Cursos e Atividades de Extensão

30100117 - Big Data - Inteligência na Gestão dos Dados

Unidade:
Escola Politécnica
Modalidade:
Especialização
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Profissionais com formação em nível superior que atuam na área de Administração de dados e Tecnologia da Informação com interesse em ciência de dados, podendo ser gerentes, especialistas e técnicos.
Objetivo:
Big Data caracteriza dados de grande volume (da ordem de petabytes ou mais), grande velocidade (dados que devem ser processados em janelas de tempo adequadas ao seu uso, que pode ser o tempo para conseguir recomendar um produto para um cliente num e-commerce ou para a detecção de fraude num ponto de venda) e grande variedade (de tipos variados, originados de clicks em websites, sensores, dados transacionais e outros). A velocidade está associada também com a grande quantidade de dados que é criada a cada instante. As tecnologias de processamento tradicionais ou de análise nem sempre conseguem atender a essas novas características e necessidades. Além disso, o termo Big Data geralmente é associado à tecnologia usada para seu processamento, o que inclui hadoop, mapreduce, bigtable, banco de dados NoSQL, pig and hive. Contudo, essa visão amplia-se quando considera-se o uso desses dados para extração de informação de valor para o negócio, similar ao que se tem em ambientes de BI. Nesse contexto, um ambiente Big Data de extração de informação envolve o armazenamento de grande volume de dados variados, recuperação, tratamento e extração eficientes (na velocidade adequada a intensão de uso) de informação relevante para o negócio. As tecnologias de processamento tradicionais ou de análise nem sempre conseguem atender a essas novas características e necessidades, daí a necessidade de uso de novas tecnologias apropriadas ao processamento distribuído desses dados e análise dos mesmos. Diversas empresas têm dificuldades em relação ao gerenciamento de dados, não apresentando processos de gerenciamento de dados eficientes e que abranjam toda a organização. Falta conhecimento de processos, recursos adequados (sejam humanos e de software e hardware), do que se pode obter com a informação e dos requisitos de qualidade desta informação. Neste contexto, a inclusão de Big Data torna-se ainda mais complexo. Assim, o curso procura abordar problemas inerentes não somente ao contexto de Big Data, mas de dados em geral. Aborda também as tecnologias associadas a Big Data, mostrando para o que servem e diferenças em relação as empregadas em BI. Outro aspecto considerado importante, é cada vez mais dados de indivíduos são disponibilizados e facilmente obtidos na web, é preciso discutir aspectos éticos e legais do uso desses dados.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Engenharia/Tecnologia/Gestão
   

Edição 15002
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 01/09/2015 até 01/03/2017
Local do curso: Av. Prof. Mello Moraes, 2373 - Edifício de Eng. de Minas e de Petróleo.
Vagas: 40
 
Inscrição
Presencial: de 18/05/2015 até 08/07/2015 das 08:30 às 21:00
Procedimento de inscrição: Preenchimento da ficha de inscrição através do site: www.pecepoli.com.br.
 
Conteúdos/Disciplinas Análises Preditivas
Arquitetura de DW/BI
Business em Big Data
Estruturação de Monografia
Gestão da Informação
Gestão de Projetos
Mineração em Redes Sociais
Modelagem de Dados
Privacidade e Ética
Qualidade de Dados
Repositório de Dados e Ecosistema de Big Data
Segurança de Dados
 
Responsáveis
Coordenador: Solange Nice Alves de Souza
Vice-Coordenador: Lucia Vilela Leite Filgueiras
 
Critérios  
de seleção: A seleção dos candidatos será realizada com base na análise da ficha se isncrição, sendo que a ordem de inscrição pode ser utilizada, quando necessária.
de aprovação: Nota mínima de 07 em cada disciplina ou atividade, numa escala de 0 a 10 e a freqüência mínima exigida 85% em cada uma das disciplinas e atividades, na monografia nota igual ao superior a 07 numa escala de 0 a 10, avaliada por banca examinadora.
   
Curso Pago
Valor:  
Isenções: Pelo menos dez por cento das vagas totais do programa terão direito à isenção, com prioridade descrescente na seguinte sequência: docente da USP, discente da USP, funcionário de USP, terceira idade, membro da comunidade em geral. Dentro de cada categoria serão adotados os seguintes critérios de priorização: avaliação curricular e/ou do histórico escolar e avaliação sócio-econômica.
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
1
1
2
 
Local de inscrição Av. Prof. Mello Moraes, nº 2373 - Edifício de Engenharia de Minas e Petróleo.
Telefone: (11) 2998-0000
Ramal:
Fax: (11) 2998-0054
Contato: Centro de Apoio ao Aluno
Site: http://www.pecepoli.com.br
E-mail: atendimento@pecepoli.com.br



 
<<  voltar

Créditos
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP