Atividade

99014 - NETP - Estudos de temas específicos da área

Período da turma: 01/03/2022 a 28/02/2023

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Descrição: JUSTIFICATIVA
Formar profissionais de saúde, especialistas em síndromes e anomalias craniofaciais, com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício da profissão em Psicologia na modalidade de Clínica Psicológica.

OBJETIVOS
• Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos.
• Possibilitar a transposição de conceitos para a prática profissional, a fim de que possam reconhecer seus diferentes aspectos e características.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Conhecimento e avanços sobre o tratamento das fissuras labiopalatinas e anomalias relacionadas.
• Estratégias e ferramentas para cuidadores/familiares de pessoas com deficiência.
• Habilidades educativas parentais e profissionais.

METODOLOGIA
Apresentação de vídeos, atividades de busca de informações em bases de dados, leitura e discussão de textos, dinâmica de grupo, palestras, seminários, encontros, estudo autodirigido.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Participação nas aulas, seminários, estudo de material indicado e entrega de resenhas críticas.

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
ABRISQUETA-GOMEZ, J.; SANTOS, F.H. Reabilitação Neuropsicológica: da teoria à prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006.
ANDRADE, V.M.; SANTOS, F.H.; BUENO, O.F.A. Neuropsicologia Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
BARALDI, D.M.; SILVARES, E.F.M. Treino de HS em grupo com crianças agressivas, associado à orientação dos pais: Analise empírica de uma proposta de atendimento. In Del Prette, A.; Del Prette, Z.A.P. (orgs.) Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: Questões conceituais, Avaliação e Intervenção. Campinas: Alínea, p. 235-258, 2003.
BEE, H. A Criança em Desenvolvimento, no Brasil, pela ARTMED, 2003, 9a ed.
BOLSONI-SILVA, A.T.; Marturano, E.M.; Silveira, F.F. Cartilha informativa. Orientação para pais e mães. São Carlos: Suprema Editora, 2006.
CIASCA, S.M. (org.) Distúrbio de Aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinary. SP:Casa do psicólogo, 2003.
DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das relações interpessoais. Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001.
DEL PRETTE, Z.A.P.; BANDEIRA, B.; DEL PRETTE, A. (orgs.) Estudo sobre Habilidades Sociais e Relacionamento Interpessoal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z.A.P. (Eds.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
DEL PRETTE, A.; PEREIRA, C.S. Procedimentos de observação em situações estruturadas para avaliação de habilidades sociais profissionais de adolescentes. Revista Psicolog, n. 1, p. 55-67, 2008.
DESSEN, M.A.; COSTA JUNIOR, A.L. A Ciência do Desenvolvimento Humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005.
FONSECA, V. da. Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem. São Paulo: Vozes, 2007.
GIL, R. Neuropsicologia. São Paulo: Santos, 2002.
LEFRANÇOIS, G.R. Teorias da Aprendizagem. Cengage Learning. 2008.
LURIA, A.R.; LEONTIEV, L.; VYGOTSKY, L.S. Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Ed. Moraes, 1991.
MALLOY-DINIZ, L.F et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
STENBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Carga Horária:

240 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Mariani da Costa Ribas
Oleana Rodrigues Maciel de Andrade
Valéria Cristina Zane


 
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