Cursos e Atividades de Extensão

80400537 - Diálogos entre música e história: consonâncias, dissonâncias e ressonâncias nos estudos sobre música brasileira.

Unidade:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Modalidade:
Difusão
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Estudantes, professores da rede pública e privada de ensino e interessados em geral
Objetivo:
Apresentar instrumentos para o estudo da música no interior das ciências humanas, especialmente a história, abordando diversas possibilidades de diálogos interdisciplinares entre música, história e as demais áreas das ciências humanas, como a antropologia e a sociologia. Tendo como ponto de partida a música como linguagem artística que tem uma inserção cultural e social, a qual é inerente à sua forma de expressão estética, pretende-se discutir sobre o papel da música na sociedade e como esta pode ser uma fonte importante para o conhecimento histórico. Desta forma, o curso será dedicado a trabalhar perspectivas metodológicas da abordagem da música como ferramenta para o estudo da história, na compreensão e aprofundamento dos fenômenos históricos e processos sociais. Para isso, terá como foco a história da música brasileira a partir do final do século XIX e ao longo do século XX, buscando refletir sobre o processo de formação da cultura brasileira a partir do estudo da linguagem musical. Através de aulas estruturadas a partir de temáticas fundamentais no estudo da música brasileira a partir do período republicano, atingir a sensibilidade dos alunos para a importância de se abarcar para além da forma musical, atentando para a sua dimensão de obra humana, produto de uma cultura e sociedade, como prática social ligada ao seu tempo e lugar, expressão dinâmica e complexa das experiências históricas, políticas, econômicas, sociais e culturais. Ao longo das aulas, serão propostos exercícios de escuta musical, através de exemplos musicais referentes aos conteúdos trabalhados, com registros fonográficos selecionados pelos professores.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
História
   

Edição 10001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 04/10/2010 até 06/12/2010
Local do curso: Departamento de Letras Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 – São Paulo – SP
Vagas: 60
 
Inscrição
Presencial: de 20/09/2010 até 30/09/2010 das 09:00 às 16:30
Procedimento de inscrição: Inscrição online ou comparecer no período de matrícula com os seguintes documentos: RG ou RNE, CPF.
 
Conteúdos/Disciplinas Diálogos entre música e história: consonâncias, dissonâncias e ressonâncias nos estudos sobre música brasileira
 
Responsáveis
Coordenador: José Geraldo Vinci de Moraes
 
Critérios  
de seleção: Ordem de chegada.
de aprovação: frequência mínima de 85%.
   
Curso Gratuito
Isenções: O curso será gratuito.
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
0
0
0
0
0
 
Local de inscrição Prédio de Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717; sala 126.
Telefone: (11)3091-4645
Ramal:
Fax:
Contato: Serviço de Cultura e Extensão
Site: http://www.fflch.usp.br/sce
E-mail: agenda@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP