Cursos e Atividades de Extensão

110100036 - MBA em Gestão Escolar

Unidade:
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Modalidade:
Especialização
Tipo:
à Distância
Público Alvo:
Diretores, Coordenadores de Curso, Coordenadores Pedagógicos, Orientadores Educacionais e Supervisores que atuam em instituições educacionais de níveis básico ou superior, públicas ou privadas.
Objetivo:
Este curso tem por objetivo geral proporcionar sólida e adequada formação teórica e prática dos elementos organizativos e pedagógicos da escola. Desta forma, contribuir com a qualificação dos coordenadores pedagógicos, e/ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora nas escolas, na perspectiva da gestão democrática e participativa em diversas áreas educacionais propiciando o desenvolvimento do trabalho em equipe e de liderança, além da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. A capacitação de gestores educacionais visando planejar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas, além de desenvolver competências que possibilitem atuarem como transformadores a fim de contribuir com o aumento dos padrões de qualidade da educação e com a concretização da função social da escola com vistas ao sucesso qualitativos do processo educativo e na sustentabilidade das Instituições. Os objetivos específicos vão à direção de uma educação que proporciona a transformação dos espaços escolares, de forma coletiva e transparente, e consequentemente, dos sujeitos envolvidos: - Identificar novas oportunidades de prospecção, com base nos cenários educacionais existentes; - Conhecer e analisar abordagens a acerca da Estratégia Empresarial relacionando-as com a escola; - Capacitar lideranças para gerir o corpo social com foco em resultados para a escola; - Aplicar os conceitos de gestão financeira, com foco na maximização dos resultados que favoreçam a escola; - Empregar os sistemas de informações gerenciais como ferramentas de apoio à tomada de decisão; - Conhecer ações de gestão de marketing educacional como parceiro da imagem da escola; - Compreender a estrutura de gestão educacional do Brasil e seus instrumentos de gestão e avaliação. - Proporcionar oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola. - Proporcionar o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar. - Incentivar a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante. - Possibilitar oportunidades para ampliação de habilidades para analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação. - Desenvolver a compreensão pedagógica de gestão escolar, situada nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico; - Fornecer subsídios para que a gestão da escola aconteça de forma criativa, coletiva e democrática, visando a participação dos alunos, professores, funcionários e a comunidade.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Educação
   

Edição 19008
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 08/05/2020 até 30/01/2022
Local do curso: On-line, disponível em todo território nacional e internacional.
Vagas: 800
 
Inscrição
Presencial: de 01/09/2019 até 07/05/2020
Procedimento de inscrição: Procedimento de Inscrição: Preenchimento da Ficha de inscrição no site http://mbauspesalq.com/pt/ anexando os documentos: RG (não pode ser CNH), CPF, diploma e histórico escolar. Para alunos estrangeiros: Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte; Diploma (frente e verso); Histórico da graduação informando carga horária total do curso e de cada disciplina cursada; Conteúdo programático cursado.
 
Conteúdos/Disciplinas Módulo - Fundamentos, Política e Gestão Educacional
Módulo - Gestão do Conhecimento na Era Digital e a Prática de Projeto Interdisciplinares
Módulo - Planejamento, Prática da Gestão Escolar e Liderança
Módulo Presencial
 
Responsáveis
Coordenador: Rosebelly Nunes Marques
Vice-Coordenador: Eduardo Eugenio Spers
 
Critérios  
de seleção: Ter curso superior completo.
Caso o número de candidatos ultrapasse 80% do número de vagas, a análise para ingresso no curso será pautada na área de formação, experiência profissional, cargo ou função do interessado.
de aprovação: Nota mínima de 7 (sete) nas disciplinas e atividades, numa escala de 0 a 10; nota mínima de 7 (sete) nas Provas Presenciais, numa escala de 0 a 10; nota mínima de 7 (sete) na defesa de monografia (monografia e apresentação), numa escala de 0 a 10; frequência mínima de 75%.
   
Curso Pago
Isenções: Análise socioeconômica e curricular. As isenções serão destinadas aos Professores, Funcionários e Alunos USP e no caso da comunidade externa os alunos com condição socioeconômica vulnerável. O critério para classificação será de acordo com o indicador de vulnerabilidade, proveniente do estudo das condições sociais do aluno a partir da renda per capita, das despesas fixas que comprometam o orçamento familiar, das questões de saúde, dentre outras.
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
4
4
4
1
67
 
Local de inscrição http://mbauspesalq.com/pt/
Telefone: 19. 3377 0937
Ramal:
Fax:
Contato: Relacionamento
Site: http://mbauspesalq.com/pt/
E-mail: mbauspesalq@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP