. Mechanisms of airway obstruction in Robin Sequence: implications for treatment.Cleft Palate Craniofac J. 1992; 29:224-34.
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WEIR, K.; McMAHON, S.; BARRY, L.; WARE, R.; MASTERS, B.; CHANG, A.B. Oropharyngeal Aspiration and Pneumonia in Children. Pediatric Pulmonology. 2007;42:1024–31.

Carga Horária:

100 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 4
 
Ministrantes: Haline Coracine Miguel
Tatiane Totta Salgado


 
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