Cursos e Atividades de Extensão

480200005 - Integração da Cultura Digital no currículo escolar: Cultura midiática e computação criativa na prática

Unidade:
Faculdade de Educação
Modalidade:
Aperfeiçoamento
Tipo:
à Distância
Público Alvo:
Professores atuantes em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) da rede pública.
Objetivo:
Oferecer um curso para difusão do conhecimento que favoreça o desenvolvimento de práticas profissionais de professores da rede pública, de modo a integrar a Cultura Digital na educação em uma perspectiva da computação criativa, por meio de difusão de conhecimento, trocas de experiências, planejamento, aplicação, avaliação e registro de aulas. Objetivos específicos Espera-se que no decorrer da formação os integrantes possam: - Vivenciar a participação em uma comunidade de práticas para integração da Cultura Digital no currículo escolar; - Aprofundar os conhecimentos relacionados a Cultura Digital (cultura midiática, pensamento computacional, ética e mundo digital) vivenciando práticas da computação criativa; - Conhecer e experimentar a metodologia do Lesson Study por meio de estudo, planejamento, registro, avaliação e reflexão das aulas; - Compartilhar as experiências por meio da escrita de relatos de prática; - Desenvolver autonomia para criação e aplicação de aulas envolvendo a cultura digital.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Educação
   

Edição 21001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 03/08/2021 até 08/03/2022
Local do curso: Encontros online síncronos via Google Meet e interação assíncrona via ambiente Moodle.
Vagas: 50
 
Inscrição
On-line: de 01/06/2021 09:00 até 30/06/2021 17:00
Procedimento de inscrição: - Após realizar a inscrição no Sistema Apolo, preencher formulário disponível no link: https://forms.gle/8XhEPyKFay7xfnf48, - Anexar uma carta de intenção descrevendo os motivos pelo qual deseja participar do curso, qual a sua motivação, suas necessidades formativas e os motivos pelo qual a formação poderá ajudar na sua prática. - Anexar comprovante que atua em sala de aula e que tem vínculo com a rede pública. - Anexar comprovante de conclusão do ensino superior.
 
Conteúdos/Disciplinas Integração da Cultura Digital no currículo escolar: Cultura midiática e computação criativa na prática
 
Responsáveis
Coordenador: Agnaldo Arroio
Vice-Coordenador: Monica Appezzato Pinazza
 
Critérios de seleção: - Professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) que atuam com alunos em sala de aula regular ou de tempo integral em escolas da rede pública.
- Ter concluído o ensino superior.
- Preencher o formulário.
- Entregar uma carta de intenção para critério de seleção, caso o número de interessados seja maior que a oferta de vagas.
Critérios de aprovação: - Presença de 75% - Aplicação do projeto (ministrar aulas, observar e registrar) - Entrega do trabalho final: Relato de práticas em grupo. - Nota mínima 7,0
   
Curso Gratuito
Isenções:
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
 
Local de inscrição
Telefone: (11)3091-3574
Ramal:
Fax:
Contato: A/c de Roberta Bido de Almeida
Site: http://www.fe.usp.br
E-mail: ccexfe@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP