Unidade:
|
Escola de Engenharia de São Carlos |
Modalidade:
|
Difusão |
Tipo:
|
Presencial |
Público Alvo:
|
Alunos dos cursos de graduação da EESC, alunos de graduação dos demais institutos do Campus de São Carlos, demais graduados de área com afinidade ao tema. |
Objetivo:
|
Objetivo geral:
Propiciar condições para produção de conhecimento, intervenção, de modo integrado, sobre o meio ambiente e educação que capacitem alunos de graduação da EESC a analisar criticamente as inter-relações entre o homem e a sociedade em que vivem, sua cultura e o ambiente biofísico que os cercam; provocando-os a participarem de equipe multidisciplinar no estudo de problemas relativos a educação ambiental.
Objetivos específicos
Propiciar a familiarização com algumas das discussões da literatura ambientalista;
Propiciar o conhecimento de termos e conceitos relativos à educação
Ampliar o conhecimento das questões pertinentes à ciência para a sustentabilidade e justiça ambiental
Identificar as principais abordagens sobre ensino e aprendizagem e suas contribuições para o trabalho com a temática ambiental
Familiarizar-se com as orientações da inter e transdisciplinaridade no tratamento da temática ambiental
Encorajar a arte de ouvir com tolerância as diferentes idéias manifestadas por pessoas, pertencentes a outros grupos – culturais, religiosos, sociais, políticos, etc
Encorajar a busca voluntária de novas informações a respeito da temática ambiental e da educação;
Incentivar a cooperação em trabalhos coletivos, contribuindo para a discussão, apresentando questões ou fornecendo informações e idéias;
Incentivar a formação de opiniões sobre questões controvertidas a partir de exames de uma variedade de pontos de vista, respeitando a diversidade de posicionamentos;
Identificar possibilidades de aplicação de procedimentos didáticos diversos, com ênfase nos dialógicos e participativos;
Elaborar um projeto intervenção ou de pesquisa sobre temática ambiental, desenvolver e avaliar suas atividades;
Apontar a importância da formação de equipes multidisciplinares, especialmente no “trabalho de pesquisa ou intervenção”. |
Pré-requisito Graduação:
|
Não |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Educação
|
|
|
|