Cursos e Atividades de Extensão

270100031 - Redes Digitais, Terceiro Setor e Sustentabilidade

Unidade:
Escola de Comunicações e Artes
Modalidade:
Especialização
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Profissionais egressos de todas as áreas, com graduação reconhecida pelo MEC, principalmente profissionais de comunicação institucional, governamental e empresarial, além de representantes da Sociedade Civil organizada, ONGs e do Terceiro Setor em geral.
Objetivo:
Oferecer conteúdo transdisciplinar a partir do cruzamento das áreas biológicas, sociais e comunicativo-digitais, com a finalidade de formar uma nova figura de profissional que produza redes sociais digitais para projeto e implantação de práticas ambientais sustentáveis e com baixo impacto ambiental. Tal figura candidata-se a oferecer a sua contribuição no setor empresarial, assim como no setor público, na sociedade civil organizada, nas ONGs e no terceiro setor em geral.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Comunicação
   

Edição 9001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 02/03/2012 até 09/11/2013
Local do curso: Escola de Comunicações e Artes da USP- Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443.
Vagas: 50
 
Inscrição
Presencial: de 15/09/2011 até 02/12/2011 das 14:00 às 18:00
Procedimento de inscrição: Preenchimento obrigatório de inscrição disponível no site www.atopos.usp.br/cursos; pagamento de taxa de inscrição; envio do comprovante de depósito do pagto para o email ecosofia@usp.br até o dia 09/12/11.
 
Conteúdos/Disciplinas Agenda 21 e Ações Globais
As formas comunicativas do habitar e ecossistemas informativos
Comunicação pública, terceiro setor e sustentabilidade
Consumo, Sociedade e Sustentabilidade
Economia e Meio Ambiente
Ética e metodologia da pesquisa no contexto das redes
História do movimento ambientalista
História e Aspectos Teóricos da Comunicação Digital
História e Teorias da Comunicação
Indicadores e sustentabilidade
Introdução aos estudos da Sustentabilidade
Leis de incentivo para projetos de sustentabilidade – Captação de Recursos
Marketing como plano estratégico de comunicação nas organizações
Mídia, mente e natureza: filosofias das redes e pensamentos sustentáveis
Redes Digitais, Comunicação Organizacional, Empresas e Sustentabilidade
Redes digitais, Terceiro Setor, Sociedade civil e Sustentabilidade
Redes, Territórios e Sustentabilidade
Tecnologias de interfaces e plataformas digitais coletivamente sustentáveis
Teoria da Opinião Pública
Teoria da Opinião Pública em Contextos Digitais
Direitos Humanos e Sustentabilidade
 
Responsáveis
Coordenador: Massimo di Felice
Vice-Coordenador: Waldenyr Caldas
 
Critérios de seleção: Avaliação escrita, análise de Currículo, de carta de motivação e entrevista.
Critérios de aprovação: Nota mínima 7,0 e 85% de freqüência em todas as disciplinas,seminários avançados e atividades programadas;Produção de monografia final com acompanhamento de docente do curso;Aprovação da monografia perante banca, nota mínima 7,0.
   
Curso Pago
Valor da inscrição: 100,00
Isenções: De acordo com os regulamentos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, a política de isenção do Curso priorizará docentes, alunos e funcionários USP. Serão oferecidas sete bolsas integrais no total, sendo: 1 (uma) para Docente USP; 2 (duas) para Funcionário USP; 2 (duas) para Discentes USP em nível de pós-graduação; e 2 (duas) para candidatos que apresentarem, pela análise de seu perfil financeiro, impossibilidade de arcar com os custos do curso. No momento da inscrição para o processo seletivo, todos os candidatos a bolsistas deverão manifestar seu interesse em apenas 1 (uma) bolsa especifica. O critério para seleção dos bolsistas será: 1. Observaremos se há entre os aprovados no processo seletivo, que manifestaram interesse em 1 (uma) bolsa especifica, pessoas que pertençam ao quadro da Universidade de São Paulo, como docente ou funcionário, alunos em nível de pós-graduação USP, e representantes da Terceira Idade para serem contemplados as bolsas supracitadas. O critério para contemplação com a bolsa nesses casos é a ordem de colocação dos candidatos no processo seletivo, partindo dos primeiros colocados, segundo o tipo de bolsa indicado na inscrição. Caso não tenhamos todos os candidatos assim caracterizados, a distribuição das bolsas remanescentes pode contemplar candidatos indicados no item 2 abaixo, seguindo os mesmos critérios. Não havendo candidatos que atendam as solicitações acima, as bolsas ficam indisponíveis. 2. As demais 2 (duas) bolsas integrais oferecidas pelo curso pretendem contemplar 2 (dois) candidatos aprovados que se declararem, no momento da inscrição para o processo seletivo, impossibilitados financeiramente de arcar com o pagamento do curso. O procedimento para estes casos será o seguinte: seguindo a ordem de colocação dos candidatos no processo seletivo, partindo dos mais bem colocados, dois candidatos serão chamados a apresentarem documentos que comprovem a condição apontada no ato da inscrição (a lista de documentos exigidos será publicada juntamente com o resultado do processo seletivo). Caso a documentação apresentada seja declarada insuficiente pela falta de documentos ou de elementos comprobatórios da condição alegada pelo candidato, os candidatos seguintes serão chamados, até que as vagas sejam devidamente preenchidas. Não havendo candidatos que atendam as solicitações acima, as bolsas ficam indisponíveis.
   
Vagas gratuitas
7
 
Local de inscrição ECA USP - Prédio 3 - sala do grupo de pesquisa ATOPOS.
Telefone: (11) 3091-4082
Ramal: 212
Fax:
Contato: Juliana
Site: http://www.atopos.usp.br/cursos
E-mail: ecosofia@usp.br



 
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