Edição |
20001 |
Número do Oferecimento |
1 |
Período de Realização: |
de 22/02/2021 até 05/06/2021 |
Local do curso: |
Atividade remota.
Visitas Técnicas |
Vagas: |
30 |
|
|
Inscrição |
|
On-line:
|
de 11/11/2020 09:00 até 20/11/2020 17:00
|
Procedimento de inscrição:
|
Para confirmar sua inscrição:
a) fazer inscrição on-line, até às 17h00 do dia 20/11, pelo sistema Apolo https://uspdigital.usp.br/apolo/
b) pagar a taxa de inscrição no valor de R$50,00 por meio de boleto bancário (o link para gerar o boleto será enviado por e-mail ao candidato);
c) anexar os documentos listados a seguir, em formato PDF, no formulário on-line de apresentação dos documentos no endereço eletrônico http://www.ieb.usp.br/extensao/, que ficará disponível a partir das 09h00 do dia 11/11 até às 18h00 do dia 20/11.
o Curriculum vitae ou Lattes;
o Carta de intenções; justificando as razões por que deseja se aperfeiçoar;
o Comprovante de conclusão de curso superior credenciado pelo MEC;
o Cédula de identidade (CNH não será aceita) ou Registro Nacional de Estrangeiros;
o CPF;
o Projeto de pesquisa de no máximo 10 páginas, contendo título, resumo, objetivos, justificativa, cronograma e bibliografia;
o Justificativa de pedido de isenção de matrícula, se for o caso.
|
|
|
Conteúdos/Disciplinas |
A administração de serviços de documentação
Acondicionamento e armazenamento
Arquitetura de bases de dados
Elaboração de projetos
Espécies e tipos documentais
Ética e atividade acadêmica
Ferramentas de gestão, instrumentos de pesquisa e obras de referência
Fotografia: Materiais e plano de preservação de coleções fotográficas
Fundamentação jurídica da prática documental
Gestão para salvaguarda de acervos híbridos
Identificação e classificação de documentos
Matrizes digitais e suas derivadas
Montagem de Exposições
Política de acesso, ação educativa e apoio a usuários
Políticas de constituição de acervos
Preservação de documentos digitais
Processo de avaliação em arquivos, bibliotecas e museus
Processos de restauração
Projetos editoriais, uma perspectiva de extroversão de acervos bibliográficos
Teoria da conservação e do restauro
Tipologia das instituições de custódia
Trabalho de Conclusão de Curso
Visita Técnica Monitorada
Tipologia das instituições de custódia
|
|
|
Responsáveis |
|
Coordenador: |
Flávia Camargo Toni |
Vice-Coordenador: |
Inês Cordeiro Gouveia |
|
|
Critérios de seleção: |
A seleção dos candidatos será feita mediante análise do projeto de pesquisa, que deverá manter afinidade com alguma(s) das matérias integrantes da estrutura curricular do curso, quais sejam: gestão de acervos, organização de documentos, preservação documental e difusão de acervos, e possa ser concluído dentro do cronograma estabelecido. A avaliação levará em conta, também, o caráter instrumental dos projetos em relação às instituições de custódia de documentos para as quais forem destinados. Os trabalhos poderão assumir, por exemplo, o formato de guias, manuais, roteiros, diretrizes, inventários, catálogos, repertórios, edições críticas, edições fac-similares, bibliografias especializadas, glossários, tabelas de temporalidade, planos de classificação, bases de dados etc. |
Critérios de aprovação: |
Ter frequência igual ou superior a 75% em cada uma das disciplinas e atividades;
Obter nota igual ou superior a 7 em cada uma das disciplinas ou atividades, numa escala de 0 a 10. |
|
|
Curso |
Pago |
Valor da inscrição: |
50,00 |
Isenções: |
No ato da inscrição, mediante carta de justificativa, poderão pleitear isenção da taxa de pagamento do curso, nos termos da Resolução COCEX n.º 7897, de 2 de dezembro de 2019, pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. O número de isentos não poderá ultrapassar 10% dos inscritos, ou seja, até 3 (três) alunos de um total de 30 (trinta) inscritos. O desempate entre os candidatos, para fins de isenção, levará em conta sua adequação ao perfil estabelecido para o público-alvo do curso, além da pontuação obtida na análise do projeto de pesquisa.
A lista de candidatos contemplados com a isenção será divulgada em conjunto com a lista do resultado em 22 de dezembro de 2020. |
|
|
Vagas gratuitas |
5 |
|
|
Local de inscrição |
|
Telefone:
|
(11)2648-4815 |
Ramal:
|
|
Fax: |
|
Contato:
|
Serviço de Apoio ao Ensino - Extensão |
Site: |
http://www.ieb.usp.br/extensao |
E-mail:
|
cursoieb@usp.br |
|