Unidade:
|
Museu de Arte Contemporânea |
Modalidade:
|
Difusão |
Tipo:
|
Presencial |
Público Alvo:
|
Pesquisadores, estudantes e público em geral em busca de conhec. em História da Arte Brasileira, valorizando a reflexão estética e crítica. Voltado a graduados e graduandos, especialmente nas áreas de Arte, C. Humanas, Comunicações, Educação, Arquitetura. |
Objetivo:
|
A arte moderna representada por vários movimentos, entre eles aqueles entendidos sob o experimentalismo das chamadas ‘vanguardas históricas’, pretende uma autonomia da arte que inclui sua ‘libertação’ em relação ao museu entendido como local de morte da arte. No entanto, muitas dessas manifestações e produtos acabaram por ser incorporados a acervos e coleções públicas e privadas e tiveram seu valor ampliado no âmbito do mercado de arte. Não apenas isso, mas acabam forçando a criação de uma nova tipologia museológica. A partir dos princípios da teoria museológica aplicados aos museus de arte moderna e contemporânea propomos pensar a intermediação ativa da exposição museológica nas formas de recepção estética a partir do olhar do curador de exposições. O Museu de Arte Moderna de São Paulo é, no meio local, onde se inauguram, fortalecem e expandem tais discussões, permitindo que em relação à arte contemporânea, questionemos se e como as novas propostas estéticas e conceituais foram pensadas pelos museus e suas exposições. |
Pré-requisito Graduação:
|
Não |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Artes
|
|
|
|