Unidade:
|
Faculdade de Educação |
Modalidade:
|
Atualização |
Tipo:
|
à Distância |
Público Alvo:
|
Professores das redes pública e particular de ensino.
Estudantes (com graduação) e funcionários (com graduação) da Faculdade de Educação da USP |
Objetivo:
|
Este é um curso coletivo, ministrado pelos integrantes do Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas. Tem por objetivo geral a identificação de alguns aspectos da trajetória histórica da leitura e da escrita, dos modos de ler e de escrever no mundo ocidental, bem como suas repercussões pedagógicas. Para tanto, no que toca aos objetivos específicos, os inscritos deverão: a) reconhecer o tema da leitura e da escrita como objeto de estudo; b) identificar os modelos de leitura e da escrita da Grécia e de Roma; c) distinguir as referências da leitura monástica dos procedimentos da leitura escolástica; d) reconhecer as inovações acarretadas pelo texto impresso; e) identificar o papel da Reforma e da Contrarreforma nas práticas e leitura; f) discernir o papel político da leitura Iluminista; g) identificar o lugar social ocupado pela escola nas práticas de leitura dos séculos XIX e XX; h) reconhecer os textos voltados para a formação de professores, bem como os textos de gramáticas, literatura e alfabetização como manuais escolares; i) identificar o papel da imprensa pedagógica na construção do discurso sobre a educação; j) reconhecer o impacto e a organização de um novo formato de leitura e de escrita, provocado pela internet; k) reconhecer as relações entre o movimento da leitura e a prática da escrita |
Pré-requisito Graduação:
|
Sim |
|
|
Área de Conhecimento:
|
História da Educação
|
|
|
|