Cursos e Atividades de Extensão

50300045 - Do Rascunho ao Paper: teoria e prática para desenvolvimento da escrita científica.

Unidade:
Faculdade de Medicina
Modalidade:
Atualização
Tipo:
à Distância
Público Alvo:
Estudantes de pós-graduação de diversas áreas do conhecimento (especialmente aquelas relacionadas à Saúde, Medicina e Ciências Biológicas), docentes, professores e profissionais interessados nas aplicações teóricas e na execução prática do tema.
Objetivo:
O objetivo geral é fornecer os princípios teóricos e práticos e bibliografia para que o aluno redija artigos científicos de impacto e de maneira independente. Os objetivos específicos são: - identificar os principais obstáculos que o aluno apresenta para escrever artigos científicos de qualidade. - mostrar ao aluno como enxergar artigos científicos em sua forma (estrutura) e em sua estrutura narrativa subjacente (equilíbrio informação - persuasão). - Estratégias para aprimorar a macroestrutura de um artigo: desenvolvendo a apresentação de ideias de forma coerente e concatenada. - Estratégias para aprimorar a mesoestrutura de um artigo: métodos para organização de sentenças, introdução de elementos de retórica, aprimoramento do ritmo de um artigo - Estratégias para aprimorar a microestrutura de um artigo: desenvolvimento de coesão e estilo. - Identificar erros comuns que brasileiros (língua nativa: Português) cometem ao escrever textos científicos em inglês. - Escrevendo a introdução de seu artigo: estrutura dos 4 parágrafos. Balanço entre informação / persuasão. Erros que devem ser evitados. - Escrevendo os métodos e resultados de seu artigo: estruturas comuns utilizadas na apresentação dos dados e dos resultados. Distribuindo a informação dos dados entre texto, tabelas, figuras e material suplementar. - Como elaborar tabelas e figuras de impacto. - Escrevendo a discussão e conclusão de seu artigo: estrutura do funil invertido. Discutindo seus dados em termos de limitações, validade interna e validade externa de maneira clara e objetiva. Como desenvolver uma conclusão de impacto. - Referências: como colocar referências no seu artigo de maneira correta e quais os softwares mais comuns que podem ser utilizados. Como escolher quais referências devem ser colocadas no seu artigo. Evitando plagiarismo. - Título e Sumário: estratégias para escrever títulos e sumários (abstracts) de alto impacto. - Passo-a-passo da submissão de um artigo para revista científica: preparação de material e metadados. Como escolher a revista. Como aumentar as chances de sua submissão ser encaminhada para revisão. Como responder aos revisores. - O que fazer depois que o artigo é aceito e publicado: estratégias para aumentar a visibilidade e número de citações de seu artigo. - Adaptando o processo de escrita científica de artigos para teses de pós-graduação e projetos de pesquisa visando financiamento.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Medicina
   

Edição 22002
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 15/09/2022 até 15/11/2022
Local do curso: Lembramos que este é um curso pago, no valor de matricula de 500 reais e mensalidade única de 750 reais. O curso será oferecido online / EAD. Aulas síncronas no Zoom. Aulas assíncronas (vídeos gravados) disponibilizado em plataforma própria.
Vagas: 100
 
Inscrição
On-line: de 22/06/2022 00:00 até 14/09/2022 23:59    (inscrever)
Procedimento de inscrição: 1) Inscrição pelo Sistema Apolo (etapa realizada ao receber esta mensagem). 2) Pagamento da Taxa de Matrícula no valor de 500 reais através de Pix para a Fundação Faculdade de Medicina: Chave CNPJ: 56.577.059/0001-00 - R$ 500,00 3) Comprovante deve ser enviado por e-mail por pdf (profandrebrunoni@gmail.com, assunto: Inscrição Efetuada no Curso de Escrita Científica) ou pelo número de WhatsApp internacional (por favor veja configurações) +12678929102 junto com os seguintes dados: - Nome Completo - CPF - e-mail - WhatsApp (com DDD) - CEP Residência - Endereço - Cidade / Estado 4) Após a realização destas etapas, a inscrição do aluno será efetivada.
 
Conteúdos/Disciplinas Do Rascunho ao Paper
 
Responsáveis
Coordenador: Andre Russowsky Brunoni
 
Critérios de seleção: Não há critério específico. Caso haja mais alunos do que vagas, o critério usado é quem finalizou o processo de inscrição antes.
Critérios de aprovação: Frequência Mínima de 80%. Prova Teórica de 20 questões de múltipla escolha ao final do curso, com aproveitamento mínimo de 50% (10 questões).
   
Curso Pago
Isenções: Serão oferecidas um total de 5 vagas de isenção para docentes USP e 5 vagas para servidores técnicos administrativos USP. Os candidatos deverão, ANTES DE SE MATRICULAR NO CURSO, enviar um e-mail para brunoni@usp.br solicitando a isenção de pagamento e comprovante de funcionário ativo da USP. Escrever no remetente: "Solicitação de Isenção de Pagamento para o Curso de Escrita Científica" e no campo do e-mail "Em anexo" (não há necessidade de maior detalhamento) com o pdf comprovando que é funcionário/docente da USP. Caso haja mais inscritos do que vagas, será realizado um sorteio. As inscrições serão aceitas até o dia 1 de setembro de 2022 e os resultados divulgados na semana seguinte.
   
Vagas gratuitas
10
 
Local de inscrição
Telefone: +12678929102
Ramal:
Fax:
Contato: Contato exclusivo por WhatsApp, e-mail ou site
Site: http://www.dorascunhoaopaper.com
E-mail: brunoni@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP