Cursos e Atividades de Extensão

310200003 - Patrimônio Documental

Unidade:
Instituto de Estudos Brasileiros
Modalidade:
Aperfeiçoamento
Tipo:
à Distância
Público Alvo:
Profissionais dos Centros de Memória voltados para a documentação em papel e coleções de artes visuais
Objetivo:
Subsidiar o trabalho desenvolvido em instituições de gestão e custódia de documentos, discutindo conceitos, princípios e procedimentos metodológicos relacionados com os serviços prestados por tais instituições. Da mesma forma, pretende-se fomentar, em perspectiva interdisciplinar e à luz de experiências bem-sucedidas, a elaboração de ferramentas de gestão, instrumentos de pesquisa e obras de referência.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Arquivologia
   

Edição 20001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 22/02/2021 até 05/06/2021
Local do curso: Atividade remota. Visitas Técnicas
Vagas: 30
 
Inscrição
On-line: de 11/11/2020 09:00 até 20/11/2020 17:00
Procedimento de inscrição: Para confirmar sua inscrição: a) fazer inscrição on-line, até às 17h00 do dia 20/11, pelo sistema Apolo https://uspdigital.usp.br/apolo/ b) pagar a taxa de inscrição no valor de R$50,00 por meio de boleto bancário (o link para gerar o boleto será enviado por e-mail ao candidato); c) anexar os documentos listados a seguir, em formato PDF, no formulário on-line de apresentação dos documentos no endereço eletrônico http://www.ieb.usp.br/extensao/, que ficará disponível a partir das 09h00 do dia 11/11 até às 18h00 do dia 20/11. o Curriculum vitae ou Lattes; o Carta de intenções; justificando as razões por que deseja se aperfeiçoar; o Comprovante de conclusão de curso superior credenciado pelo MEC; o Cédula de identidade (CNH não será aceita) ou Registro Nacional de Estrangeiros; o CPF; o Projeto de pesquisa de no máximo 10 páginas, contendo título, resumo, objetivos, justificativa, cronograma e bibliografia; o Justificativa de pedido de isenção de matrícula, se for o caso.
 
Conteúdos/Disciplinas A administração de serviços de documentação
Acondicionamento e armazenamento
Arquitetura de bases de dados
Elaboração de projetos
Espécies e tipos documentais
Ética e atividade acadêmica
Ferramentas de gestão, instrumentos de pesquisa e obras de referência
Fotografia: Materiais e plano de preservação de coleções fotográficas
Fundamentação jurídica da prática documental
Gestão para salvaguarda de acervos híbridos
Identificação e classificação de documentos
Matrizes digitais e suas derivadas
Montagem de Exposições
Política de acesso, ação educativa e apoio a usuários
Políticas de constituição de acervos
Preservação de documentos digitais
Processo de avaliação em arquivos, bibliotecas e museus
Processos de restauração
Projetos editoriais, uma perspectiva de extroversão de acervos bibliográficos
Teoria da conservação e do restauro
Tipologia das instituições de custódia
Trabalho de Conclusão de Curso
Visita Técnica Monitorada
Tipologia das instituições de custódia
 
Responsáveis
Coordenador: Flávia Camargo Toni
Vice-Coordenador: Inês Cordeiro Gouveia
 
Critérios de seleção: A seleção dos candidatos será feita mediante análise do projeto de pesquisa, que deverá manter afinidade com alguma(s) das matérias integrantes da estrutura curricular do curso, quais sejam: gestão de acervos, organização de documentos, preservação documental e difusão de acervos, e possa ser concluído dentro do cronograma estabelecido. A avaliação levará em conta, também, o caráter instrumental dos projetos em relação às instituições de custódia de documentos para as quais forem destinados. Os trabalhos poderão assumir, por exemplo, o formato de guias, manuais, roteiros, diretrizes, inventários, catálogos, repertórios, edições críticas, edições fac-similares, bibliografias especializadas, glossários, tabelas de temporalidade, planos de classificação, bases de dados etc.
Critérios de aprovação: Ter frequência igual ou superior a 75% em cada uma das disciplinas e atividades; Obter nota igual ou superior a 7 em cada uma das disciplinas ou atividades, numa escala de 0 a 10.
   
Curso Pago
Valor da inscrição: 50,00
Isenções: No ato da inscrição, mediante carta de justificativa, poderão pleitear isenção da taxa de pagamento do curso, nos termos da Resolução COCEX n.º 7897, de 2 de dezembro de 2019, pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. O número de isentos não poderá ultrapassar 10% dos inscritos, ou seja, até 3 (três) alunos de um total de 30 (trinta) inscritos. O desempate entre os candidatos, para fins de isenção, levará em conta sua adequação ao perfil estabelecido para o público-alvo do curso, além da pontuação obtida na análise do projeto de pesquisa. A lista de candidatos contemplados com a isenção será divulgada em conjunto com a lista do resultado em 22 de dezembro de 2020.
   
Vagas gratuitas
5
 
Local de inscrição
Telefone: (11)2648-4815
Ramal:
Fax:
Contato: Serviço de Apoio ao Ensino - Extensão
Site: http://www.ieb.usp.br/extensao
E-mail: cursoieb@usp.br



 
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