Cursos e Atividades de Extensão

80401100 - 1º Summer School da FFLCH: Media and migration. The representation of migrant people in the European news and cinema

Unidade:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Modalidade:
Difusão
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Estudantes de graduação, pós-graduação, professores, funcionários e interessados em geral.
Objetivo:
Na área das ciências sociais e humanas, o tema da mídia e da migração intercepta uma série de estudos que recentemente se tornaram tão ricos e relevantes para identificar um campo de pesquisa independente e reconhecido. É um território muito interdisciplinar e estratégico. Esta é uma área interdisciplinar, porque diferentes pontos de vista (comunicação, semiótica, linguística e filosofia) fluem para este espaço e se cruzam, todos com seus próprios interesses, métodos de pesquisa e técnicas. Este é um campo estratégico, porque a representação de o povo migrante é uma questão política, implicando definições públicas (mesmo às vezes inconscientes) do Outro e das fronteiras entre nós e eles (nativos e migrantes, europeus e não europeus, brancos e coloridos, ricos e pobres, do Norte e do Sul). O seminário visa: - conscientizar os alunos sobre a relevância da mídia na construção de identidades e na criação e difusão de imagens, estereótipos e fronteiras entre as culturas; - oferecer uma visão geral das ferramentas teóricas e empíricas para analisar as estratégias para representar visualmente o Outro sobre a informação e entretenimento de mídia; - examinar línguas e estratégias narrativas adotadas pela imprensa e pelo cinema sobre a divulgação da migração, a fim de refletir sobre diferentes papéis e funções que diferentes mídias podem desempenhar na esfera pública. - promover uma discussão entre as perspectivas do "Norte" e do "Sul" do mundo; - apresentando os principais resultados das pesquisas sobre este tema feitas pelos estudiosos do Coris, o Departamento de Comunicação e Pesquisa Social da Universidade Sapienza de Roma, com uma longa tradição nesta questão.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
Sociologia
   

Edição 17001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 15/01/2018 até 18/01/2018
Local do curso: Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cid. Universitária - Butantã - São Paulo/SP. SALA: A DEFINIR.
Vagas: 50
 
Inscrição
On-Line: de 21/12/2017 09:00 até 04/01/2018 23:59
Presencial: de 22/11/2017 até 22/12/2017
Procedimento de inscrição: Presencial. Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)
 
Conteúdos/Disciplinas 1º Summer School da FFLCH: Media and migration. The representation of migrant people in the European news and cinema
 
Responsáveis
Coordenador: Ana Paula Belém Hey
 
Critérios  
de seleção: Ordem de chegada.
de aprovação: Mínimo de 85% de frequência obrigatório.
   
Curso Pago
Isenções: Sorteio. Haverá um link para inscrição das vagas gratuitas no site (http://sce.fflch.usp.br), bem como o resultado do sorteio no dia de início das matrículas.
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
2
3
 
Local de inscrição Rua do Lago, 717 - sala 126 - Cidade Universitária - CEP: 05508-080 - São Paulo - SP - Brasil
Telefone: 11 3091-4645
Ramal:
Fax:
Contato: Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH
Site: http://sce.fflch.usp.br
E-mail: agenda@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP