Atividade

99139 - Módulo V – Gestão de Pessoas e Organização Empresarial

Período da turma: 04/03/2023 a 06/05/2023

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Descrição: 1.Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento

Objetivo Geral:
Identificar os principais pressupostos teóricos que fundamentam a definição das políticas e práticas de recrutamento e seleção da administração de recursos humanos nas organizações, além de atividades e procedimentos dos subsistemas, treinamento e desenvolvimento; avaliação e desempenho e comunicação e os impactos da sua operacionalização da organização.

Conteúdo Programático:
- Recrutando candidatos;
- Criando comprometimento;
- Promoção interna;
- O processo de seleção;
- Questões éticas e legais;
- Tipos de testes;
- Simulações e amostras de trabalho;
- Aplicação em pequenas empresas;
- Tecnologia de informação em Recursos Humanos: recrutando pela internet;
- Contexto competitivo atual. Treinamento e desenvolvimento;
- Processo de treinamento;
- Conceitos de treinamento e desenvolvimento;
- Processo de treinamento;
- Avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento;
- Educação corporativa.

Bibliografia:
BERGAMINI, C.; CODA, R. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Liderança e Motivação. São Paulo: Atlas,1997.
DESSLER, G. Administração de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2003.
FLEURY, M. T. L. As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.
FRANÇA, A. C. L. Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2013.
HANASHIRO, D.M.M.; TEIXEIRA, M.L.M.; ZACCARELLI, L.M. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007.
MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

2.Direito do Trabalho

Objetivo Geral:
Proporcionar ao aluno o conhecimento das questões sociais, as relações de trabalho a legislação trabalhista, tanto no seu aspecto histórico e sua evolução até os tempos atuais, como as modernas formas de contrato de trabalho, diante das dificuldades de um mundo globalizado e altamente competitivo, para que haja um relacionamento harmonioso e justo entre o capital e o trabalho.

Conteúdo Programático:
- Formação histórica do Direito do Trabalho;
- Direito individual do Trabalho;
- Princípios do Direito do Trabalho;
- A relação do emprego e o contrato de trabalho;
- Empregado e empregador / a formação do contrato;
- O conteúdo do contrato, (remuneração, jornada de trabalho, descanso semanal remunerado, férias);
- Alteração do contrato de trabalho. O poder hierárquico do empregador;
- Suspensão e interrupção do contrato de trabalho;
- Cessação do contrato de Trabalho;
- Direito coletivo do Trabalho;
- A justiça do Trabalho e o processo trabalhista.

Bibliografia:
BARROS, A. M. de. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTR, 2007.
BOHLANDER G.; SNELL S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thomson, 2003.
FLEURY, M. T. L. As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.
MOHRMAN, A. M.; LAWER III, E.E. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Makron books, 1995.
MAGANO, O.B. Manual de Direito do Trabalho. 4 ed. São Paulo: LTR,1993.
NASCIMENTO, A.M. Iniciação ao Direito do Trabalho. 40. ed. São Paulo: LTR, 2015.
MARTINS, S. P. Direito do trabalho. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
RUSSOMANO, M.V. Curso de direito do trabalho. Curitiba: Juruá, 2005.
SANTOS, J. F. dos. Manual de direito individual e coletivo do trabalho. São Paulo: Atlas, 2004.
SANTOS, R. L. dos. Teoria das normas coletivas. 3. ed. São Paulo: LTR, 2014.
SILVESTRE, R. M. Os novos paradigmas do direito do trabalho. São Paulo: Saraiva, 2001.

3.Remuneração e Gestão de Desempenho

Objetivo Geral:
Apresentar e discutir os principais conceitos e técnicas envolvidas no processo de avaliação de desempenho. Avaliar a importância desse instrumento e suas contribuições para o sistema de gestão de pessoas na organização.
Apresentar e discutir diferentes sistemas de remuneração fixa, remuneração variável, benefícios e sistemas de incentivo que as empresas utilizam para compensar, recompensar e reconhecer seus colaboradores. Estimular a reflexão de como esses sistemas podem contribuir para uma boa gestão de pessoas e negócios para a concretização dos objetivos organizacionais.

Conteúdo Programático:
- Conceitos gerais;
- Sistema tradicional;
- Benefícios;
- Tendências (remuneração variável, remuneração por competência);
- Gestão do desempenho por competência;
- Técnicas de avaliação;
- Resultados e aplicações.

Bibliografia:
DUTRA, J. S. Administração de Carreiras - uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
MORGAN, G. Imagens da Organização. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PONTES, B. R. Administração de cargos e salários: carreiras e remuneração. 12 ed. São Paulo: LTR , 2007.
RABAGLIO, M. O. Ferramenta de avaliação de performance com foco em competências. 2. ed. São Paulo: Qualitymark, 2006.
ULRICH, D. Os campeões de Recursos Humanos. São Paulo: Futura, 1998.
ZIMPECK, B. G. Administração de Salários. São Paulo: Atlas, 1990.
WOOD JR., T.; PICARELLI FILHO, V. Remuneração Estratégica - a nova vantagem competitiva. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

4.Liderança, Motivação e Comprometimento.

Objetivo Geral:
Liderança: analisar a diferença entre os conceitos de liderança e gerência. Explicar a forma abrangente e a evolução das teorias de liderança, enfocando as tendências atuais. Discutir como a liderança em diferentes níveis organizacionais pode auxiliar a alta performance de equipes de trabalho.
Motivação: Compreender que o conceito de motivação é uma força intrínseca, abordada por diversos autores, interfere positiva ou negativamente no desempenho humano.
Verificar a relação entre motivação e satisfação do trabalho (diferenças individuais e diversidade da força de trabalho).
Analisar influências das políticas de T&D, avaliação de desempenho, remuneração e carreira sobre o processo motivacional.
Focalizar a importância da gestão participativa.

Conteúdo Programático:
- Conceitos de liderança (evolução das teorias);
- Diferença entre líder e gerente;
- Estilos de liderança;
- A importância do papel do líder em equipes de trabalho de alta performance;
- Teorias de motivação;
- Relação entre políticas de Recursos Humanos e motivação;
- Gestão participativa;
- Cultura e clima organizacional;
- Intervenção do desenvolvimento organizacional na cultura da empresa;
- O papel da liderança.

Bibliografia:
BOHLANDER G.; SNELL S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thomson, 2003.
DRUCKER, P. O líder do futuro. 9. ed. São Paulo: Futura, 2001.
FLEURY, M. T. L. As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Liderança: os melhores artigos da Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
KOTTER, J.P. What do leaders really do? Cambridge: Havard Business Review Book, 1999.

5.Administração de Carreira

Objetivo Geral:
Fornecer aos alunos conhecimento sobre as principais atividades e procedimentos do planejamento de Recursos Humanos, e sua relação com a administração de carreira dentro de uma organização, discutindo os fatores que afetam as decisões de planejamento.
Considera ainda uma visão sobre as novas abordagens que têm surgido para suprir as lacunas colocadas pelas mudanças no trabalho, nas habilidades, nos produtos e na economia.
Esta disciplina aprofunda a perspectiva que entende que o conhecimento da empresa, em suas várias formas, constitui o principal recurso estratégia da empresa na chamada Nova Economia.

Conteúdo Programático:
- Planejamento e previsão de Recursos Humanos;
- Administração de carreiras em Recursos Humanos;
- Fatores que afetam as escolhas de carreira;
- As responsabilidades do gerente e do empregador na Administração de Carreiras;
- Administrando promoções e transferências;
- Criando comprometimento: auxiliando o empregado a se atualiza;
- Tecnologia de informação e Recursos humanos: aconselhamento de carreira;
- Tendências da gestão de RH;
- RH e vantagem competitiva: visão da empresa baseada em recursos e em conhecimento;
- A empresa como um agente de criação e transferência de conhecimento;
- Conceito de conhecimento: componentes do conhecimento da empresa;
- Transferência de conhecimento e capacidade de absorção;
- Taxonomia do conhecimento organizacional e suas implicações estratégicas
- Competências essências como conjuntos de conhecimento;
- Aprendizagem organizacional: transformação do estrado do conhecimento;
- Níveis de aprendizagem;
- Learning Organizations;
- Administração do conhecimento: criação e integração do conhecimento;
- Compartilhamento do conhecimento;
- desenvolvimento interno versus aquisição externa do conhecimento.

Bibliografia:
BOHLANDER G.; SNELL S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thomson, 2003.
LORANGE, P.; ROSS, J. Alianças estratégicas. São Paulo: Atlas, 1996.
MORGAN, G. Imagens da Organização. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
NONAKA, I. A empresa criadora de conhecimento. In: Harvard Bussiness Review. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2000, p. 27-49.
ZIMPECK, B. G. Administração de Salários. São Paulo: Atlas, 1990.
WOOD JR., T.; PICARELLI FILHO, V. Remuneração Estratégica - a nova vantagem competitiva. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.





6. Marketing Pessoal

Objetivo Geral:
Compreender a valorização da imagem pessoal como fator de sucesso nos negócios e nas relações pessoais

Conteúdo Programático:
- Conceitos de marketing pessoal;
- Técnicas para a valorização da própria imagem;
- Valorização de aspectos positivos do lado pessoal e profissional;
- Abordagem da imagem pessoal para desenvolvimento de negócios;
- Regras básicas de etiqueta em ambientes formais;
- Comunicação visual, verbal e escrita para a valorização da imagem.

Bibliografia:
CILETTI, D. Marketing Pessoal. Cengage Learning, 2010.
CORTEZ, E. V. A magia do marketing pessoal - o segredo das pessoas bem sucedidas. 2. ed. São Paulo: Editora Alaúde, 2012.
GRION, L. Etiqueta e marketing pessoal. São Paulo: Editora Madras, 2008.
RAMALAHO, J. Você é sua melhor marca - como o marketing pessoal pode ser utilizado para fazer a diferença em sua. 10 ed. São Paulo: Alta Books, 2015.
RITOSSA, C. M. Marketing pessoal: quando o produto é você. Curitiba: Editora Ibpex, 2009.
RIZZO, C. Marketing pessoal no contexto pós-moderno. São Paulo: Editora Trevisan, 2011.


7.Comunicação Oral: Oratória

Objetivo Geral:
Trabalhar com os alunos, por meio de dinâmicas e jogos teatrais e de oratória, princípios da fala em público – Fala e pensamentos fluentes; o corpo e a palavra; a palavra como imagem; a palavra e a verdade; a voz que comunica.

Conteúdo Programático:
Todo aprendizado se dá em campo sem tensão.
Uma fala construída em equipe.
O corpo fala tanto quanto a palavra.
Pontos chave de uma boa oratória – uma visão clássica.
O mesmo texto – Várias leituras.

Bibliografia:
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. Editora Perspectiva – Estudos.
SPOLIN,Viola. Improvisação para o teatro. Editora Perspectiva – Estudos.
CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. Editora Perspectiva – Debates.
VIEIRA, Antonio. Sermões. Organização Alcir Pécora. Editora Hedra.
STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Civilização Brasileira.
CAGNO, José Maurício. Teatralizações com vistas a vivências psíquicas e espirituais – Relações entre o sermão da sexagésima de Padre Antonio Vieira e as propostas de interpretação para atores de Constantin Stanislavski. 2012. 97 f. Curso de Pós-Graduação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, USP, 2012.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Alexandre Vinicius da Silva Pereira
David Forli Inocente
Gilberto Tadeu Shinyashiki
José Mauricio Cagno
Rafael Altafin Galli


 
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