Unidade:
|
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
Modalidade:
|
Difusão |
Tipo:
|
à Distância |
Público Alvo:
|
Interessados em geral. |
Objetivo:
|
O curso buscará reconstruir as transformações e efeitos do ideal grego de beleza no
pensamento alemão na passagem entre os séculos XVIII e XIX, em quatro momentos
fundamentais. Primeiro, sua redescoberta por Winckelmann, em suas Reflexões sobre a
imitação das obras gregas (1755), obra que contém in nuce o programa e a problemática que
determinará os desdobramentos posteriores, especialmente uma tensão estruturante entre a
historicidade da arte, seu enraizamento numa coletividade humana historicamente situada, e
uma tendência normativa, que toma a arte grega arcaica e clássica como paradigma da
perfeição na criação artística. Em seguida, veremos como Herder se coloca no horizonte
aberto por Winckelmann, mobilizando suas ideias de uma maneira própria, especialmente a
partir de seu ensaio dedicado a Shakespeare (1773), no qual ele, ao debater-se com o
Classicismo francês, radicaliza a historicidade da criação artística, rejeitando o imperativo
de imitação dos gregos. Além do mais, sua perspectiva é marcada pela ênfase na temática da
origem e da originalidade, bem como por uma visão renovada da relação entre criação
artística e natureza. Em terceiro lugar, veremos como essa problemática é assumida pelo
Romantismo de Jena, a partir de dois momentos da produção de Friedrich Schlegel nos anos
90, o Sobre o estudo da poesia grega (1797) e os fragmentos da revista Ateneu (1798). O
foco será a maneira como Schlegel articula a compreensão da arte grega como um zênite
com uma abertura às produções artísticas do conjunto dos povos ao longo da história, a
partir de um ponto de vista enriquecido com as conquistas especulativas do idealismo pós-
kantiano - numa solução tal que implicará o deslocamento de seu helenismo manifesto no
primeiro trabalho para a posição romântica dos fragmentos. Por fim, examinaremos o papel
do ideal grego de beleza nos Cursos de estética (1819-1829) de Hegel, nos quais a
problemática atinge o ápice de sua sistematização, sendo inscrita na perspectiva de uma
filosofia do espírito de escopo totalizante. |
Pré-requisito Graduação:
|
Não |
|
|
Área de Conhecimento:
|
Filosofia
|
|
|
|