Unidade:
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Instituto de Física |
Modalidade:
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Difusão |
Tipo:
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Presencial |
Público Alvo:
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Professores da Educação Básica I (1º ao 5º ano), Professores da Educação Básica II 9 6º ao 9º ano e Ensino Médio |
Objetivo:
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Demonstrar possibilidades de uso da História da Ciência na sala de aula. Mostrar que, como construção humana a ciência pode ser pensada e discutida pelo professor e pelo estudante, diferentemente da situação em que a ciência é ensinada em termos de conceitos e leis que devem ser memorizadas, como se constituíssem dogmas científicos.
Demonstrar que a experimentação é elemento fundamental nas ciências da natureza; se ausente, transforma a ciência em dogma, situação que inibe a imaginação e a criatividade.
Fomentar no professor a postura de pesquisador que Faraday apresenta de forma muito consistente: utiliza vários experimentos para demonstrar uma mesma ideia; instila a vontade de experimentar; desenvolve a capacidade de questionar e de instigar a dúvida - será que podemos explicar outro experimento com o mesmo conceito?
Apresentar atividades que promovam o diálogo, a ação e a interação dos e entre os participantes. Orientar a elaboração de propostas de intervenção dos participantes em suas salas de aula. |
Pré-requisito Graduação:
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Não |
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Área de Conhecimento:
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Educação
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