Unidade:
|
Faculdade de Educação |
Modalidade:
|
Especialização |
Tipo:
|
à Distância |
Público Alvo:
|
Professores coordenadores da rede estadual de São Paulo |
Objetivo:
|
Oferecer aos Professores Coordenadores do Estado de São Paulo uma base de conhecimentos que lhes permita:
- Dominar os princípios, fundamentos e concepções de áreas e disciplinas da Proposta Curricular da SEESP;
- Sensibilizar-se, motivar-se e mobilizar-se para enfrentar o problema da aprendizagem insatisfatória dos alunos da escola em que atua, reconhecendo a Proposta Curricular da SEESP como uma das políticas voltadas à melhoria da qualidade das aprendizagens;
- Contextualizar e aplicar os conhecimentos que já constituiu o quadro legal e normativo que regula a educação básica, para analisar os temas relativos à qualidade do ensino e ao papel da Proposta Curricular da SEESP;
- Utilizar resultados de avaliação e outros indicadores sócio-educacionais para diagnosticar o estado da educação básica na escola onde exerce suas funções, coordenar com a equipe escolar o plano de ação e outras formas de intervenção para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos;
- Articular a equipe escolar e liderar com a direção da escola o processo de elaboração e revisão permanente do Projeto Pedagógico, considerando a Proposta Curricular, as políticas da SEESP e as especificidades da escola, conduzindo o processo de construção de consensos;
- Acompanhar o trabalho dos professores da escola na implementação da proposta, sendo capaz de diagnosticar as dificuldades e adotar as medidas cabíveis para apoiá-los no enfrentamento das mesmas;
- Conduzir e liderar o processo de formação continuada dos professores, considerando as necessidades percebidas e as apontadas por eles, tendo em vista o plano de ação, o Projeto Pedagógico e a Proposta Curricular;
- Planejar e conduzir as HTPCs como parte do processo de formação continuada dos docentes da escola e do acompanhamento da implementação da Proposta Curricular;
- Articular-se com os ATPs e com o Supervisor responsável pelo acompanhamento da escola na Diretoria para planejar ações conjuntas de coordenação e apoio pedagógico à implementação da Proposta Curricular. |
Pré-requisito Graduação:
|
Sim |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Educação
|
|
|
|