Cursos e Atividades de Extensão

80401000 - Introdução ao universo trans* (travestilidades, transexualidades, transgeneridades...)

Unidade:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Modalidade:
Difusão
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Educadorxs, gestorxs públicos, profissionais da saúde e da segurança pública, assistentes sociais, ativistas, estudantes e interessadxs em geral.
Objetivo:
Este curso tem por objetivo propiciar, de modo dialógico e interdisciplinar, reflexões iniciais em torno de temáticas relativas ao universo trans*, expressão que engloba travestilidades, transexualidades e transgeneridades e problematiza diversas formas de vivenciar gênero e sexualidade. A proposta é abordar noções gerais que informam e produzem, de um lado, reivindicações de movimentos sociais por acesso a direitos, formulação e implantação de políticas públicas para pessoas trans e, de outro, teorias acadêmicas em diferentes áreas que têm repensado sentidos hegemônicos de sexo, gênero, sexualidade, doença e cidadania produzidos socialmente. Propõe-se, assim, dar voz e visibilidade a experiências que desafiam e enfrentam a imposição normativa e a naturalização desses sentidos. A estrutura do curso foi pensada em cinco módulos: 1 - Corpo e Diferenças, 2 - Queer; 3 - Estado, 4 - Educação e 5 - Trabalho. Trata-se de dimensões que perpassam as vivências de pessoas trans* e (re)produzem padrões que se impõem e desencadeiam efeitos em termos de produção de subjetividades e acesso a direitos. O intuito de se oferecer aulas a partir destes eixos é promover discussões concernentes a alguns dos principais aspectos da vida social cuja participação de transexuais, travestis, pessoas não-binárias, entre outrxs é conformada e limitada a partir da articulação de marcadores sociais da diferença tais quais gênero, sexualidade, raça e classe, bem como evidenciar iniciativas de resistência e empoderamento levadas a cabo por esses sujeitos. A cada módulo, serão convidadxs representantes e lideranças trans de movimentos sociais, organizações, órgãos públicos, universidades, que irão compor as aulas ao lado do corpo docente ligado a USP e da coordenação do curso.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
Antropologia Urbana
   

Edição 15001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 29/02/2016 até 30/05/2016
Local do curso: Prédio de Filosofia e Ciências Sociais Av. Prof. Luciano Gualberto, 315.
Vagas: 74
 
Inscrição
Presencial: de 22/02/2016 até 26/02/2016 das 09:00 às 16:45
Procedimento de inscrição: Comparecer ao Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH durante o período de matrícula informado e apresentar o Cartão USP e/ou RG e CPF originais. No caso de estrangeiros, apresentar o RNE original. Caso o aluno se enquadre em alguma das categorias de desconto, apresentar também os devidos comprovantes, tais como: Atestado do JupiterWeb para alunos da FFLCH; Holerite atualizado para professore da rede pública.
 
Conteúdos/Disciplinas Introdução ao universo trans* (travestilidades, transexualidades, transgeneridades...)
 
Responsáveis
Coordenador: Silvana de Souza Nascimento
 
Critérios  
de seleção: Ordem de chegada.
de aprovação: Serão aprovadxs aquelxs que tiverem presença mínima de 85% da carga horária total do curso e entregarem relatório de participação.
   
Curso Pago
Valor da inscrição: 60,00
Isenções: Sorteio.
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
2
1
2
1
1
 
Local de inscrição Prédio de Administração da FFLCH
Rua do Lago, 717; sala 126.
Telefone: (11)3091-4645
Ramal:
Fax:
Contato: Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH
Site: http://sce.fflch.usp.br/
E-mail: agenda@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP