Cursos e Atividades de Extensão

80401023 - Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: análise e observação das construções identitárias nas interações exolíngues

Unidade:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Modalidade:
Difusão
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Docentes de línguas estrangeiras em pré-serviço e em serviço.
Objetivo:
O curso objetiva abordar a formação para docentes de línguas estrangeiras em pré-serviço e em serviço. De acordo com a perspectiva de investigação da Didática de Línguas, disciplina que assume uma vocação intervencionista e praxeológica e investiga a interação pedagógica como um instrumento orientado para a formação profissional (vejam-se, dentre outros, ALARCÃO, COSTA, ARAÚJO E SÁ, 1999; ARAÚJO E SÁ; COSTA, 2000; ARAÚJO E SÁ; 2002; ARAÚJO E SÁ; ANDRADE, 2002; ALARCÃO; ARAÚJO E SÁ, 2010), o curso visa promover entre os docentes em formação capacidades, competências e atitudes que facilitem a tomada de decisões, tendo em vista a resolução de problemas resultantes da complexidade do processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Na fase inicial serão propostas para os docentes em formação atividades baseadas na observação dos atos de identidades recolhidos em um corpus anteriormente criado pela pesquisadora. Logo em seguida, pretendemos criar uma primeira experiência de hetero-observação (os professores serão convidados a observar as aulas dos colegas), utilizando-se excertos de aulas videogravadas e transcritas e focalizando-se os grandes momentos organizativos da aula de línguas, definidos com base na unidade chamada "passos pedagógico-didáticos" (ARAÚJO E SÁ; ANDRADE, 2002). Nesse momento, com excertos de aulas videogravadas e transcritas serão efetuadas atividades de hetero-observação que levem os professores a identificarem e descreverem de que forma são geridos os "atos de identidade" produzidos pelos aprendizes nas interações entre professor e aluno e entre pares e presentes nas aulas gravadas. Essa análise permitirá explicitar alguns dos invariantes que constituem as formas de trabalhar de cada professor. No decorrer da ultima etapa do curso o professor em formação, sozinho, mas apoiado em instrumentos de análise, ira visionar e transcrever excertos de aulas que ele mesmo irá identificar, procurará compreender as fundamentações das práticas e irá comentá-las à luz de uma teoria didática. Esse trabalho de reflexão metapráxica, que será comentado em seminários, levará a identificar os atos de identidades realizados pelos aprendizes em que eles manifestam maiores dificuldades, assim como aqueles em que alcançam êxitos mais significativos. Com base nos problemas diagnosticados, cada estagiário poderá propor planos de formação-intervenção personalizados, visando melhorar a qualidade das interações e proceder às inovações pedagógicas.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
Letras
   

Edição 16001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 09/09/2016 até 25/11/2016
Local do curso: Prédio de Letras Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cidade Universitária CEP 05508-010 - São Paulo - SP.
Vagas: 20
 
Inscrição
Presencial: de 29/08/2016 até 02/09/2016 das 09:00 às 16:45
Procedimento de inscrição: Comparecer no período de matrícula com: RG, CIC, carteirinha da USP (alunos, docentes e funcionários); último holerite para professores ativos da rede pública de ensino.
 
Conteúdos/Disciplinas Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: análise e observação das construções identitárias nas interações exolíngues
 
Responsáveis
Coordenador: Roberta Ferroni
 
Critérios  
de seleção: Ordem de chegada.
de aprovação: 85% de frequência
   
Curso Pago
Valor da inscrição: 250,00
Isenções: Sorteio.
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
1
1
1
1
 
Local de inscrição Prédio da Administração da FFLCH
Rua do Lago, 717 - sala 126 - Cidade Universitária -
São Paulo - SP - CEP 05508-010
Telefone: 3091-4645
Ramal:
Fax:
Contato: Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH
Site: http://www.sce.fflch.usp.br
E-mail: agenda@usp.br



 
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