Unidade:
|
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
Modalidade:
|
Difusão |
Tipo:
|
à Distância |
Público Alvo:
|
Interessados em geral. |
Objetivo:
|
Em diferentes campos de concentração e guetos, durante a Segunda Guerra Mundial, atividades pedagógicas e culturais foram fomentadas e instituídas pela comunidade judaica, assim como no Orfanato de Janusz Korczak. Nesses espaços de exclusão, as crianças judias, assim como suas famílias, não tinham seus direitos assegurados. À priori, leis raciais que as "marcavam" como seres inferiores, condenadas ao extermínio. No entanto, embora pressionadas pelas circunstâncias históricas, elas e um grupo de educadores reagiram: vivenciaram um projeto pedagógico dedicado à construção de uma
vida com dignidade e respeito ao Outro. Apesar da fome, do frio, do medo e das inúmeras doenças que assolaram esses locais da morte, crianças e adolescentes foram orientados por educadores e cuidadores que tinham como objetivo prover um ambiente saudável para os jovens, instruí-los, mantê-los ocupados e emocionalmente seguros. Esse trabalho também objetivava dar esperança às crianças. Dessa forma, o presente curso de extensão
(modalidade online) objetiva trazer à luz as diferentes iniciativas culturais, artísticas e pedagógicas desenvolvidas no Gueto de Varsóvia, no campo de Terezín (República Tcheca) e em Auschwitz, a fim de promover uma discussão sobre a importância da arte e da educação como ferramentas de resistência e enfrentamento da realidade em situações-limite. |
Pré-requisito Graduação:
|
Não |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Letras
|
|
|
|