Atividade

99137 - Módulo IV – Administração de Operações e Processos

Período da turma: 29/10/2022 a 11/02/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1.Ergonomia e Organização no Trabalho

Objetivo Geral:
Apresentar aos alunos conceitos e práticas que auxiliem a criação de ambientes adequados de trabalho, bem como de rotinas mais eficientes para a otimização das atividades, aumento da produtividade, eficácia e satisfação dos usuários.

Conteúdo Programático:
-Ergonomia de locais de trabalho
-Conforto térmico, acústico e iluminação
-Regras básicas para locais de trabalho: NR 17
-Noções básicas de segurança
-Planejamento e organização do trabalho
-Gestão do uso do tempo
-Definição de prioridades
-Reuniões bem-sucedidas
-Delegação
-Procrastinação

Bibliografia:
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora Nº 17. Brasília, 2002. Disponível em: .
DAYCHOUM, M. 40 + 4 ferramentas e técnicas de gerenciamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.
ZEIGLER, K. Getting Organized at Work: 24 Lessons for Setting Goals, Establishing Priorities, and Managing Your Time. New York: McGraw-Hill Professional, 2008.
ZEIGLER, K. Como se tornar mais organizado e produtivo. 24 lições para estabelecer metas, definir prioridades e gerenciar seu tempo. Col. Desenvolvimento Profissional, vol. 7, Exame Você S/A. São Paulo: Sextante, 2007

2.Gestão por Processo

Objetivo Geral:
Apresentar conceitos e técnicas de racionalização de processos, segundo uma abordagem de reengenharia de processos apoiada em tecnologia. Relacionar esforços de racionalização e otimização de processos organizacionais, a tecnologia e os ganhos de produtividade, qualidade e competitividade em organizações.

Conteúdo Programático:
- Enfoque sistêmico e estratégia corporativa;
- Conceitos básicos de reengenharia;
- A organização do trabalho: definição de processos;
- Características dos novos processos;
- A importância do fluxo de informações;
- Metas e clientes dos processos;
- Necessidades dos clientes dos processos
- Identificando a oportunidade de otimização de processos;
- Mapeamento dos processos organizacionais;
- Aplicações em casos práticos;
- A organização do trabalho: características do novo trabalhador;
- O papel do gerente e a reengenharia;
- Administração de projetos de reengenharia;
- O apoio da TIs na reengenharia.

Bibliografia:
ALBUQUERQUE, A.; ROCHA, P. Sincronismo Organizacional: como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva. 2007
HAMMER, M. Além da Reengenharia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CURRID, C. Ferramentas para a Reengenharia. Rio de Janeiro: Record, 1995.
CRUZ, T. Workflow - a tecnologia que vai revolucionar processos. São Paulo: Atlas, 1998.
DE SORDI, J. O. Gestão por Processos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ALBRECHT, K. Serviços revolucionários. São Paulo: Pioneira, 1994.
PAIM, R. et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman. 2009.
TOMASKO, R.M. Rethinking - Repensando as corporações. São Paulo: Makron Books, 1994.
VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem de processo de negócio: foco na notação BPMN. São Paulo: Atlas, 2009.

3. Sistemas de Qualidade

Objetivo Geral:
Relacionar a qualidade e produtividade em níveis integrados com a estratégia e produtividade das organizações, apresentando os principais conceitos, ferramentas e técnicas modernas e mais difundidas nesse campo.

Conteúdo Programático:
- Conceitos de qualidade e produtividade;
- Controle da qualidade;
- Custos de controle da qualidade;
- Medidas de qualidade de bens e serviços;
- Medidas de produtividade;
- Medidas de insumo;
- Produtividade na área de serviços;
- Produtividade: Necessidade de medições. Objetivo, tipos de medições, principais medidas de performance de um sistema organizacional;
- Sistemas de gestão da produtividade;
- Visões da qualidade;
- Qualidade total: origens, implementação e prêmios da qualidade;
- Critérios de avaliação da qualidade de serviço.

Bibliografia:
CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia de Informação. 4.ed. Porto Alegre: Bookman 2005.
GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
JURAN, J. M. Qualidade desde o projeto. São Paulo: Pioneira 2002.
KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. 5. ed. São Paulo: Editora Gente, 1993.
LAS CASAS, A. L. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MOREIRA, D. A. Medida da Produtividade na Empresa Moderna. São Paulo: Pioneira, 1991.
MOREIRA, D. A. Dimensões do Desempenho em Manufatura e Serviços. São Paulo: Pioneira, 1996.
MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 1995.
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
DEMING, E. W. Saia da crise: as 14 lições definitivas para controle da qualidade. São Paulo: Futura, 2003.
ROTONDARO, R. G. et al. Seis sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
SCHOLTES, P. R. Times da qualidade: como usar equipes para melhorar a qualidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

4.Evento de Estudo de Caso

Objetivo Geral:
Apresentar situações e soluções práticas e reais vivenciadas por organizações brasileiras e internacionais

Conteúdo Programático:
Resolução e apresentação de casos de empresas brasileiras e internacionais

5.Operações Internacionais

Objetivo Geral:
Examinar o ambiente do comércio e investimento internacional e verificar como o gerente de empresas privadas e agentes governamentais podem se comportar a medida que recebem interesses próprios sob diferentes regras. Levantar questões que envolvam operações internacionais e estar como os princípios da economia e gerenciamento podem sugerir respostas apropriadas ao executivo internacional. Para exemplificar usa-se os casos da Harvard Business School.

Conteúdo Programático:
- A dimensão internacional dos negócios: diferenças nacionais em sistemas de negócios;
- Sistemas de negócios;
- Eficiência econômica das instituições nacionais: caso da China.
- Indústrias maduras;
- Indústrias de tecnologia;
- Negócios: ajudando a moldar o regime de comércio internacional;
- Exportando e importando.

Bibliografia:
BERGSTRAND, J. H. Empresa Global - 25 princípios para operações Internacionais. São Paulo: Publifolha, 2002.
DANIELS, J.; RADEBAUGH, L.; SULLIVAN, D. International Business: Environments & Operations. 14. ed. Prentice Hall, 2012.
HILL, C. W. L . International Business: competing in the global market place. 3 ed. Burr Ridge: Irwin McGraw-Hill, 1999.
RARICK, C. International Business: Cases and Exercises. 2. ed. Prentice Hall, 2009.

6.Comércio Exterior

Objetivo Geral:
Compreender técnicas e ferramentas para negociações e internacionalização de empresas e produtos com foco na competitividade global.

Conteúdo Programático:
- Perfil do exportador e suas responsabilidades no comércio internacional;
- Mercado internacional: regras e práticas;
- Internacionalização de empresas e de produtos;
- Estrutura do comércio exterior brasileiro;
- Sistema integrado do comércio brasileiro
- Contratos internacionais de compra e venda;
- Formação de preços no comércio exterior
- Procedimentos administrativos das exportações

Bibliografia:
BIZELLI, J. dos S.; BARBOSA, R. Noções Básicas de Importação. São Paulo: Aduaneiras, 1997.
CARLUCCI, J. L. Uma Introdução ao Direito Aduaneiro. São Paulo: Aduaneiras, 1997.
EXPORTAR. Competividade e Internacionalização: guia prático do exportador. São Paulo: Makron Books, 1997.
FIGUEIRAS, M. S. Mercosul no contexto Latino-Americano. São Paulo: Atlas, 1996.
MAIA, J. de M. Economia internacional e comércio exterior. São Paulo: Atlas, 1998.
VAZQUEZ, J. L. Manual de Exportação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002

7.Logística de Supply Chain

Objetivo Geral:
Demonstrar com uma função sistêmica de otimização de fluxo de materiais e informações de uma organização integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais rapidamente, fazendo com que o produto chegue ao destino com qualidade e no tempo certo.

Conteúdo Programático:
- Administração de Supply Chain no Mac Donald´s de Moscou;
- Projeto de Supply Chain: um assunto estratégico;
- Gerenciamento da Supply Chain: um assunto estratégico;
- Ligações com SAP e impacto da internet na Supply Chain;
- A cadeia global de suprimentos: as relações entre as instalações e suas funções;
- Gerenciamento da cadeia global: relacionamento entre compradores, fornecedores e clientes;
- Tipos de instalações e seus impactos nas operações da empresa;
- Decisões sobre localização da empresa;
- A visão estratégica do processo de localização;
- Planejamento do local;
- A importância e os fatores que influenciam as decisões sobre localização;
- Tipos de instalações: bens versus serviços;
- Avaliação de alternativas de localização;
- Análises e técnicas de localização;
- Sistemas de transporte e distribuição.

Bibliografia:
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BOWERSOX, D. J., CLOSS, D.J. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus, 2007
BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J.; COOPER, M.B. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2008.
COUGHLAN, A.T.; ANDERSON, E.; STERN, L.W.; EL-ANSARY A.I. Canais de Marketing e Distribuição. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
PIRES, S.R.I. Gestão da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas. 2004.
MARTEL, A.; VIEIRA, D.R. Análise e Projeto de Redes Logísticas. São Paulo: Saraiva, 2008
NOVAES, A. G. N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física . 3. ed. São Paulo: Edgard Brucher, 2000.
SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKI, P.; SIMCHI-LEVI, E. Cadeia de suprimentos projeto e gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.





8. Operações em Serviços

Objetivo Geral:
Apresentar a importância da gestão de operações em serviços para contribuir para o aumento da competitividade das organizações

Conteúdo Programático:
- Conceitos e funções de estratégia para a criação de vantagens competitivas em operações de serviços;
- Objetivos qualificadores e ganhadores de pedidos;
- Decisões estratégicas de processos;
- Alternativas estratégicas;
- Integração com as demais áreas de negócios;
- Planejamento de operações;

Bibliografia:.
CHASE, R. B.; JACOBS, F. R.; AQUILANO, N. J. Administração da produção para a vantagem competitiva. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
CORRÊA, H. L; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FERNANDES, F. C. F.; GODINHO FILHO, M. Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. São Paulo: Atlas, 2010
HAYES, R.; PISANO, G.; UPTON, D.; WHEELWRIGHT, S. Produção, estratégia e tecnologia: em busca da vantagem competitiva. Tradução Marcelo Klippel. Porto Alegre: Bookman, 2008. 384 p.
KRAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de produção e operações. Tradução Miriam Santos Ribeiro de Oliveira.8. ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005.
TUBINO, D. F. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008.

9. Sistemas de Produção e Operação

Objetivo Geral:
Situar a área de produção no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos alunos como a administração das operações (industriais, serviços ou burocráticas) pode contribuir estrategicamente para tornar a empresa mais competitiva, apresentando ferramentas, técnicas e conceitos modernos nessa área.

Conteúdo Programático:
- Administração da Produção: conceitos, evolução e funções gerenciais;
- O sistema de produção: tipos de sistema de produção;
- Relacionamento sistêmico da produção;
- O processo de tomada de decisão;
- Arranjo físico: aspectos gerais;
- Tipos básicos de arranjo físico;
- Planejamento, métodos, desenvolvimento e utilização estratégica do arranjo físico;
- Projeto do produto e planejamento e análise de processos;
- Ciclo de vida de um produto;
- Adaptação do produto ao processo;
- Confiabilidade de produtos;
- Projetos de serviços;
- Projeto e medida do trabalho;
- Just in time: filosofia, síntese do sistema, estruturação e controles;
- Sistemas de MRP e OPT: síntese do sistema, estruturação e controles.

Carga Horária:

56 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Alexandre de Castro Moura Duarte
Marcio Mattos Borges de Oliveira
Rodrigo Galvão de Souza Faleiros
Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP