Cursos e Atividades de Extensão

610400018 - Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)

Unidade:
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
Modalidade:
Difusão
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Pessoas de 18 a 25 anos com ensino fundamental completo, com prioridade para nível socioeconômico baixo.
Objetivo:
Formar o auxiliar em saúde bucal em observância à lei Federal 11.890 de 8/12/2008, provendo embasamento teórico e prático para que execute as seguintes ações, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico de Saúde Bucal: I - organizar e executar atividades de higiene bucal; II - processar filme radiográfico; III - preparar o paciente para o atendimento; IV - auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares; V - manipular materiais de uso odontológico; VI - selecionar moldeiras; VII - preparar modelos em gesso; VIII - registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal; IX - executar limpeza, assepsia, desinfeção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; X - realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; XI - aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos; XII - desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários; XIII - realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal; e XIV - adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção. Art. 10. É vedado ao Auxiliar em Saúde Bucal: I - exercer a atividade de forma autônoma; II - prestar assistência, direta ou indiretamente, a paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal; III - realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados no art. 9o desta Lei; e IV - fazer propaganda de seus serviços, mesmo em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
Odontologia
   

Edição 21001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 03/03/2022 até 28/02/2023
Local do curso: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo Rua Silvio Marchione, 3-20 - Vila Universitária - Bauru - SP
Vagas: 10
 
Inscrição
On-line: de 03/01/2022 08:00 até 01/02/2022 17:00
Procedimento de inscrição: É obrigatória a leitura do Edital disponível na página do HRAC (www.hrac.usp.br) As inscrições serão realizadas pelo Sistema Apolo USP (https://uspdigital.usp.br/apolo/), das 8h de 03/01/2022 (segunda-feira) às 17h de 01/02/2022 (terça-feira). O programa de inscrição solicitará os dados necessários. 1 O candidato deverá seguir rigorosamente as instruções contidas no sistema de inscrição e neste edital. 2 O candidato deverá enviar ao e-mail saac@usp.br a seguinte documentação: a) CPF e RG; b) Comprovante de conclusão do Ensino Fundamental; c) Histórico Escolar completo do Ensino Fundamental. 2 A confirmação da inscrição será efetuada após a inscrição online e o recebimento dos documentos solicitados no item 2.1.2 pela Seção de Apoio Acadêmico do HRAC-USP. O Sistema Apolo USP enviará um e-mail de aprovação da inscrição para o endereço eletrônico (e-mail) cadastrado pelo candidato no Sistema Apolo.
 
Conteúdos/Disciplinas Anatomia
Biossegurança e ergonomia
Cariologia e flúor
Cirurgia e Psicologia
Fotografias
Higiene oral
Instrumentos e isolamento do campo
Materiais dentários
Moldagem
Radiologia
Estágio Multidisciplinar
 
Responsáveis
Coordenador: Daniela Gamba Garib Carreira
 
Critérios de seleção: A seleção será realizada em sala da Pós-Graduação do HRAC-USP e constará de duas fases.
1) A primeira fase será composta de prova teórica de conhecimentos específicos de biossegurança e pontuação do Histórico Escolar do Ensino Fundamental e terá peso 10,0 (dez) na nota final do processo seletivo.
A prova teórica de conhecimentos específicos de biossegurança será realizada em 16/02/2022, das 8h às 10h, e terá peso 5,0 (cinco) na nota da primeira fase. Não será permitida a consulta a cadernos e livros ou qualquer material eletrônico durante a realização desta prova.
A pontuação do Histórico Escolar do Ensino Fundamental será realizada pela Comissão Julgadora do processo seletivo numa e escala de 0 (zero) a 5,0 (cinco) pontos. Para a pontuação será considerada a média final do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática – isto é, a média das notas que o candidato obteve ao longo dos anos do Ensino Fundamental.
A segunda fase será composta de Avaliação Socioeconômica.
Critérios de aprovação: - Frequência mínima de 75% - Nota 7,0
   
Curso Gratuito
Isenções:
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
 
Local de inscrição
Telefone: (14)3235-8420
Ramal:
Fax:
Contato: Seção de Apoio Acadêmico
Site: http://hrac.usp.br
E-mail: saac@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP