Atividade

99013 - NETP - Acompanhamento familiar e da reabilitação psicossocial nas fissuras labiopalatinas

Período da turma: 01/03/2022 a 28/02/2023

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Descrição: EMENTA
Visão globalizada da pessoa com deficiência - especificamente as com anomalias craniofaciais - e as repercussões psicossociais nos diferentes contextos, individual, familiar e social, propiciando ao aluno o desenvolvimento de ações, tanto preventivas, como de intervenção.

OBJETIVOS
• Fornecer ao aluno conhecimentos para a compreensão dos aspectos psicossociais e familiares na reabilitação de pessoas com anomalias craniofaciais.
• Oferecer subsídios para o avanço da reflexão sobre as questões sociais que permeiam as relações familiares e comunitárias.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I - Anomalias craniofaciais e aspectos psicossociais
1.1 - A família: conceituação, impacto e enfrentamento diante do nascimento de crianças com fissuras labiopalatais
1.2 - Repercussões psicossociais nas diferentes fases do desenvolvimento
1.2.1 - Socialização
1.2.2 - Escolarização
1.2.3 - Profissão
1.2.4 - Idade adulta
Unidade II - A família e os aspectos psicossociais
2.1 - A família e proteção social
2.2 - O perfil da família brasileira
2.3 - Família e o contexto emocional
2.4 - O vínculo profissional-família no contexto hospitalar
2.5 - A importância da família no processo de saúde e reabilitação
2.6 - Internação hospitalar: impacto no cliente e na família

METODOLOGIA
• Participação ativa dos alunos no desenvolvimento da disciplina, estudo de artigos científicos, discussão de casos e apresentação em forma de seminários.
• Aulas expositivas, apresentação de vídeos, atividades de busca de informações em bases de dados, estudo autodirigido, visitas técnicas, dinâmica de grupo.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Assiduidade, participação nas aulas, apresentação em seminários, estudo autodirigido, discussão de casos clínicos e relatórios.

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
AMARAL, V.L.A.R. do. Aspectos Psicossociais. In: Altmann, E.B.C. Fissuras labiopalatinas. São Paulo: Pro-fono. 4 ed. Departamento editorial. p. 501-514, 1997.
BACHEGA, M.I. Má-formação lábio-palatal em pacientes de 14 a 18 anos, atendidos há cinco anos ou mais, em hospital especializado: percepção do defeito e percepção sobre a instituição - Bauru, SP, 1992. São Paulo, 1993. 173p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola Paulista de Medicina, 1993.
BACHEGA, M.I. Indicadores psicossociais e repercussões ma qualidade de vida de adolescentes com fissura labiopalatal. Botucatu, 2002. Tese (Doutorado em Pediatria) – Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, 2002.
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BROERING,C.V.; CREPALDI, M.A. Preparação psicológica para a cirurgia em pediatria: importância, técnicas e limitações. Paidéia, v.18, n.39, p. 61-72, 2008.
CALDERÓN, A.I: GUIMARÂES R.F. Família: a crise de um modelo hegemônico. In: Revista serviço social e sociedade nº 46. São Paulo: Cortez, 1994. p. 21-34
CARVALHO, A.P.B., TAVANO, L.D’.A. Avaliação das reações dos pais, diante do nascimento e tratamento dos filhos portadores de fissura lábio-palatal, no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – USP/Bauru. II Encontro Científico da Pós-Graduação do HRAC, 4 a 6 de dezembro de 1998, HRAC, Bauru-SP. p. 59.
CAMARGO, R.B. O desvelamento das relações sociais e a busca dos efeitos do início tardio do tratamento dos pacientes portadores de fissuras no HPRLLP. Bauru: Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, Universidade de São Paulo, 1994. 102p.
CAMARGO, S., LEHFELD, N.A.S., CUSTÓDIO, S.A.M. Deficiência na adolescência: um estigma de exclusão social? Bauru, 1998. 80p. Monografia (Especialização em Serviço Social) Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, Universidade de São Paulo. 1998.
CARDOSO, A. de L. Preparando hoje os pais do amanhã. Bauru, 2000. 101p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social de Bauru, Instituição Toledo de Ensino, 2000.
COLARES, V.; RICHMAN, L. Fatores psicológicos e sociais relacionados às crianças portadoras de fissuras labiopalatais. Pediatria Moderna, v.38, n.11, p. 513-516, 2002.
FELICIX, M.C. A vivência emocional do estigma pela criança com fissura lábio-palatal. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia Clínica) – Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, Bauru, 13f, 2004.
FRANCISCO, C.F. Avaliação dos indicadores psicossociais de pacientes adultos com fissura labiopalatal em tratamento no HRAC-USP. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia Clínica) – Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade, 23f, 2002.
FURNESS, P. et al. Coming to terms: a grounded theory of adaptation to facial surgery in adulthood. Journal of Health Psychology. v.11, n.3, p. 453-466, 2006.
GARCIA, J.R.L. Auto-imagem em pacientes adultos com fissura lábio-palatal: uma análise através do desenho da figura humana. Bauru. 1997. 69p. Monografia (Especialização em Psicologia Clínica) Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais, Universidade de São Paulo, 1997.
GOMES, A.G.; PICCININI, C.A. Malformação no bebê e maternidade: aspectos teóricos e clínicos. Psicologia Clínica. v.22, n.5, p. 15-38, 2010.
KAP-SIMON, K.A.; SIMON, D.J.; KRISSOVICH, S. Self-perception, social skills, adjustment, and inhibition in young adolescentes with craniofacial anomalies. Cleft Palate-Craniofacial J, 1992; 29:352-6.
LAGO, C.P.; NUNES, M.L.T. Reações, sentimentos, atitudes de mães de portadores de fissura lábio-palatais e causas atribuídas à malformação. Revista Odonto Ciência. v.17, n.37, p. 223-230, jul-set 2002.
LEMES, L.C.; BARBOSA, M.A.M. Comunicando à mãe o nascimento do filho com deficiência. Acta Paul. Enferm., São Paulo, v.20, n.4, p. 441-445, out./dez. 2007.
TRETTENE, A.S. et al. Dúvidas de cuidadores de crianças com fissura labiopalatina sobre os cuidados pós-operatórios de queiloplastia e palatoplastia. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v.48, n.6, p. 994-998, 2014.
VERONEZ, F.S. et. al. Aspectos psicossociais dos pacientes com fissura labiopalatina. Revista OMNIA Saúde. v.6, n.1, p. 27-33, maio-jul 2009.

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Mariani da Costa Ribas
Midori Otake Yamada
Oleana Rodrigues Maciel de Andrade
Valéria Cristina Zane


 
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