Unidade:
|
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto |
Modalidade:
|
Difusão |
Tipo:
|
Presencial |
Público Alvo:
|
Docentes de cursos da área da saúde (coordenadores de curso, membros de comissões coordenadoras de curso,
coordenadores de disciplinas, membros de órgãos e colegiados ligados ao ensino de graduação |
Objetivo:
|
Gerais:
-Capacitar professores e gestores para desenvolver projetos que levem à implantação futura da avaliação programática
do estudante, de responsabilidade da instituição e com coordenação centralizada, com ênfase na avaliação formativa
das habilidades clínicas, sustentada por ações efetivas de desenvolvimento docente.
-Criar as bases para a constituição de um consórcio de escolas (comunidade de práticas) de apoio e sustentação para
iniciativas cujos objetivos sejam o aperfeiçoamento da avaliação do estudante e o desenvolvimento docente.
Específicos:
-Capacitar professores e gestores para as boas práticas na realização de exames que utilizam testes de múltipla
escolha de uma única alternativa correta (ítens) e para estruturar banco de ítens;
-Capacitar professores e gestores para a realização de exames clínicos estruturados de habilidades clínicas ("OSCE")
visando avaliação somativas do tipo "high-stake";
-Tornar a avaliação formativa uma atividade corriqueira entre professores/preceptores e estudantes nos ambientes de
prática profissional dos cursos da área da saúde;
-Preparar professores e preceptores para a utilização do feedback individualizado ao estudante em avaliações do tipo
"Mini-CEx" e "Case-based discussion" e no formato de multisourcing feedback ("Avaliação 360o");
-Criar as condições que favoreçam a utilização de métodos de avaliação mais uniformes e reprodutíveis, tanto para a
avaliação somativa como na formativa;
-Estimular a criação de núcleo que possam vir a se transformar em instâncias responsáveis pela avaliação
programática da instituição |
Pré-requisito Graduação:
|
Não |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Educação
|
|
|
|