Cursos e Atividades de Extensão

80401184 - Introdução à História Indígena: Andes Centrais, Mesoamérica e Terras Baixas da América do Sul

Unidade:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Modalidade:
Difusão
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Educadores, professores, estudantes, pesquisadores e interessados em geral.
Objetivo:
O objetivo central do curso é apresentar e revisitar temas que conformam partes fundamentais do entendimento que professores, estudantes e interessados em geral possuem sobre as populações indígenas de três grandes regiões do continente americano: os Andes Centrais, a Mesoamérica e as Terras Baixas da América do Sul. Entre tais temas, estão a organização sociopolítica dos povos indígenas, os saberes indígenas e os processos de colonização da América. Para realizar esse propósito, revisitaremos esses temas clássicos à luz de pesquisas que, nas últimas quatro décadas, têm acionado a Arqueologia, a Antropologia e a História para mostrar que os processos ocorridos em nosso continente na época pré-hispânica, colonial ou posterior não se configuraram apenas como perdas ou desgastes sociais e culturais para as populações e tradições indígenas e que também, após 1492, não foram dirigidos exclusivamente por agentes históricos de matriz europeia, frente aos quais as populações ameríndias teriam apenas sucumbido, reagido ou colaborado incondicionalmente. Tais pesquisas são parte de uma área de estudos interdisciplinar que tem sido chamada de (Nova) História Indígena, responsável por dar mais visibilidade e inteligibilidade às atuações e percepções históricas dos ameríndios. Esse esforço acadêmico tem, cada vez mais, encontrado e dialogado com uma outra vigorosa fonte de renovação do olhar dos não índios sobre os índios: histórias, saberes, e explicações de mundo produzidas pelos próprios indígenas sobre a sua história e sobre a história dos não índios, que buscamos contemplar neste curso por meio da participação de indígenas Guarani, Guarani-Terena, Mayuruna e Xukuru-Tupinambá.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
História
   

Edição 18001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 25/08/2018 até 01/12/2018
Local do curso: Prédio da Geografia e História, Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Butantã, São Paulo - SP - Sala de Vídeo da História
Vagas: 77
 
Inscrição
Presencial: de 30/07/2018 até 06/08/2018
Procedimento de inscrição: Ver procedimento aqui: http://sce.fflch.usp.br/node/2757
 
Conteúdos/Disciplinas Introdução à História Indígena: Andes Centrais, Mesoamérica e Terras Baixas da América do Sul
 
Responsáveis
Coordenador: Eduardo Natalino dos Santos
Vice-Coordenador: Pedro Paulo Salles
 
Critérios  
de seleção: Ordem de chegada na inscrição, com reserva de um terço das vagas (17 vagas) para professores de escolas públicas. Caso as vagas reservadas para professores de escola pública não sejam preenchidas, elas poderão ser ocupadas pelos outros inscritos, seguindo o mesmo critério (ordem de chegada na inscrição).
de aprovação: Mínimo de 75% de frequência obrigatória.
   
Curso Gratuito
Isenções:
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
 
Local de inscrição Rua do Lago, 717 - sala 126 - Cidade Universitária - CEP: 05508-080 - São Paulo - SP
Telefone: 11 3091-4645
Ramal:
Fax:
Contato: Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH
Site: http://sce.fflch.usp.br/
E-mail: agenda@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP