Cursos e Atividades de Extensão

470300024 - Redes de Formação de Educadores: contribuições da psicologia escolar para discussão/análise/estudo sobre políticas públicas e práticas de escolarização

Unidade:
Instituto de Psicologia
Modalidade:
Atualização
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Educadores (professores, gestores e supervisores) vinculados à rede municipal de ensino de São Paulo. Serão oferecidas 3 vagas para educadores de cada diretoria regional de ensino do Município de São Paulo.
Objetivo:
O objetivo deste projeto de extensão é o de constituir uma modalidade específica de formação continuada para profissionais da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, de cunho colaborativo, juntamente com estudantes de Graduação e Pós-Graduação, pós-doutorandos, docentes e psicólogos vinculados à Universidade de São Paulo. Nossa proposta de extensão universitária visa a construção de um espaço institucional que subsidie a análise de práticas docentes frente aos desafios apresentados pelas políticas públicas em vigor, bem como estudar concepções de aprendizagem e desenvolvimento presentes nas mesmas e no cotidiano escolar. Para tanto, torna-se importante conhecer as práticas que os educadores desenvolvem no dia a dia e que materiais são produzidos para melhor ensinar crianças nas séries iniciais, destacando as experiências que visam superar as dificuldades vividas no processo de escolarização, dialogando com questões apresentadas pela Psicologia Escolar.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
   

Edição 15001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 06/04/2015 até 15/12/2015
Local do curso: Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP.
Vagas: 33
 
Inscrição
Presencial: de 01/04/2015 até 03/04/2015
Procedimento de inscrição: Inscrição presencial e apresentação de Curruculum e preenchimento de ficha de inscrição.
 
Conteúdos/Disciplinas Redes de Formação de Educadores: contribuições da Psicologia Escolar para discussão/análise/estudo sobre políticas públicas e práticas de escolarização.
 
Responsáveis
Coordenador: Marilene Proença Rebello de Souza
 
Critérios de seleção: Avaliação curricular e entrevista.
Critérios de aprovação: A avaliação do projeto será mediada pela produção realizada nos encontros presenciais, nos relatos sobre esses encontros, bem como por meio da produção de materiais sobre a temática estudada (artigos científicos, portfólios, ferramentas de trabalho pedagógico/escolar) a serem realizados em grupo. Frequência mínima de 85% e nota mínima de 7,0.
   
Curso Gratuito
Isenções:
   
Vagas gratuitas
 
Local de inscrição Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP.
Telefone: (11)3091-4269
Ramal:
Fax:
Contato: Kátia
Site: http://www.ip.usp.br/departamentos
E-mail:



 
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