Atividade

99308 - Módulo IV - Instrumentos e Tendências em Gestão de Projetos

Período da turma: 27/08/2022 a 10/12/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: AULA 24: DIREITO E GESTÃO DE CONTRATOS

OBJETIVO: A disciplina visa proporcionar conhecimento a respeito do processo do sistema jurídico brasileiro. Tem como objetivo ministrar conhecimentos básicos sobre as normas e instituições jurídicas, assim como sobre os princípios e leis que solucionam os conflitos contratuais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Princípios do direito
Ordem Jurídico-Econômica
O sistema comercial
Princípios gerais de direito contratual.
Interpretação dos contratos empresariais.
Espécies de contratos empresariais: contratos típicos e atípicos, contratos unilaterais, bilaterais e plurilaterais, contratos relacionais, contratos de adesão.
Formação dos contratos.
Tipos de contratos
Formação e execução dos contratos
Solução de conflitos em contratos jurídicos

BIBLIOGRAFIA
AGUIAR JÚNIOR, Ruy Rosado de. "Projeto de Código Civil - As Obrigações e os Contratos", in Revista dos Tribunais nº 775, São Paulo, 2000.
________. Extinção dos Contratos por Incumprimento do Devedor (Resolução). 1ª ed., Rio de Janeiro : Aide Ed., 1991.
ASCARELLI, Tullio. Teoria Geral dos Títulos de Crédito". São Paulo : Saraiva, 1943.
BULGARELLI, Waldírio. Contratos mercantis. São Paulo. Atlas. 1991.
DE LUCCA, Newton. Aspectos da teoria geral dos títulos de crédito. São Paulo : Pioneira, 1979.
FRANCESCHINI, José Luiz Vicente de Azevedo. Títulos de crédito e papéis de crédito na doutrina e na jurisprudência. 2.ed. São Paulo : RT, s.d. 3v.
MARTINS, José Augusto. Endividamento privado internacional: Eurobonds e instrumentos análogos. 1999. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo.
PIZA, Paulo Luiz de Toledo. O contrato de resseguro; tipologia, formação e direito internacional. 2001. Tese (Doutorado) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo.
REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial, vol. 1, 27ª ed. e vol. 2, 25ª ed., São Paulo : Saraiva, 2007.
AZEVEDO, A. J. "Princípios do novo direito contratual (...)". RT 750, p. 114.
________. Negócio jurídico - existência, validade e eficácia. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 1-22; 23-73; 152-161;
COMPARATO, F. K. "Reflexões sobre as promessas de cessão de controle acionário". Novos ensaios e pareceres de direito empresarial. Rio de Janeiro: Forense, 1981, p. 228-244.
________. "A cessão do controle acionário é negócio mercantil?". Novos ensaios e pareceres de direito empresarial. Rio de Janeiro: Forense, 1981, p. 245-260.
COSTA, J. Martins. Comentários ao novo Código Civil. vol. V. tomo I. Rio de Janeiro, Forense, 2003, p. 2-30; 62-65.
FORGIONI, P. A. "A interpretação dos negócios empresariais no novo Código Civil brasileiro". RDM 130, p. 7-38.
GOMES, O. Contratos. 24ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001, p. 45-56.
LEÃES, Luiz Gastão P. B. "A disciplina do Direito de Empresa no novo Código Civil brasileiro". RDM 128/7.
MARTINS, Fran. Contratos e obrigações comerciais. 6ª ed. Rio de Janeiro. Forense. 1981.
FORGIONI, P. A. Contrato de distribuição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004, p. 70-82.
PENTEADO, Mauro R. "Formação de contrato preliminar suscetível de adjudicação compulsória". RDM 39, p. 136-183.
SALOMÃO FILHO, C. "Função social do contrato: primeiras anotações". RDM 132, p. 7-24.

AULA 25: MARKETING DE PROJETOS

OBJETIVO: · Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de Marketing. Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing de projetos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
● Conceitos básicos em marketing
● Visão geral da Administração de Marketing
● O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing
● Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing
● Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional
● Mensuração e Previsão
● Segmentação do Mercado e Posicionamento

BIBLIOGRAFIA
BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William. Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001.
BOONE, Louis E. & KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. (8ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 1998.
CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000.
CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman.
2001.
ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.
KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary. Introdução ao Marketing (4ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 2000.
McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997.
NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999.
RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill.99/00.



AULA 26: SOFTWARES DE GESTÃO DE PROJETOS

OBJETIVO:
No ciclo de Software de Gestão de Projetos, será ensinado suas diversas ferramentas, tais com o integração, escopo, tempo, custos, qualidade e outras. Os tem as abordados são:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
● Virtualização de softwares e soluções de gestão de projetos
• Project BI
● Ferramentas para gerenciamento da integração
• Ferramentas para gerenciamento de escopo
• Ferramentas para gerenciamento de tempo
• Ferramentas para gerenciamento de custos
• Ferramentas para gerenciamento da qualidade
• Ferramentas para gerenciamento de RH
• Ferramentas para gerenciamento de comunicação
• Ferramentas para gerenciamento de riscos
• Ferramentas para gerenciamento de aquisições
• Ferramentas para gestão de programas e portfólio de projetos

BIBLIOGRAFIA
PRO JECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge.
MOLINARI, Leonardo. Gestão de Projetos: Técnicas e Praticas com Ênfase na Web. São Paulo: Erica.LIMA, Guilherme P. Gestão de Projetos. São Paulo: LTC.

AULA 27: MATURIDADE E ESCRITÓRIO DE PROJETOS (PMO)

OBJETIVO:
O ciclo de Maturidade e Escritório de Projetos atua com os conceitos e suas etapas do tema central, seus tem as a seguir:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Pesquisa de maturidade em gerenciamento de projetos
• O ProjectFRAMEWORKTM
• O s Níveis no ProjectFRAMEWORKTM
• O OPM3™
• Conceito de escritório de projetos (PMO )
• Tipos de PMO
• Funções de um PMO
• Pessoas alocadas em um PMO
• Etapas da imple entação de um PMO
• Métricas de sucesso de um PMO

BIBLIOGRAFIA
PRO JECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge.
ROLDÃO , Victor S. Gestão de Projetos: Um a Perspectiva Integrada. São Carlos: Edufscar.
CARVALHO, Fabio C. A. de. Gestão de Projetos. São Paulo: Pearson Brasil.

AULA 28: GESTÃO DE PROGRAMAS DE PORTFÓLIO DE PROJETOS

OBJETIVO:
Esse ciclo tem com o objetivo definir e conceituar os projetos e portfólios. A gestão realizada para os programas e o alinhamento com a estratégias são pontos a serem lecionados também. Segue a lista completa dos tem as que serão abordados:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Definição de programas
• Benefícios dos programas
• Documentação de programas
• Gestão realizada para programas
• Program Management Office
• Definição do gerenciamento de portfólio
• Benefícios do gerenciamento de portfólio
• Alinhamento com a estratégia
• Comparativo entre gestão de projetos e portfólio
• Ciclo de vida da gestão de portfólio
• Processos de gestão de portfólio
• Critérios para seleção de projetos no portfólio
• Valor Comercial Esperado (VCE)
• Exemplo de um critério de seleção de portfólio


BIBLIOGRAFIA
PRO JECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge.
DYE, Lowell D.; PENNYPACKER, James S. (Org.). Project Portfolio Management. West Chester – MA: Center of Business Practices Boston, 1999
COO PER, R. G.; EDGETT, S. J. & KLEINSCHMIDT, E. J. (1998), Portfolio management for new products,Perseus Books.
LEVINE, H. A. (2005), Project portfolio management, Jossey-Bass.
MAIZLISH, B. & Handler, R. (2005), IT portfolio management:, John Wiley & Sons.
MARTINO , J. P. (1995), R&D project selection, John Wiley & Sons.

AULA 29: GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM PROJETOS

OBJETIVO:
Mostrar conceitos, técnicas e ferramentas de Gerenciamento de Processos com foco nas necessidades dos interessados pelos resultados do processo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
● Introdução a gestão de processos
● Análise de processos
● Desempenho de processos
● Modelagem e Análise do Processo
● Projeto de processos de negócio
● Organização de Gerenciamento de Processo

BIBLIOGRAFIA
KERZNER, H. Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling and Controlling, 8th edition, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2003. 891p.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos, 2ª edição, São Paulo: Atlas, 2002.
NEWTON, Richard. O Gestor de Projetos. 2. Ed. São Paulo: Pearson, 2011.
VALERIANO, D. Gerenciamento Estratégico e Administração por Projetos. Editora: Pearson. 2001.
VERZUH, E. Gestão de Projetos. Editora: Campus. 2002.
VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

AULA 30 : AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E INDICADORES DE GESTÃO DE PROJETOS

OBJETIVO:
Os conteúdos a serem discorridos neste ciclo de Indicadores de Gestão de Projetos procura conceituar e exemplificar os indicadores de cada área do tema. Entre os temas há:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Conceitos de indicadores
• Componentes de indicadores
• Dimensões (aberturas) de um indicador
• Indicadores balanceados (balanced scorecard)
• Indicadores para cada área de conhecimento do PMBoK
● Avaliação de desempenho e Gerenciamento da equipe de projeto.

BIBLIOGRAFIA
PRO JECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge.
CARVALHO, Fabio C. A. de. Gestão de Projetos. São Paulo: Pearson Brasil.
DUFFY, Mary. Gestão de Projetos. Rio de Janeiro: Campus.
WERKEMA, M. C. C., As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos, Vol. 1, Fundação Christiano Ottoni, Belo Horizonte MG – 1995.

Carga Horária:

84 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Camila de Araujo
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
Luiz Ricardo Brito Ribeiro
Mateus Cecilio Gerolamo
Ricardo Miguel Sobral
Silvia Inês Dallavalle de Pádua


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP