Cursos e Atividades de Extensão

80401110 - 1º Summer School da FFLCH: Empresas y trabajadores en dictadura. Transformaciones productivas y violaciones a los derechos humanos. Aportes desde el Caso argentino.

Unidade:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Modalidade:
Difusão
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Estudantes de graduação, pós-graduação, professores, funcionários e interessados em geral.
Objetivo:
Num contexto de diversificação e aprofundamento da produção sobre a história das últimas décadas na América Latina. América Latina, este curso curto visa contribuir para um Estudo interdisciplinar que relaciona os campos de estudo geralmente vistos de forma separada: trajetórias trabalhistas e sindicais, estratégias empreendedorismo, transformação econômica e produtiva, e para os direitos humanos em contextos ditatoriais. A partir da leitura e discussão de investigações sobre o caso na Argentina, que mostrou comparativamente muito na análise articulada destas áreas temáticas (em relacionamento com o desenvolvimento do processo de memória, verdade e justiça de nas últimas décadas), tentaremos estabelecer linhas de diálogo com algumas contribuições recentes ligadas à história do Brasil. É proposto, desta forma, fortalecer o progresso em direção a perspectivas regionais sobre temática e a consolidação de novas redes de pesquisa na Latino-americano Estamos comprometidos com uma abordagem interdisciplinar, tendo em conta as contribuições da história econômica e social, história do trabalho e dos trabalhadores, bem como elementos do debate Direito internacional em matéria de direitos humanos e de negócios. Finalmente, do nosso trabalho como pesquisadores na área, também tentaremos abordar uma série de questões e debates com respeito à metodologia e fontes para o estudo e à análise desses campos da história recente. Este curso propõe a leitura e discussão de pesquisas, muitas das quais muito recentes, em ditaduras, transformações econômicas e militância social, trabalhista e sindical na década de 1970, bem como aspectos de políticas repressivas contra para o caso argentino e para o brasileiro. Nesse contexto, tente localizar os pontos de contato e as diferenças, com o objetivo de contribuir para a reconstrução de um mapa expandido do ativismo laboral, transformações macroeconômicas, produtivo e social, em diálogo com mudanças políticas, bem como em políticas repressivas e seus impactos. Partindo de uma reflexão teórica, conceitual, metodologias e relacionamentos com arquivos e fontes, é proposto conexões entre campos que permitem articular dimensões políticas, condições sociais e econômicas. O curso terá uma dinâmica fortemente orientada para uma troca que permita a reflexões e experiências de processos de pesquisa em andamento sobre ambos os casos, combinados com uma análise crítica das investigações e se aproxima.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
História
   

Edição 17001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 22/01/2018 até 24/01/2018
Local do curso: Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cid. Universitária - Butantã - São Paulo/SP. SALA A DEFINIR.
Vagas: 50
 
Inscrição
On-Line: de 21/12/2017 09:00 até 04/01/2018 23:59
Presencial: de 22/11/2017 até 20/12/2017 das 09:00 às 17:00
Procedimento de inscrição: Presencial Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)
 
Conteúdos/Disciplinas 1º Summer School da FFLCH: Empresas y trabajadores en dictadura. Transformaciones productivas y violaciones a los derechos humanos. Aportes desde el Caso argentino.”
 
Responsáveis
Coordenador: Gildo Magalhães dos Santos Filho
 
Critérios  
de seleção: Ordem de inscrição.
de aprovação: Mínimo de 85% de frequência obrigatório.
   
Curso Pago
Valor da inscrição: 400,00
Isenções: Sorteio. Haverá um link para inscrição das vagas gratuitas no site (http://sce.fflch.usp.br), bem como o resultado do sorteio no dia de início das matrículas.
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
2
3
 
Local de inscrição Rua do Lago 717, Cidade Universitária - Butantã/SP - sala 126
Telefone: 11 3091-4645
Ramal:
Fax:
Contato: Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH
Site: http://sce.fflch.usp.br/
E-mail: agenda@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP