Atividade

99133 - A Botânica no Cotidiano V - 2021

Período:
Segunda 18:00 às 21:00
 
Descrição: Projeto de Cultura e Extensão - Universidade de São Paulo - Instituto de Biociências

Curso de Atualização para professores da Educação Básica
“A Botânica no Cotidiano V - 2021”

Coordenadora: Profa Dra Fungyi Chow
Vice-coordenadora: Profa Dra Déborah Yara A. C. dos Santos

Período do curso: 12/abril - 28/junho/2021

Resumo
Desde 2004, cursos de atualização em temas gerais da Botânica têm sido oferecidos a professores da Educação Básica. Os cursos são oferecidos como atividades de extensão universitária visando contribuir com a desmistificação do ensino da Botânica e contribuir com a formação continuada desses professores. A proposta de 2021 contará com a participação como convidados de outros docentes, discentes e pós-doutores do Departamento de Botânica do IB-USP na realização de atividades síncronas durante 12 encontros e atividades assíncronas. Ao longo desses anos, temos percebido sérias lacunas na formação dos professores/educadores, tanto do ponto de vista de conteúdo como no uso de estratégias didáticas dinâmicas em sala de aula. Nesse contexto, propomos um curso voltado à: a) discussão sobre o significado de “aula prática” como estratégia pedagógica e a necessidade de planejamento e escolha da estratégia didática; b) realização de atividades teórico-práticas visando a atualização dos professores/educadores com temas ligados ao cotidiano e a aspectos atuais da Botânica; c) contextualização de conteúdos conceituais botânicos mediante aplicação de atividades teórico-práticas com diversas ferramentas didáticas. Com a proposta deste curso esperamos colaborar com a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica através da atualização e formação continuada dos professores, fomentando discussões relacionadas a temas botânicos.

Objetivos
a) Desmistificar o ensino de Botânica por meio de uma abordagem atualizada e contextualizada;
b) Estimular professores da Educação Básica no desenvolvimento de diferentes estratégias didáticas nas suas atuações em sala de aula;
c) Discutir e refletir sobre o significado de aulas práticas no seu sentido amplo e sua aplicação.

Descrição sumária
Descrição segundo a Tecnologia (Descrever o programa do curso e a orientação dos alunos, segundo a tecnologia aplicada para realização do curso):
As atividades serão na modalidade remota com encontros síncronos e atividades assíncronas. Os participantes serão avaliados através da frequência nos encontros remotos (mínimo 75%), execução e entrega das atividades remotas.
Sistemática de Comunicação (Especificar e justificar a sistemática de comunicação interativa adotada, indicando a periodicidade dos contatos, a infra-estrutura necessária aos docentes e alunos (correios, fax, computador, telefone e afins):
O curso terá carga horária total de 60 h, com aulas às 2ª-feiras das 18h – 21h, no período de 12/abril - 28/junho/2021 (36 h aulas síncronas + 24 h período de estudo). A sistemática de comunicação interativa será via encontros remotos síncronos mediados por computador e conexão de internet.
Recursos de Instrução (Descrever os recursos de instrução: impressos (apostilas, livros, manuais e afins); audiovisuais (vídeo, filmes e afins); outros (disquetes e afins), indicando os materiais especialmente desenvolvidos para o curso; e a sistemática de estudo prevista para o estudante e sua respectiva orientação, considerando-se que a auto-instrução será a base do curso e descrever o sistema de acompanhamento, controle e supervisão do rendimento do aluno):
Recursos de instrução: material impresso (apostilas, publicações e afins), audiovisual (vídeo-aulas, vídeos e afins), material desenvolvido para o curso (apostilas on-line e impresso).
Sistemática de estudo: abordagem dialogada de conceitos e desenvolvimento de atividades práticas voltadas à realidade escolar; realização de exercícios para fixação de conceitos baseado em material disponível em vídeo-aulas (portal e-aulas da USP).

Planejamento das atividades
Aulas: 2ª-feiras (18h – 21h); 12/abril - 28/junho/2021.
Os temas abordados durante o curso serão: Árvore da vida, A Botânica no cotidiano, Filogenia e sistemática, Os grandes grupos de plantas terrestres, Ciclos de vida, Organização do corpo vegetal, Morfologia floral, Anatomia vegetal, Transgênicos e OGMs.

Metodologia:
1. Abordagem dialogada de conceitos e desenvolvimento de atividades práticas voltadas à realidade escolar;
2. Realização de exercícios para fixação de conceitos baseado em material disponível em vídeo-aulas (portal e-aulas da USP).

Formas de avaliação:
1. Acompanhamento da evolução do aluno através da discussão das aulas teórico-práticas;
2. Participação dos alunos nas discussões e aulas teórico-práticas;
3. Execução e entrega dos estudos dirigidos;
4. Execução e entrega da resenha;
5. Frequência nas aulas.

Bibliografia
Ambrose, B.A., Purugganan, M. 2013. The evolution of plant form. Annual Plant Review Volume 45. Wiley-Blackwell, Chichester, 382p.
Anastasiou, L.G. C., Alves, L.P. 2009. Processos de ensinagem na Universidade. 8ª Ed. Editora Univille, Joinville, 155p.
Judd, W.S., Campbell, C.S., Kellogg, E.A., Stevens, P.F., Donoghue, M.J. 2009. Sistemática Vegetal. Um enfoque filogenético. 3a ed. Editora Artmed, Porto Alegre.
Prokop, P., Prokop, M., Tunnicliffe, S.D. 2007. Is biology boring? Student attitudes toward biology. Journal of Biological Education 42: 36-39.
Raven, P.H., Evert, R.F., Eichorn, S.E. 2007. Biologia Vegetal. 7ª edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 830p.
Salatino, A., Buckeridge, M. 2016. Mas de que serve saber botânica? Estudos Avançados 30(87): 177-196.
Santos, D.Y.A.C., Ceccantini, G. 2004. Propostas para o ensino de Botânica. Manual do curso para atualização de professores dos ensinos Fundamental e Médio. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica. ISBN 85-85658-17-7.
Santos, D.Y.A.C., Chow, F., Furlan, C.M. 2008. A Botânica no cotidiano. Apostila do curso para atualização de professores de Educação Básica. Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica. ISBN 978-85-85658-21-2.
Santos, D.Y.A.C., Chow, F., Furlan, C.M. 2012. A Botânica no cotidiano. Editora Holos, Ribeirão Preto.
Zoldosova, K., Prokop, P. 2006. Education in the Field Influences Children’s Ideas and Interest toward Science. Journal of Science Education and Technology 15: 304-313.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 64
 
Ministrantes: Deborah Yara Alves Cursino dos Santos
Fanly Fungyi Chow Ho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP