Cursos e Atividades de Extensão

230300037 - Clínica Ampliada na APS: Capacitação da equipe multiprofissional para gestão do cuidado de pacientes com doenças respiratórias crônicas e pneumopatia pós-COVID-19

Unidade:
Faculdade de Odontologia
Modalidade:
Atualização
Tipo:
à Distância
Público Alvo:
Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de nível superior - profissional de saúde atuando como gestor na administração pública, profissional da saúde de nível superior atuante na APS, liderança comunitária.
Objetivo:
Ampliar competências essenciais para liderança no controle do tabagismo, de modo a formar multiplicadores dessas ações no âmbito na APS. O Convênio entre Ministério da Saúde, OPAS e FOUSP (47502), tem como objetivo dar apoio técnico e financeiro para execução do "Curso de formação de lideranças locais para o fortalecimento das ações de controle do tabagismo na APS", através da realização de uma turma de curso de aperfeiçoamento, modularizadas, com tutoria e mentoria e oferecido através de plataforma à distância (Moodle), com meta de formação de 501 alunos.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Odontologia
   

Edição 22001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 12/08/2022 até 07/10/2022
Local do curso: Faculdade de Odontologia da USP.
Vagas: 501
 
Inscrição
Presencial: de 11/08/2022 até 11/08/2022 das 9:00 às 16:00
Procedimento de inscrição: Lista dos profissionais indicados pela secretaria de saúde do Município, Estado ou União.
 
Conteúdos/Disciplinas A Atenção Primária à Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis e as doenças respiratórias crônicas.
Clínica de diagnóstico da asma
Doença pulmonar obstrutiva crônica
Bronquiectasias
Meios complementares de diagnóstico em doenças respiratórias crônicas.
Prevenção e Promoção à Saúde
Prevenção e Promoção à Saúde II
Prevenção e Promoção da Saúde III
Cuidado integral ao paciente e a família
Assistência Farmacêutica: Dispensação de medicamentos
Modelos de experiências exitosas em gestão de Doenças Respiratórias
 
Responsáveis
Coordenador: Fernanda Campos de Almeida Carrer
Vice-Coordenador: Maria Ercilia de Araujo
 
Critérios de seleção: Serão selecionados os profissionais indicados pela secretaria de saúde do município, estado ou união.
Serão ofertadas 501 vagas para a formação de 167 equipes de multiplicadores (com 3 profissionais cada). A distribuição do quantitativo de vagas para cada curso e priorização por algumas Regiões serão definidas de acordo com os seguintes critérios de alocação com a disposição no respectivo edital:
a) A base de cálculo levará em consideração o número de habitantes de cada Estado, bem como o quantitativo de Unidades Básicas de Saúde (UBS) (IBGE, 2021; BRASIL, 2021; BRASIL, 2017);
b) As vagas serão calculadas com base na proporção do total de Unidades Básicas de Saúde (UBS) na atenção primária (CNES).
A não adesão por algum estado implicará na ampliação de vagas para outros estados, conforme será estabelecido em edital.
Critérios de aprovação: Presença em 85% nas atividades síncronas e elaboração de atividade de planejamento estratégico como produto final do curso. Carga Horária Mínima p/ Aprovação do Aluno (inclusive monografia): 31,5 horas das 42 horas de atividades síncronas
   
Curso Gratuito
Isenções:
   
Vagas gratuitas
 
Local de inscrição Faculdade de Odontologia da USP
Telefone: (11)3091-7891
Ramal:
Fax:
Contato: Profa. Fernanda Campos A. Carrer
Site: http://www.fo.usp.br
E-mail: fernandacsa@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP