Atividade

99015 - NETP - Orientação, elaboração e apresentação do TCR

Período da turma: 01/03/2022 a 28/02/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA
• Elaboração e construção do projeto de pesquisa.
• Discussão da estrutura básicas de projeto e esclarecimento da organização do trabalho monográfico de conclusão de curso, desde os critérios de seleção do tema, da problemática, do percurso metodológico e bibliográfico.

OBJETIVO
Capacitar o aluno para a realização de pesquisas em situações concretas da realidade, sistematizando a elaboração do projeto de pesquisa, a coleta, análise e interpretação de dados bem como do relatório de pesquisa sob a forma de trabalho científico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I - Planejamento de pesquisa
1.1 - O projeto de pesquisa
1.1.1 - A escolha do tema
1.1.2 - Justificativa e fundamentação teórica
1.1.3 - Objetivos (geral e específicos)
1.1.4 - Metodologia: universo, amostra e instrumental
1.1.5 - Forma de análise dos dados
1.1.6 - Cronograma
1.1.7 - Referências
1.2 - Tipologia da pesquisa
1.2.1 - Pesquisa qualitativa
1.2.2 - Pesquisa quantitativa
1.3 - Instrumentos de coleta de dados
1.3.1 - Observação
1.3.2 - Entrevista
1.3.3 - Questionário
1.3.4 - Formulário
1.3.5 - Depoimento
1.3.6 - História de vida
1.3.7 - Grupo focal
1.3.8 - Análise documental
Unidade II - Coleta de dados
2.1 - Elaboração dos instrumentos de coleta de dados
2.2 - Pré-teste
2.3 - Aplicação dos instrumentos
Unidade III - Análise de dados
3.1 - Sistematização de dados
3.2 - A Compreensão dos dados
3.3 - Análise de conteúdo
3.4 - Relatório de pesquisa

METODOLOGIA
Orientação, elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR).

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
ALCOFORADO, M.G. Elaboração de projetos de pesquisa. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. v.1. p. 719-738.
ALCOFORADO, M.G. Monografia Final. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. v.1. p. 741-760.
BARBIER, R.A Pesquisa-Ação. Brasília: Líber Livro. 2007. 159p. (Série Pesquisa, v. 3).
BARROS, A.J.P.; LEHFELD, N.A.S. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
BASTID, R. Introdução a Dois Estudos Sobre a Técnica das Histórias de Vida Sociológica. São Paulo: 1953.
BOURGUIGNON, J.A. A particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social. São Paulo: Veras ed. 2008. 232p.
CAREGNATO, R.C.A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto – Enfermagem,15(4): 679-684. 2006. Recuperado em: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000400017.
CHIZZOTTI, A. Pesquisas Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 142p.
CHIZZOTTI, A. Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2008. 164p.
COSTA, F.S. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Plano Ed., 2004. 80p. (Série Pesquisa em Educação, v.7).
DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Líber Livro. 2004. 140p. (Série Pesquisa em Educação, v.8).
FERNANDES, H. Questão em debate: técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência? Cadernos CERU, n.3, série 11, p. 148-160, 1991.
FILHO, J.M.; LEHFELD N.A.S. (orgs.) Prática de Pesquisa. Franca: UNESP, 2004. 178p.
FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução Costa, J.E. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 39-49.
FRANCO, M.L.P.B. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p. (Série Pesquisa em Educação, v.6).
GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.1).
GATTI, B.A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro. 2005. 77p. (Série Pesquisa em Educação, v.10).
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1991.
_______. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1989.
GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do Trabalho Científico e Recursos Informacionais na Área da Saúde. São Paulo: editora Santos, 2008. 208p.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do Trabalho Científico – 2 ed. São Paulo: Atlas, 1989.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A.M. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber Livro Ed. 2005. 97p. (Série Pesquisa, v.12).
MARSIGLIA, R.M.G. O projeto de pesquisa em Serviço Social. In: Capacitação em Serviço Social: Mód. 5 – Intervenção e Pesquisa em Serviço Social. Brasília: UnB Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distância, 2001. p. 19-44.
MARTINELLI, M.L. O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social. In: O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social: Um instigante desafio. Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social. PUCSP – NEPI. 2 ed. n.1. 1994. p. 11-18.
_______. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MARTINELLI, M.L. (org.) Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999.
MARTINS, H.H.T.S. Técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência? Cadernos CERU, n.3, série 11, p. 161-165, 1991.
MAZZOTTI, A.J.A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1992.
MINAYO, M.C.S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: _______. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 7 ed. Petrópolis: Vozes. 1994. p. 9-29 (Temas sociais).
MINAYO, M.C.S. A pesquisa qualitativa. Desafios da pesquisa em Saúde. In: Simpósio de Serviço Social de Saúde/1998. São Paulo. Tv Med. 1998. [1 vídeo cassete].
MINAYO, M.C.S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 7 ed. 1994. 80p.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M.H.T.A. O Processo de Pesquisa Iniciação. Brasília: Líber Livro Ed. 2 ed. 2006. 124p. (Série Pesquisa, v.2).
QUEIROZ, M.I.P. Variações Sobre a Técnica de Gravador no Registro da Informação Viva. São Paulo: CERU, 1983.
QUEIROZ, M.L. O pesquisador, o problema da pesquisa, a escolha de técnicas: algumas reflexões. In: Lang, A.B.S.G.(org.). Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo: CERU, 1992. p. 13-29 (Textos CERU, 2, n.3).
RODRIGUES, M.L. Refletindo sobre análise e interpretação de dados em pesquisa. In: _______. Cultivando a Pesquisa: reflexões sobre a investigação em ciências sociais e humanas. Franca: UNESP, 1998. 63p. p. 53-63.
RODRIGUES, M.L.; NEVES, P.N. (orgs.) Cultivando a Pesquisa: reflexões sobre a investigação em ciências sociais e humanas. Franca: Unesp, 1998.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p.
SZYMANSKI, H. (org.) A entrevista na Pesquisa em Educação: a prática reflexiva. Brasília: Líber Livro Ed. 2004. 87p. (Série Pesquisa em Educação, v.4).
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS. Guia de orientação para elaboração de monografia, dissertação e tese. Bauru: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2003.
VIANNA, H.M. Pesquisa em Educação a observação. Brasília: Líber Livro. 2007. 108p. (Série Pesquisa, v.5).

Carga Horária:

156 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Mariani da Costa Ribas
Oleana Rodrigues Maciel de Andrade
Valéria Cristina Zane


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP