Cursos e Atividades de Extensão

80401413 - Cursos de Verão da FFLCH - Racializar a literatura portuguesa: (re)construções das identidades negras e brancas

Unidade:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Modalidade:
Difusão
Tipo:
Presencial
Público Alvo:
Interessados em geral
Objetivo:
Temos flagrado cada vez mais um interesse na produção crítica das literaturas contemporâneas de língua portuguesa, em especial, aquelas endereçadas ao território português. Ao mesmo tempo, no Brasil, assistimos a um cenário positivo de visibilidade das autorias negras, tanto na poesia quanto na prosa, em variados gêneros e temáticas, que tem conquistado espaço em festivais, livrarias e currículos acadêmicos. A intelectualidade negra brasileira, desde meados do século XX, contribui para os debates étnico-raciais que interessam não somente à crítica da formação da identidade nacional, mas também ao contexto geral global das intersecções teóricas das discussões caras aos estudos culturais e pós-coloniais. Cruzando estes dois caminhos, e se levando em conta o cenário recente de Portugal, emerge a necessidade de, nas palavras de Eduardo Lourenço, prestarmos conta da "aventura colonizadora" que sustentou o imaginário português. Embora tenha sido proferida em contexto logo imediato ao fim do Salazarismo, a premissa do debate levantada pelo filósofo português é ainda urgente: o ajuste com a identidade colonizadora lusitana deve passar pelas questões raciais. Pensando nisso, buscamos, neste curso, apresentar produções artísticas, em especial, literárias, que destacam a contribuição formal e temática para este tema. Mobilizaremos os referenciais teóricos dos estudos étnico-raciais, como também dos estudos críticos da branquitude, a fim de entendermos as novas relações em jogo no cenário contemporâneo português. Também incluiremos as contribuições dos estudos acerca da memória e pós-memória que marcam tais manifestações.
Pré-requisito Graduação:
Não
   
Área de Conhecimento:
Letras
   

Edição 19001
Número do Oferecimento 1
Período de Realização: de 04/02/2020 até 06/02/2020
Local do curso: Prédio de Letras, sala a definir - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cid. Universitária - Butantã - São Paulo/SP.
Vagas: 30
 
Inscrição
On-Line: de 21/01/2020 09:00 até 31/01/2020 23:59
Procedimento de inscrição: Online pelo sistema Apolo.
 
Conteúdos/Disciplinas Racializar a literatura portuguesa: (re)construções das identidades negras e brancas
 
Responsáveis
Coordenador: Aparecida de Fatima Bueno
 
Critérios  
de seleção: Ordem de inscrição.
de aprovação: Mínimo de 75% de frequência.
   
Curso Gratuito
Isenções:
   
Vagas gratuitas  
Alunos
Docentes
Funcionários
Melhor idade
Outros
 
Local de inscrição
Telefone: 11 3091-4645
Ramal:
Fax:
Contato: Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH
Site: http://sce.fflch.usp.br/
E-mail: agenda@usp.br



 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP