Cursos e Atividades de Extensão

50500008 - Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante

Unidade:
Faculdade de Medicina
Modalidade:
Residência em Área Profissional da Saúde - Modalidade Multiprofissional
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Profissionais na área da saúde graduados em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição e Educação Física.
Objetivo:
O Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante tem por objetivo especializar profissionais da área da saúde para o desenvolvimento de projetos, programas e ações focados na assistência, ensino, pesquisa e gerenciamento na perspectiva interdisciplinar e humanizada em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS) na área da saúde e reabilitação. • Instrumentalizar e desenvolver a postura crítico-analítica face ao sistema público de saúde e ao projeto ético-político institucional. • Qualificar profissionais para desenvolverem programas, projetos e ações na perspectiva interdisciplinar, com excelência nos atendimentos e na produção do conhecimento sistematizado e específico na área. • Estimular a visão crítico-analítica sobre a perspectiva intersetorial das políticas públicas, considerando conjuntura e estrutura na formação da realidade brasileira. • Desenvolver habilidades específicas para gestão e gerenciamento dos serviços de saúde em reabilitação. • Propiciar articulação entre as diferentes ações técnicas e diferentes conhecimentos teóricos e metodológicos na perspectiva do desenvolvimento da assistência qualificada e integrada.
Pré-requisito Graduação:
Sim
   
Área de Conhecimento:
Intervenção Terapêutica
   

Edição 17002
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 01/03/2018 até 28/02/2020
Local do curso: Instituto de Medicina Física e Reabilitação-IMREA HC-FMUSP - Rua Domingo de Soto, 100 - Vila Mariana - São Paulo/SP; R. Guaicurus 540 - Lapa, São Paulo/SP R. Guaramembé 589 - Jd. Umarizal, São Paulo/SP; R. Particular , S/N° Pinheiros, São Paulo/SP
Vagas: 11
 
Inscrição
Presencial: de 20/07/2017 até 17/08/2017 das 8:00 às 23:59
Procedimento de inscrição: As inscrições poderão ser feitas das 8h de 20 de julho às 23h59 de 17 de agosto de 2017, Hora Oficial de Brasília, exclusivamente pelo site da Fuvest (www.fuvest.br), que fornecerá as instruções necessárias. A taxa de inscrição no processo seletivo será de R$ 265,00 (duzentos e sessenta e cinco reais). A respectiva taxa deverá ser paga até 18 de agosto de 2017, por meio de boleto bancário impresso pelo candidato ao final de sua inscrição. Os candidatos deverão utilizar seu número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para se cadastrarem no site da Fuvest, na seção "Usuários", caso não o tenham feito anteriormente. Cidadãos estrangeiros não residentes no Brasil e que não possuam número de CPF deverão entrar em contato com a Fuvest pelo endereço de e-mail fuvest@fuvest.br, nomeando "RESIDÊNCIAS 2018" como "assunto-subject", até 23h59 (Hora Oficial de Brasília) de 17 de agosto de 2017, a fim de obter instruções para a inscrição.
 
Conteúdos/Disciplinas Bioética
Diagnósticos Clínicos e Incapacidades na Reabilitação
Educação em Saúde
Gestão em Saúde
Instrumentais Validados para a Prática Clínica em Reabilitação
Intervenção da Equipe Interdisciplinar na Reabilitação
Metodologia de Pesquisa Científica
Paradigmas da Reabilitação no Brasil
Políticas Sociais no Brasil e Seguridade Social
Prática Supervisionada Aplicada na Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante
Prática Supervisionada Aplicada na Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante 2
Prática Supervisionada Aplicada na Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante 3
Prática Supervisionada Aplicada na Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante 4
Processos de Inclusão e Exclusão Social
Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física Incapacitante: Intervenção Interdisciplinar e Particularidades das Terapias
Sistema de Saúde no Brasil 1
 
Responsáveis
Coordenador Técnico: Vera Lucia Rodrigues Alves
Coordenador Técnico: Vera Lucia Rodrigues Alves
Coordenador Técnico: Vera Lucia Rodrigues Alves
Responsável Institucional: Linamara Rizzo Battistella
Responsável Institucional: Linamara Rizzo Battistella
Responsável Institucional: Linamara Rizzo Battistella
 
Critérios de seleção: Ser aprovado e classificado no processo seletivo unificado da FUVEST, que compreende 2 fases: a primeira fase consta de uma prova objetiva, contendo questões de múltipla escolha; a segunda fase contempla 2 etapas, sendo a primeira etapa uma prova dissertativa e a segunda etapa a Análise Curricular presencial.
Critérios de aprovação: Apresentação de monografia ou de artigo científico com comprovação de protocolo de envio à publicação. Para aprovação e obtenção de certificado o residente deve obter nota mínima 7 (sete) no Trabalho de Conclusão da Residência, bem como cumprir 100% de frequência da carga horária prática e 85% da carga horária teórica e teórico-prática.
   
Curso Gratuito
Isenções:
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
 
Local de inscrição Pelo site: www.fuvest.br
Telefone: (11)5180-7800
Ramal: 7800
Fax:
Contato: Kátia Monteiro De Benedetto Pacheco
Site: http://www.sistemas.usp.br/apolo
E-mail: katia.pacheco@hc.fm.usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP