Unidade:
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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
Modalidade:
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Difusão |
Tipo:
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Presencial |
Público Alvo:
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Professores de italiano.
Pré-requisito: Atuação no ensino de italiano ou experiência mínima de 60 horas (qualquer modalidade) |
Objetivo:
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O presente curso/oficina tem como objetivo instrumentalizar os participantes no que diz respeito à concepção e execução de aulas, ou percursos didáticos, de italiano L2/LE mediado por computador, a partir da perspectiva da produção de Material Didático Virtual Livre (SOUZA, 2009, 2010, 2011) – que, por sua vez, dialoga com os conceitos de Recursos Educacionais Abertos (UNESCO, 2002; ATKINS et al, 2007) e de Objetos de Aprendizagem Virtuais (SILVA, 2011). Durante a oficina, os participantes desenvolverão propostas de atividades virtuais de ensino de italiano (L2/LE) – as quais poderão ser utilizadas em sala de aula virtual, presencial ou em contexto de Blended Learning –, a partir dos preceitos teóricos e processos de produção livres (SOUZA, 2009, 2010, 2011); de reflexões teóricas sobre o ensino de línguas estrangeiras; e da análise de recursos livres disponíveis na internet (vídeo, som, imagem, texto).
Obs: No decorrer do curso/oficina, os participantes aprenderão a instalar e utilizar o programa de autoria EXELEARNING. Trata-se de um editor de atividades virtuais (programa de autoria) por meio do qual é possível elaborar sequências de atividades interativas e com respostas automáticas - tais como: múltipla escolha; perguntas abertas; verdadeiro ou falso; etc - e publica-las em diversos formatos, como páginas HTML ou pacotes do padrão SCORM. |
Pré-requisito Graduação:
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Não |
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Área de Conhecimento:
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Ensino
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