Cursos e Atividades de Extensão

80401101 - 1º Summer School da FFLCH: A política externa do Governo Lula: soft power, hard power e smart power

Unidade:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Modalidade:
Difusão
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Estudantes de graduação, pós-graduação, professores, funcionários e interessados em geral.
Objetivo:
Esse curso enfocará as políticas inovadoras externas e de defesa do Governo Lula, mostrando como foram desenvolvidas várias iniciativas durante aquele Governo, com investimentos em políticas muito variadas, sem desprezar as relações tradicionais [introdução, aula 1]. Depois atenção será dada à diplomacia da saúde, implementada sobretudo na África, uma forma de soft power. Dentro dessa categoria, o Brasil também investiu em educação e cultura em países africanos de língua portuguesa [aula 2]. Passou pelo desenvolvimento das relações com países emergentes, em particular os BRIC(S), uma forma de smart power Essa cooperação entre BRICS estava transformando as relações de poder no mundo [aula 3]. Elaborou uma política de defesa, que praticamente não existia no Brasil, uma forma de hard e smart power [aula 4]. A Estratégia Nacional de Defesa (2008) trata não somente da reorganização das Forças Armadas, mas também da indústria da defesa e isso tem implicações para as relações com outros países. Na França foram adquiridos submarinos com transferência de tecnologia, na Suécia, caças, igualmente com transferência de tecnologia. O Brasil também intensivou suas relações com países africanos, em particular aqueles lindeiros do Atlântico. A criação da Amazônia Azul em 2004 e o estabelecimento do Conselho de Defesa Sul-Americano em 2008 foram outras políticas inovadoras com um grande impacto. Os vários assuntos serão estudados em um contexto histórico e com o fio condutor dos conceitos de Joseph Nye: soft power, hard power e smart power.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
Política Externa do Brasil
   

Edição 17001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 29/01/2018 até 01/02/2018
Local do curso: Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cid. Universitária - Butantã - São Paulo/SP. SALA A DEFINIR.
Vagas: 50
 
Inscrição
On-Line: de 21/12/2017 09:00 até 04/01/2018 23:59
Procedimento de inscrição: Presencial Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)
 
Conteúdos/Disciplinas 1º Summer School da FFLCH: A política externa do Governo Lula: soft power, hard power e smart power
 
Responsáveis
Coordenador: Ana Paula Belém Hey
 
Critérios  
de seleção: Ordem de inscrição.
de aprovação: Mínimo de 85% de frequência obrigatório.
   
Curso Pago
Valor da inscrição: 400,00
Isenções: Sorteio. Haverá um link para inscrição das vagas gratuitas no site (http://sce.fflch.usp.br), bem como o resultado do sorteio no dia de início das matrículas.
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
4
1
 
Local de inscrição
Telefone: 11 3091-4645
Ramal:
Fax:
Contato: Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH
Site: http://sce.fflch.usp.br/
E-mail: agenda@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP