Cursos e Atividades de Extensão

80401112 - 1º Summer School da FFLCH: Schelling's Critique of Hegel

Unidade:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Modalidade:
Difusão
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Estudantes de graduação, pós-graduação, professores, funcionários e interessados em geral.
Objetivo:
F. W. Schelling (1775-1854) é um dos principais filósofos de Idealismo alemão. Na década de 1790, ele participou do seminário em Tübingen, onde foi amigo de Hegel e do poeta Hölderlin. Ele ganhou um professor em Jena aos 25 anos, e nos primeiros anos da século XIX, ele colaborou com Hegel em Jena. No entanto, Hegel criticou a "filosofia da identidade" de Schelling, no "Prefácio" para a Fenomenologia do Espírito (1807), e os dois pensadores se distanciaram. Na fase final de seu pensamento Schelling, em troca, desenvolveu uma poderosa crítica de Hegel. As palestras que ele proferiu chegando à Universidade de Berlim, em 1841-42, exerceram uma efeito profundo sobre a filosofia subsequente. Marx, Kierkegaard, Rosenzweig, Heidegger e Adorno estão entre as principais figuras que foram influenciadas por ele. Este curso consistirá em quatro sessões: Sessão 1: FILOSOFIA NEGATIVA E POSITIVA Hegel argumenta que sua lógica especulativa pode definir as fundamentais estruturas de ser. Para Schelling, no entanto, uma ciência racional a priori é apenas "filosofia negativa". Enquanto executa uma tarefa necessária em fornecendo um sistema de categorias, não pode capturar a verdade do ser humano liberdade e o verdadeiro acontecimento da história. Esta tarefa cai sobre o que Schelling chama "filosofia positiva". Sessão 2: FILOSOFIA E RELIGIÃO Hegel acha que a consciência religiosa depende da "representação" pensando (vorstellendes Denken), e que esse pensamento produz contradições que só podem ser resolvidas por uma filosofia, discurso conceitual. Em contrapartida, Schelling considera a linguagem religiosa como uma tentativa de articular uma divulgação ou revelação (essencialmente, a revelação da liberdade) que resiste à articulação conceitual completa. Na sua opinião, a razão deve tentar dar sentido a uma revelação primordial, mas a revelação não pode ser reduzida ao motivo. Então Schelling é um precursor de todas essas concepções na filosofia do século XX, de O Ser de Heidegger ao "rosto" em Levinas, que gira em torno de uma divulgação que não pode ser controlada ou iniciada pelo racional sujeito. Sessão 3: FILOSOFIA E HISTÓRIA Embora haja muitos debates sobre o que o "fim da história" pode significa para Hegel, é indiscutível que Hegel tem pouca filosofia interesse no futuro. Em contrapartida, Schelling - em sua "filosofia positiva" - constrói uma narrativa sobre o desenvolvimento da consciência humana que é prático e para o futuro. Compreensão filosófica aponta para uma reconciliação utópica que ainda está por acontecer. Sessão 4: A INFLUÊNCIA DO HEGEL-CRITIQUE DE SCHELLING Nesta sessão final examinaremos a influência da crítica de Schelling de Hegel em pensadores posteriores, prestando especial atenção ao Marx materialismo histórico e a Dialética negativa de Adorno.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
Filosofia
   

Edição 17001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 08/01/2018 até 11/01/2018
Local do curso: Prédio de Letras - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cid. Universitária - Butantã - São Paulo/SP.
Vagas: 32
 
Inscrição
On-Line: de 21/12/2017 09:00 até 04/01/2018 23:59
Presencial: de 22/11/2017 até 20/12/2017 das 09:00 às 17:00
Procedimento de inscrição: Comparecer, no período de matrícula, com os seguintes documentos: RG e/com CPF e carteirinha USP.
 
Conteúdos/Disciplinas 1º Summer School da FFLCH: Schelling's Critique of Hegel
 
Responsáveis
Coordenador: Vladimir Pinheiro Safatle
 
Critérios  
de seleção: Ordem de chegada.
de aprovação: Frequência mínima de 85%.
   
Curso Pago
Isenções: Haverá um link para inscrição das vagas gratuitas no site (http://sce.fflch.usp.br), bem como o resultado do sorteio no dia de início das matrículas.
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
2
1
 
Local de inscrição Rua do Lago 717, sala 126
Telefone: (11)3091-4645
Ramal:
Fax:
Contato: Serviço de Cultura e Extensão - FFLCH
Site: http://sce.fflch.usp.br
E-mail: agenda@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP