Cursos e Atividades de Extensão

50500008 - Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante

Unidade:
Faculdade de Medicina
Modalidade:
Residência em Área Profissional da Saúde - Modalidade Multiprofissional
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Profissionais na área da saúde graduados em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição e Educação Física.
Objetivo:
O Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante tem por objetivo especializar profissionais da área da saúde para o desenvolvimento de projetos, programas e ações focados na assistência, ensino, pesquisa e gerenciamento na perspectiva interdisciplinar e humanizada em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS) na área da saúde e reabilitação. • Instrumentalizar e desenvolver a postura crítico-analítica face ao sistema público de saúde e ao projeto ético-político institucional. • Qualificar profissionais para desenvolverem programas, projetos e ações na perspectiva interdisciplinar, com excelência nos atendimentos e na produção do conhecimento sistematizado e específico na área. • Estimular a visão crítico-analítica sobre a perspectiva intersetorial das políticas públicas, considerando conjuntura e estrutura na formação da realidade brasileira. • Desenvolver habilidades específicas para gestão e gerenciamento dos serviços de saúde em reabilitação. • Propiciar articulação entre as diferentes ações técnicas e diferentes conhecimentos teóricos e metodológicos na perspectiva do desenvolvimento da assistência qualificada e integrada.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Intervenção Terapêutica
   

Edição 12001
Número do Oferecimento 2
Período de Realização: de 01/03/2016 até 28/02/2018
Local do curso: Instituto de Medicina Física e Reabilitação-IMREA HC-FMUSP - Rua Domingo de Soto, 100 - Vila Mariana - São Paulo/SP; R. Guaicurus 540 - Lapa, São Paulo/SP R. Guaramembé 589 - Jd. Umarizal, São Paulo/SP; R. Particular , S/N° Pinheiros, São Paulo/SP
Vagas: 11
 
Inscrição
Presencial: de 15/12/2015 até 04/01/2016
Procedimento de inscrição: Preenchimento da ficha de inscrição online, pagamento da taxa de inscrição e envio dos seguintes documentos para o e-mail residenciamulti@fm.usp.br: a) Cópia do RG civil; b) Cópia do diploma de graduação, certificado de conclusão, ou declaração de que esteja cursando o bacharelado com previsão de conclusão em data anterior a 01/03/2016, conforme disposto no item 3 do Edital; c) Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição (depósito bancário, conforme exposto no item 4.6.1.1 do Edital).
 
Conteúdos/Disciplinas Sistema de Saúde no Brasil
Bioética
Diagnósticos Clínicos e Incapacidades na Reabilitação
Educação em Saúde
Gestão em Saúde
Instrumentais Validados para a Prática Clínica em Reabilitação
Intervenção da Equipe Interdisciplinar na Reabilitação
Metodologia de Pesquisa Científica
Paradigmas da Reabilitação no Brasil
Políticas Sociais no Brasil e Seguridade Social
Prática Supervisionada Aplicada na Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante
Processos de Inclusão e Exclusão Social
Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física Incapacitante: Intervenção Interdisciplinar e Particularidades das Terapias
 
Responsáveis
Coordenador Técnico: Reinaldo Ayer de Oliveira
Coordenador Técnico: Reinaldo Ayer de Oliveira
Responsável Institucional: Linamara Rizzo Battistella
Responsável Institucional: Linamara Rizzo Battistella
 
Critérios de seleção: Ser aprovado e classificado no processo seletivo, que compreende 2 fases: a primeira fase consta de uma prova objetiva, contendo questões de múltipla escolha; a segunda fase contempla entrevista, prova específica (prática - oral) e análise de currículo.
Critérios de aprovação: Apresentação de monografia ou de artigo científico com comprovação de protocolo de envio à publicação. Para aprovação e obtenção de certificado o residente deve obter nota mínima 7 (sete) no Trabalho de Conclusão da Residência, bem como cumprir 100% de frequência da carga horária prática e 85% da carga horária teórica e teórico-prática.
   
Curso Pago
Valor da inscrição: 350,00
Isenções: Avaliação socioeconômica comprovada
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
2
 
Local de inscrição Inscrição online no site: www.edudata.com.br/ccex16/ccex16_portal.asp
Telefone: (11)5180-7800
Ramal: 7800
Fax:
Contato: Ligia Cristiane da Costa Oliveira
Site: http://www.sistemas.usp.br/apolo
E-mail: ligia.costa@hc.fm.usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP